Vote Em Nós

sexta-feira, 27 de março de 2009

Papa distorce fatos sobre preservativos, diz revista médica

LONDRES (Reuters) - A respeitada revista médica Lancet acusou na sexta-feira o papa Bento 16 de distorcer evidências científicas a fim de promover a doutrina católica, ao declarar que os preservativos aumentam a difusão da AIDS.


Em editorial intitulado "Redenção para o papa?", a publicação britânica pediu ao papa que se retrate de comentários feitos na semana passada, e disse que qualquer coisa aquém disso será um imenso desserviço ao público e aos ativistas que lutam conta a doença.


"Quando qualquer pessoa influente, seja um líder religioso ou político, faz uma falsa declaração científica que pode ser devastadora para a saúde de milhões de pessoas, ela deve se retratar ou corrigir os registros públicos", disse o editorial.




"Ao dizer que os preservativos exacerbam o problema do HIV/AIDS, o papa distorceu publicamente evidências científicas para promover a doutrina católica nessa questão."


Durante a sua primeira visita à África, o papa disse a jornalistas que a AIDS é um problema que "não pode ser superado pela distribuição de preservativos: pelo contrário, eles ampliam (a epidemia)."
A declaração provocou inúmeras críticas de autoridades sanitárias, ativistas e políticos, para os quais a declaração foi irrealista, não-científica e perigosa.


A Igreja prega que a fidelidade dentro do casamento heterossexual e a abstinência são as melhores formas de conter a AIDS. O Vaticano afirma também que os preservativos podem induzir a comportamentos de risco.


Especialistas afirmam, no entanto não haver evidências científicas de que os usos de preservativos estimulem as pessoas a assumirem mais riscos sexuais, e que na verdade os estudos comprovam que os preservativos reduzem o risco de contrair o vírus HIV.


Há cerca de 33 milhões de portadores do vírus no mundo todo, a maioria na África subsaariana. Não há cura para a doença, que já matou 25 milhões de pessoas em menos de três décadas.


(Reportagem de Michael Kahn)


quarta-feira, 25 de março de 2009

O QUE É HOMOFOBIA?

Definição de Homofobia: A homofobia (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo")



Homofobia caracteriza o medo e o resultante desprezo pelos homossexuais que alguns indivíduos sentem. Para muitas pessoas é fruto do medo de elas próprias serem homossexuais ou de que os outros pensem que o são. O termo é usado para descrever uma repulsa face às relações afectivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo, um ódio generalizado aos homossexuais e todos os aspectos do preconceito heterossexista e da discriminação anti-homossexual.


NANY PEOPLE Atriz, Humorista,
Apresentadora de shows, eventos performáticos.
O que é o heterossexismo?



O termo "heterossexismo" não é familiar para muitos porque é

relativamente recente. Só há relativamente pouco tempo é que tem sido utilizado, juntamente com "sexismo" e "racismo", para nomear uma opressão paralela, que suprime os direitos das lésbicas, gays e bissexuais.




Heterossexismo descreve uma atitude mental que primeiro categoriza para depois injustamente etiquetar como inferior todo um conjunto de cidadãos. Numa sociedade heterossexista, a heterossexualidade é tida como normal e todas as pessoas são consideradas heterossexuais, salvo prova em contrário. A heterossexualidade é tida como "natural", quer em termos de estar próxima do comportamento animal, quer em termos de ser algo inato, instintivo e que não necessita de ser ensinado ou aprendido.




Quando seres humanos dizem que algo é "natural", em oposição a um comportamento "adquirido" através de um processo de aprendizagem, geralmente querem dizer que não é possível desafiá-lo nem mudá-lo e que seria até mesmo perigoso tentar fazê-lo. No passado, dominava a ideia de que os homens eram "naturalmente" melhores nas ciências e no desporto e líderes natos, mas as mulheres tiveram a oportunidade de desafiar estas ideias e de mostrar o homem e a mulher numa perspectiva completamente diferente.



