Vote Em Nós

sábado, 31 de julho de 2010

Brasileira de Brasilia para UNAIDS. Produzimos coisas boas.

Ofício PR 255/2010 (TR/dh) Curitiba, 30 de julho de 2010







Prezada Dra. Mariângela





Ao receber seu e-mail de despedida ficamos ao mesmo tempo tristes e contentes. Tristes porque você fará muita falta aqui no Brasil, e contentes pela nova função que você desempenhará junto ao Unaids.



Você tem sido uma parceira nossa desde 1992, quando fundamos o Grupo Dignidade, e nossos caminhos têm se cruzado em inúmeras ocasiões, na Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, na fundação da ABGLT em 1995, na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, na Unitar e no Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.



Você sempre tem sido uma pessoa inovadora, pragmática, ousada, resolutiva e aberta à discussão, sempre primando pelos princípios do SUS e seu fortalecimento, cumprindo fielmente o Estatuto dos Servidores Públicos, ao "proceder na vida pública e privada de forma a dignificar sempre a função pública."



Agradecemos por tudo que você tem feito nessas diversas instâncias. Com certeza, com sua experiência e carisma, será profícua sua gestão na Divisão de Prevenção, Vulnerabilidades e Direitos do Unaids. Desejamos muita garra e muito sucesso.







Fraternalmente







Toni Reis

Presidente
ABGLT
Contribuição de Sadessa Vieira pelo email pessoal

A FALSA FESTA II por Jony Reys.

Um clima de tristeza no ar... o que já havia sido motivo de alegria, parecia mais um cortejo fúnebre. As baianas já não gingavam como d´antes e a timidez, jamais vista, expressava a falta de motivação fustigada por um dissimulado e derrotado bloco de rufiões a puxar, de onde se espera apenas a violência e o enriquecimento fácil com o dinheiro público, diante de um povo pacato e silente.

As charangas sem brilho eram levadas a doses de alegria forçadas pela luta da sobrevivência. Falsa festa esta, onde rumores e boatos superam a verdade e onde críticos e sensores se encontram no despeito e na desordem, enquanto os outros, desavisados, se afogam na embriaguez deseducada.

Inertes, os pisos em relevo sofrem com o arrastar pesado da procissão. A turma, exceto lacaios agitados e puxa-sacos, carregava na face a expressão de desânimo, e o tempo... ah... o tempo, a este caberá: corrigir desvios, reunir os bravos, reacender a chama da alegria, nortear os trilhos da felicidade.

Caberá também ao poderoso Tempo, premiar aos de bons sentimentos e fazer penar até ao esquecimento e desgraça os passageiros servidores de satanás que atormenta todo o povo boa índole

Blog pessoal de João Carlos

http://jonyreys.blogspot.com/2010/07/falsa-festa-ii.html

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Sadessa Vieira e vitória judicial inédita visita Cruz das Almas Recôncavo da Bahia

Chegou ontem, 27 de julho de 2010 as 22 e 50 a travesti Sadessa Vieira*. inicialmente convidada para o II Seminário Cidadania e Diversidade que aconteceria no espaço do auditório de pós graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Com apoio do departamento Nacional de Hepatite virais, dst, hiv aids e do Doutor Eduardo Barbosa em parceria com a candidata a deputada estadual pelo PT Bahia Vania Galvão os grupos Cavaleiros de Shangrilá de Castro Alves e LGBT OMNI/MULECA.

Sadessa falará sobre a importante vitória de ter a garantia do nome social reconhecida juridicamente e de prevenção e do combate as hepatites virais e dst/hiv/aids. Além de disponibilizar material da associação que preside ela pretende relatar as dificuldades sofridas por lgbts para reconhecimento da cidadania haja vista que o projeto de lei complementar 122/2006 de autoria da Senadora Fátima Cleide (PT/RO) que tramita no senado não foi votado.

Sadessa Vieira antes Anderson Vieira, travesti masculino conta hoje em sua certidão de nascimento a garantia não apenas do nome social e gênero mas a certeza de ser uma cidadã de fato e de direito no estado laico e republicano.

Itinerário: Secretaria Municipal de Saúde as 09 horas
31ª Direção Estadual de Saúde (DIRES)
Fórum Tancredo Neves
Câmara de vereadores
32ª Direção Estadual de Educação DIREC
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

*Por Lyz

*Sadessa Vieira:
Diretora Presidente da ATNH/RS
Secretária Geral da ANTRA(Articulação Nacional de Travestis e Transexuais)
Titular na CAMS (Comissão de Articulação de Movimento Sociais)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Zildinha em 2007

Debate on line de presidenciaveis brasileiro é cancelado...