Este desafio foi facilmente perpetuado assim que se começou a evidenciar que os homens são empurrados para posições de vantagem por uma sociedade que está estruturada para os beneficiar, um processo (a opressão das mulheres) mais tarde denominado de sexismo. Do mesmo modo, tem-se tornado evidente que a heterossexualidade, tal como a dita superioridade masculina, é tão natural, como adquirida. O facto de a maioria dos homens e mulheres a escolherem como a sua forma preferida de sexualidade tem por vezes mais a ver com persuasão, coerção e a ameaça de ostracização do que com a sua superioridade como forma de sexualidade.



O heterossexismo está institucionalizado nas nossas leis, orgãos de comunicação social, religiões e línguas. Tentativas de impôr a heterossexualidade como superior ou como única forma de sexualidade são uma violação dos direitos humanos, tal como o racismo e o sexismo, e devem ser desafiadas com igual determinação.



Mais informações clicando em http://www.rea.pt/homofobia.html

terça-feira, 24 de março de 2009

29 de janeiro marca Dia da Visibilidade Trans na Bahia

















Lorivete, “é preciso resgatar a dignidade das travestis”









29 de janeiro marca Dia da Visibilidade Trans na Bahia


Quinta-feira, 29 de janeiro de 2009. Salvador acorda mais colorida. Uma lona de quatro metros foi estendida na frente do Elevador Lacerda. A cidade foi invadida por exposições fotográficas onde as travestis eram o foco.


A Articulação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA junto com a Associação de Travestis de Salvador – ATRAS, escolheram um dos cartões postais da capital baiana para fazer uma manifestação que, a exemplo das Paradas do Orgulho Gay, busca pacificamente interagir com a sociedade baiana, exigindo o respeito e cumprimento de direitos que lhes são conferidos constitucionalmente.

“Buscando respeito e reivindicando direitos iguais é que travestis e transexuais sairão às ruas nesse dia 29 de janeiro de 2009 para mostrar também que é possível viver numa sociedade justa e igualitária e num mundo mais respeitoso e digno”. Desta forma inicia-se o ofício encaminhado nacionalmente pela diretoria da ANTRA.

Por quê 29 de janeiro?

Essa data nasceu em janeiro de 2004 por conta do lançamento da Campanha Nacional: “Travesti e Respeito. Já está na hora dos dois serem vistos juntos: em casa, na boate, na escola, no trabalho, na vida”. Naquele dia 29 Trans adentraram o congresso nacional em Brasília para lançar nacionalmente essa campanha. A partir daí as 52 organizações afiliadas da ANTRA foram orientadas a sair às ruas nesse dia em todo o Brasil para mostrar as suas caras e consequentemente reivindicar, comemorar e cobrar.



Vale destacar que a iniciativa dessa campanha veio do movimento nacional de Trans e foi abraçada pelo Programa Nacional de DST/Aids, o maior parceiro e incentivador do movimento.




A entidade pioneira a promover a campanha foi o Grupo Identidade de Campinas. As instituições ainda estão se incorporando nessas atividades, mas já conta-se com uma grande mobilização nacional. Em 2009 aconteceram ações em todos os estados, que contaram com apoio de parceiros governamentais e não governamentais.

Em 2008 a ANTRA foi recebida em audiência na cidade de Brasília pelo ministro da saúde José Gomes Temporão, onde foi entregue um documento com várias reivindicações desse movimento. Para esse ano a ANTRA em parceria com a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transgêneros - ABGLT está iniciando uma campanha nacional para solicitar às Secretarias de Educação a criação de portarias que aceitem as travestis e transexuais usando os nomes sociais no âmbito e convívio escolar, iniciativa já adotada pioneiramente pelo estado do Pará.

Os estados de Minas Gerais, Paraná e Piauí estão em fase de ajustes para a criação dessa portaria e alguns outros municípios também estão trabalhando já para essa iniciativa.
Além dessa campanha que ilustrará o dia Nacional da Visibilidade de Travestis, foram organizadas pelas associações diversas atividades como: pit stop, manifestações em parques, exposições, mostra de vídeos, paralisações em esquinas e ruas com mostra e distribuição de materiais informativos e educativos, audiências com gestores públicos, seminários.

Este é um dia que objetiva dar visibilidade às travestis, mas que deve contar com a participação e o compromisso de toda a sociedade baiana.
Travesti faz reivindicação na Câmara de Cruz das Almas

Em celebração ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado nacionalmente em 29 de janeiro, uma travesti subiu pela primeira vez ao púpito da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, a 150 km da capital.


“Lorivete, negra e desempregada” como se definiu, usou os cinco minutos da Tribuna Livre dispensados à sociedade civil nas sessões ordinárias da Câmara. Apesar do pouco tempo de que dispunha, a travesti, que é membro da associação LGBT local, o Grupo LGBT OMNI, expôs o que era o Dia da Visibilidade Trans, agradeceu a parceria que a Câmara tem feito com a associação e cobrou o que vem sendo mote das campanhas e paradas do orgulho gay em todo o país: respeito à diversidade.



segunda-feira, 23 de março de 2009

Karrank e sua gente inaugura espaço do ABSINTO GRILL com muito forró











No dia 12 de março o espaço interno do Absinto Grill na cidade universitária de Cruz das almas, teve muito forró como já é de praxe. E toda quinta Acontece o show da banda que é feio mas está bonito.

domingo, 22 de março de 2009

Em Maragojipe sede do Pólo Naval descanso e avanços do movimento LGBT




























































No passeio de barco na cidade de Maragojipe, sede do Pólo Naval, convidadas pelo prefeito Silvio Ataliba para o passeio, além de descobrirmos que Silvio Ataliba é um homem de hábitos simples e costumeiros. Sentimos a deliciosa paz e tranquilidade que o interior nos remete.








Aproveitamos grande parte do tempo para relaxar, mas pusemos mãos a obra para trabalho, que foi o que também nod levou lá e reafirmar o compromisso e apoio de Silvio para a II PARADA DA DIVERSIDADE DE CRUZ DAS ALMAS com a inclusão da sociedade civil

organizada e o movimento LGBT de Maragojipe. Compromisso esse que Silvio Ataliba reafirmou sem pestanejar.









terça-feira, 17 de março de 2009

Lula lamenta morte de Clodovil









O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que Clodovil "ficou conhecido pela maneira direta de se expressar e pelas ideias polêmicas, especialmente em seus programas de televisão"

segunda-feira, 16 de março de 2009

Diretoria do Grupo LGBT OMNI em ação para preservação à vida!











O Grupo LGBT OMNI de Cruz das Almas. Bahia, idealizador e realizador da I PARADA DA DIVERSIDADE de CRUZ DAS ALMAS, em ação de combate as DSTs/AIDS na entrega de preservativos fornecidos pela DIRES de Cruz, aproveitou o momento de encontro com o Prefeito de Cachoeira: TATO e a Primeira Dama: RITA(foto) e solicitou apoio logistico e financeiro para o movimento LGBT no Recôncavo. A presidente do grupo OMNI: LYZ tirou fotos com ambos na entrega das camisinhas, onde se comprometeram apoiar na campanha contra Homofobia.


Na oportunidade da entrevista ao cantor Tatau ex Araketu(foto) Lyz o convidou para PADRINHO DE HONRA onde Tatau disse sentir-se realmente muito honrado e deu por parte dele uma positiva a essa solicitação. Agora precisamos manter contato com a produção que se mostrou sensivel e a favor da causa.


No dia anterior o humorista SHAOLIN(foto) apresentou-se em Cruz das Almas no mesmo palco de onde saiu a primeira eleição para rainha e princesas da I PARADA DA DIVERSIDADE, todas travestis como de costume nesses eventos. Shaolin disse ser contra homofobia e por esse motivo o convidamos para NOSSO GAROTO PROPAGANDA ao que ele aceitou de imediato. O nosso slogan pretende ter as imagens de Shaolin atrelada a uma frase dita por ele mesmo: HOMOFOBIA NÃO TEM GRAÇA!




Débora Valadares vice-presidente, fez entrega de preservativos aos traseuntes da festa de aniversário de
Cachoeira.Bahia.






Agora vamos a luta para conseguir amarrar esses apoios. Estamos e continuamos na luta contra HOMOFOBIA! QUE NÃO TEM GRAÇA! Além de agendarmos vários apoios para aprovação do PLC 122/06 que criminaliza homofobia.

sexta-feira, 13 de março de 2009

PATRICK SWAYZE luta contra um cancer



Patrick Swayze assusta ao aparecer muito magro


O conhecidissimo PATRICK SWAYZE que apaixonou muita gente ao som da música SHE LIKE THE WIND(ela é como o vento).Embalou com o filme DIRTY DANCE e depois se superou ao fazer o premiadíssimo GHOST do outro lado da vida, está doente.



Patrick Swayze, que luta contra um câncer de pâncreas há pouco mais de um ano, assustou a todos ao ser clicado careca e extremamente magro.



O ator foi capa do tablóide "National Enquirer" da última quarta-feira (11). Usando boné e óculos escuros, o astro do filme "Ghost" tentou disfarçar as conseqüências da doença agressiva.
Nas fotos, Patrick aparece segurando um pequeno aparelho usado na quimioterapia.


Estamos na torcida para que ele se recupere logo e volte a bailar e emocionar nas telonas


Fonte: MSN

Complemento: LYZ. 13/03/2009

Cruz das Almas.Bahia

terça-feira, 10 de março de 2009

Filme que defende direitos HOMOSSEXUAIS GANHA OSCAR


MILK é o primeiro grande filme a contemplar os direitos civis pela perspectiva do movimento gay. O tema, é claro, trata da biografia do político e ativista homossexual de São Francisco, Harvey Milk, interpretado com extraordinária profundidade por Sean Penn. É um filme que extrapola várias definições: É uma biografia, um romance, uma fita de direitos civis, sustentado pelo comentário político e social. Mas transcende qualquer gênero, como documento humano que, antes de mais nada, aborda a necessidade de introduzir esperança às pessoas.


É uma estória que comporta um publico modesto – a comunidade GLS, certamente, e qualquer um que aprecia política ou simplesmente “pensar”. E também é um filme indicado àqueles que gostam de grandes interpretações; Não apenas a de Penn, mas de todo o elenco restante.




A forma como o filme é construído é extraordinária. Ele cobre grande quantidade de tempo, pessoas e espírito sem perder energia ou detalhes. Mesmo a abertura - com cenas de arquivo em P&B de batidas policiais em cabarés gay nas década de 50 e 60, o tipo de assedio que conduziu à rebelião de Stonewall em 1969 – oferece um pequeno lembrete de que a causa GLS é recente.



O foco narrativo é uma gravação em cassete que Milk fez ao completar 48 anos, para ser reproduzida em caso de morte (E ele recebeu várias ameaças). Aqui ele narra a estória de seus 8 anos em São Francisco, como ele se mudou com seu amante, Scott Smith (James franco) e fundou uma loja de revelações fotográficas que tornou-se centro da comunidade gay da região e o levou ao ativismo para torná-lo, enfim, um político.



O diretor Gus Van Sant e o roteirista Dustin Black cobrem grande distancia com um discurso simples: Pessoas decisivas na vida de Milk entregam momentos cruciais; Estratégias políticas emergem de convicções pessoais e a emoção surge a partir dos relacionamentos entre os ativistas. Assim, o filme traz o jovem ativista punk, Cleve Jones (Emile Hirsch); o novo amante de Milk, Jack Lira (Diego Luna); seu gerente de campanha, Anne Kronenberg (Alison Pill); e seu colega e eventual assassino Dan White (Josh Brolin).



Graças ao extraordinário elenco, Van Sant captura em MILK uma completa panóplia de paixões, opiniões e personalidades na gênese do movimento GLS que revolucionou um país e marcou profundamente toda a história de uma geração.

Bolsa Geladeira agita OPOSIÇÃO


Vem aí o bolsa-geladeira


André Penner/AP

Lula: um país sem problemas... no setor de geladeiras
Sem alarde, o governo está trabalhando numa idéia que nasceu destinada a fazer barulho: trocar todas (repita-se: todas) as geladeiras das famílias pobres do país por geladeiras novas. Há duas semanas, Lula encomendou ao ministro Edison Lobão um estudo sobre como isso poderia ser feito. O que se pretende é dar financiamento de pai para filho nos bancos federais aos pobres. Ao comprarem a geladeira nova, aqueles que entrarem no programa terão de deixar a geladeira velha nas lojas. O destino delas já estaria traçado: seriam compradas pelas siderúrgicas do país. Jorge Gerdau, em conversa com Lula, deu o o.k. Além de movimentar o comércio e a indústria, um dos mo-tes do projeto será a economia de energia que a troca de geladeiras proporcionaria.

Nota de solidariedade da Marcha mundial ao CISAM


Magnífico Reitor da Universidade de Pernambuco.


Prof. Carlos Calado


Prezado Senhor,
Nesta semana mais uma vez nos indignamos com a violência sofrida por uma menina de 9 anos abusada sexualmente desde os 6 anos(segundo relato da imprensa). Uma criança com uma infância marcada pelo abuso sexual que resultou em uma gravidez indesejada.
Nos solidarizamos com a direção do CISAM e a equipe de atenção à saúde, em especial com os médicos Prof.Olimpio Moraes e Dr. Sergio Cabral, que tiveram coragem e ética para fazer respeitar o direito desta menina de interromper esta gravidez, que se levada adiante seria uma violência a mais na vida desta menina.



Repudiamos com veemência a atitude da Igreja Católica (Arquidiocese de Olinda) que mais uma vez, usa seus métodos violentos de ameaçar, difamar e tentar penalizar as mulheres e aqueles que as apóiam no seu soberano direito de decidir por sua vida e exercer seus direitos.



Esta igreja ao invés de condenar as pessoas que acolheram e apoiaram esta menina e a família, deveria sim prestar sua solidariedade, denunciar a pedofilia e o estupro, crimes que parecem não incomodar muito esta igreja. O que vale para estes senhores é a vida abstrata produto de um estupro que esta menina carregava no ventre, não porque defendam a vida, mas porque defendem radicalmente seus valores: conservadores, autoritários e hipócritas que tentam a todo custo impor para toda sociedade, num fragrante desrespeito a democracia, a pluralidade e os direitos e a autonomia das mulheres.



A vida desta menina vitima desta violência brutal, para eles, parece mesmo que não vale nada.
O que esta menina precisa agora é ser acolhida, assistida em suas necessidades para ainda desfrutar o seu direito de ser criança. Ser Mãe? Ela tem toda uma vida para decidir se quer ou não ser mãe.
A Ação deste centro e demais entidades que apoiaram neste caso fortalece a nossa luta por uma sociedade justa onde todas as mulheres tenham autodeterminação.
“Nenhuma mulher deve ser humilhada perseguida ou condenada por praticar um aborto”



Marcha Mundial das Mulheres. 08/03/2009

segunda-feira, 9 de março de 2009

Carnaval de Maragojipe já é Patrimônio Imaterial da Bahia




O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), assinou na segunda-feira de Carnaval termo que torna o Carnaval de Maragojipe Patrimônio Imaterial da Bahia. Na solenidade acompanhavam o governador a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador, o secretário de cultura do estado, Márcio Meirelles e o secretário de estado do turismo, Domingos Leonelli, além do deputado estadual Bira Corôa e do deputado federal Luiz Alberto, ambos petistas. A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, e o prefeito de Maragojipe, Sílvio Ataliba, também compunham a comitiva.

Durante sua fala, Wagner afirmou que o reconhecimento do patrimônio imaterial é bom, inclusive, para as crianças que irão às ruas brincar fantasiadas, mas sabendo o por quê de tudo. De acordo ao governador, “nós não queremos uma pasteurização da cultura. A grande fortaleza do Brasil e da Bahia é a nossa pluralidade cultural”.

O secretário de cultura do estado, Márcio Meirelles, afirma que foram as características únicas do carnaval maragojipano que acenderam no governo Wagner a necessidade de se fazer o registro no Livro de Tombo, que é Patrimônio da Bahia. Segundo o secretário, esse tombamento agrega valor à cidade de Maragojipe, abrindo possibilidades de geração de empregos diretos e indiretos, inclusive.

Para a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão (PMDB), esse tombamento é importante porque representa mais uma porta que o governo do estado está abrindo para a geração de emprego e renda. “O Recôncavo andava esquecido e não era valorizado. Parabenizo o Governador, pois interiorizar os festejos significa que Wagner está dando um novo olhar para aqueles que precisam gerar renda. O governador está valorizando o todo e não apenas uma parte dos festejos que fica na capital”, afirmou Domingas.

O deputado estadual Bira Corôa (PT) aponta esse tombamento como um dos passos mais importantes na sustentação da cultura baiana e, principalmente, do Recôncavo, no sentido de se manter viva e permanente as tradições do carnaval de Maragojipe, que há mais de cem anos vem representando o que de melhor o Recôncavo tem: a sua cultura. Segundo o deputado, há uma tendência em se eletrizar o carnaval em todo o estado. "Maragojipe vem há mais de cem anos sustentando uma tradição, que é a tradição dos ‘caretas’ e das marchinhas, e da integração do nosso povo com a sua cultura. E isso vinha sendo violentado ao longo dos tempos na tentativa de se transformar esse carnaval num carnaval eletrizado. E o governo do estado, hoje, assegura que Maragojipe vai continuar com suas tradições e raízes culturais ativas”, encerrou Bira Corôa.

O governador lembrou que esta empreitada pretende, inclusive, alavancar o turismo local trazendo novas parcerias e investimentos para o Recôncavo. O secretário de estado do turismo, Domingos Leonelli, assegurou que até o início de março o processo de interiorização do turismo será feito também nas cidades de Rio de Contas, Palmeiras, Ilhéus e Porto Seguro.

A Bahiatursa, órgão oficial do estado, vai incluir a cidade de Maragojipe como opção aos turistas durante os festejos carnavalescos para quem vier visitar o carnaval de Salvador. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador, afirmou que a organização do turismo costuma acontecer de forma própria. “Quando a população sente que o fluxo aumentou é comum abrirem suas casas para locação. E é esta modalidade que tem atraído, principalmente, o turista europeu. Eles preferem trocar as mordomias de um hotel cinco estrelas pelo aconchego das dependências familiares. E este tipo de turismo tem crescido juntamente com o ecoturismo”, encerrou Emília.

Outras manifestações culturais já são reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia: capoeira, samba de roda e a Festa de Santa Bárbara. E outras também estão sendo estudadas para serem reconhecidas, entre elas os afoxés e o 2 de Julho.

SEPLAN revitaliza Orçamento Participativo


Com o objetivo de revitalizar o Orçamento Participativo (OP) reuniram-se na Biblioteca Municipal de Cruz das Almas, no dia 27 de fevereiro, cerca de quinze delegados representantes da sociedade civil cruzalmense. Acompanhavam a atual Secretária de Planejamento, Helca Hassegawa, os vereadores Manu e Eduardo do Sindicato, o chefe do departamento de planejamento e orçamento participativo, Gideoni Nery, além da Conselheira Nacional do CONCIDADE e assessora parlamentar do deputado federal Zezeu Ribeiro, Marli Carrara. A pauta tratada era referente à primeira capacitação institucional para a gestão 2009-2012.

Segundo Helca Hassegawa esta foi a segunda reunião de um conjunto de três encontros. O primeiro encontro, ocorrido no início de fevereiro, reuniu todo o secretariado da prefeitura de Cruz das Almas para, sob comando da Secretaria de Planejamento – SEPLAN, avaliar as pendências e falhas do que havia sido aprovado no Orçamento Participativo anterior. Já o terceiro encontro, que pretende reunir delegados da sociedade civil e secretários para unir as demandas.

Para o vereador Manu (PT), ex-delegado do OP pela comunidade da Pumba, o Orçamento Participativo precisa ser transformado em lei municipal a fim de se garantir o direito do cidadão de elencar as prioridades de sua comunidade. “Cuidaremos para que a Câmara de Vereadores aprove este projeto de lei para que, havendo mudança de governo, este direito não seja revogado”, afirmou.

A palestra do dia foi ministrada pela Conselheira Nacional do Conselho das Cidades (CONCIDADE), Marli Carrara. Segundo Carrara, cerca de 70% das Câmaras Municipais têm medo do OP, pois “esta é uma ferramenta que deve atuar em consonância com outros Conselhos, como Conselho Tutelar, de Saúde, de Moradia, da Mulher, do Idoso, entre outros. É preciso, também, que cada delegado reconheça em si a importância como representante legítimo das bases componentes das regiões do município”, concluiu. Marli também afirmou que, atualmente, os municípios com maior dificuldade de executar as deliberações do OP são os de administração petista.

Marli apresentou como bases para uma boa participação dos delegados: 1) ter acesso às informações e saber repassá-las à comunidade, sendo obrigação do Poder Público local propiciar cursos de capacitação em OP para os delegados; 2) a construção civil resultante da participação popular; 3) fortalecimento das bases comunitárias.

A solicitação de obras físicas, como saneamento básico, iluminação pública e construção de creches e quadras poliesportivas são importantes, mas se deve esquecer-se de solicitar a aplicação de políticas públicas em vários patamares. No último OP quem elencou a sugestão de políticas públicas de qualificação profissional, educação e segurança pública foram às comunidades rurais de Cruz das Almas.

A terceira sessão do Orçamento Participativo de Cruz das Almas está marcado para o próximo dia 13 de março na Biblioteca Municipal.

O que é Orçamento Participativo?

É um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, através de processos de participação cidadã. Esse processo costuma contar com assembléias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo.
O Orçamento Participativo é um espaço de debate e definição dos destinos da cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano com os recursos do poder público municipal.


Este programa destaca a participação popular nos Conselhos Municipais, na democratização do Plano Plurianual (PPA) e do orçamento municipal, onde a população decide de forma direta onde e como deve ser gasto o dinheiro público de acordo com os problemas levantados e definidos pelos delegados eleitos em cada comunidade do município.

Bahiatursa já começou a trabalhar festejos juninos


O carnaval nem bem esfriou e a Bahiatursa, órgão oficial ligado à Secretaria de Estado do Turismo, já vem trabalhando os principais festejos juninos do estado a pleno vapor. Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador, em entrevista exclusiva ao Jornal do Planalto, o São João da Bahia já está aparecendo no eixo Rio - São Paulo desde o ano passado. Este ano o desafio é internacionalizar os festejos, que estão sendo vendidos na Argentina, em Portugal e na Espanha.

O São João da Bahia é considerado o maior festejo do interior do Brasil, já que os 417 municípios do estado não se furtam aos festejos. Destacam-se, entretanto, as festas de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Ibicuí como os principais municípios procurados por turistas de todo o país. A tarefa da Bahiatursa para 2009 é trabalhar cidades que comportem ou que estejam próximas a aeroportos, fugindo das principais entradas, como Salvador e Porto Seguro.

A presidente da Bahiatursa garantiu que, junto à Secretaria de Turismo, estará avaliando a possibilidade de instaurar em Cruz das Almas um ponto de apoio ao turista para os festejos juninos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...