"Quem não sabia que o careca que elas gostam mais não estava preparado (?)"
22 de julho de 2010 20:39

1º Debate On-line é cancelado
Redação Yahoo! Brasil

Os portais iG, MSN, Terra e Yahoo! decidiram na noite desta quinta-feira cancelar a realização do 1º debate On-Line Presidenciáveis 2010, que seria realizado na próxima segunda-feira, dia 26 de Julho, às 15 horas. A decisão ocorre após José Serra (PSDB) declinar da participação previamente confirmada.

A candidata Dilma Rousseff (PT) recusou oficialmente o convite na terça-feira. No início da noite desta quinta, depois de ter confirmado presença formalmente, a coordenação de comunicação da campanha do candidato Serra informou à organização do evento. Assim como a petista, o tucano também alegou problema de agenda. A candidata Marina Silva havia confirmado sua presença.

A iniciativa do 1º Debate On-Line Presidenciáveis 2010 foi idealizada pelos quatro portais iG, MSN, Terra e Yahoo
!.
Quando formos assistir assistiremos pelo YAHOO. Eu assisto por lá.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sadessa Vieira - de Fato e de Direito


No dia 07 de Junho de 2010, o Foro de Novo Hamburgo/RS promulgou sentença favorável à ação de Retificação/Alteração de Prenome em Registro Civil, de Transexual.

Cabe mencionar que esse processo teve início em 17 de Fevereiro de 2010, portanto em menos de quatro meses o direito à alteração dos registros civis foi conseguido pelos advogados Dr. Ilmar Mattes, Dra. Ivana Mattes Pedroso e Dr. Lucio Cazzuni Mattes.

Resumo final da sentença de 17 laudas:

Antes o exposto, julgo procedente o pedido para determinar a retificação no registro de nascimento da parte demandante, determinando a alteração de seu nome para SADESSA TIMBONI VIEIRA, bem como para que o sexo seja alterado de masculino para feminino. Resta vedada, por ocasião do fornecimento de certidões, referência a sua situação anterior. O expediente deverá ser arquivado em segredo de justiça, informação ou certidão não poderá ser dada a terceiros, salvo ao próprio interessado ou no atendimento de requisição judicial.

Importante decisão judicial que ratifica a contribuição dos legisladores para a construção de uma sociedade brasileira no reconhecimento da diversidade


Fonte: http://www.pactbrasil.org/blog/blogs/blog5.php


sexta-feira, 16 de julho de 2010

Prefeitura de Cruz das Almas.Recôncavo da Bahia: STT revoga convocação de aprovados ao cargo de agente de trânsito


A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (STT), considerando que a convocação de candidatos ao cargo de agente de trânsito para a participação em curso de preparação poderia suscitar interpretação de favorecimento a alguns candidatos em detrimento da maioria, bem como, criar dúvidas quanto ao cumprimento das etapas previstas no Edital do Concurso Público para agente de trânsito, resolveu revogar a referida convocação, publicada no dia 09 de julho de 2010, no site www.cruzdasalmas.ba.gov.br.



A Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte aproveita para informar aos candidatos que realizaram o Concurso Público que a convocação à segunda chamada acontecerá no site da Seleta Consultoria (www.seletaconsultoria.com.br), empresa responsável pela elaboração e execução do Concurso Público.



ASCOM – Prefeitura Municipal de Cruz das Almas



VISITE O SITE:

www.cruzdasalmas.ba.gov.br
Fonte: Ascom pelo email pessoal

Ele é contra homofobia desde 1986 e no meu recôncavo em 2006 reafirma

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Cálice Chico e Milton "s"



América do sul começa a mudar lei para casamento "GAY"

Após catorze horas de debates, os senadores argentinos ratificaram, na madrugada desta quinta-feira, o projeto de lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

A votação foi apertada, com 33 votos a favor e 27 contra. Com isso, a Argentina passa a ser o primeiro país da América Latina a autorizar o casamento gay.

O texto já tinha sido aprovado, no mês passado, pela Câmara dos Deputados. O projeto depende, agora, da sanção da presidente Cristina Kirchner para virar lei.
Mas ela já sinalizou que deverá sancionar a medida.

A cidade de Buenos Aires já permitia a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o que dava aos casais gays alguns direitos municipais iguais aos dos casais heterossexuais.

Com o casamento, porém, casais homossexuais que se casem em qualquer lugar do país terão todos os direitos iguais aos casais formados por homem e mulher, incluindo direito à adoção e a herança.

Na América Latina, o Uruguai e a cidade do México já tem leis permitindo a união civil entre homossexuais, mas a lei argentina é a primeira a permitir o casamento, seguindo outros países como Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Noruega, Suécia, Islândia, Canadá e África do Sul.

Comemoração
Durante a madrugada, a sanção presidencial era considerada fato consumado nas televisões argentinas, que anunciaram que o "Senado transformou casamento gay em lei".

Apesar do frio de 3ºC, simpatizantes da iniciativa, com bandeiras e balões brancos, permaneceram em frente ao Congresso Nacional, ao ar livre, até o fim da votação.

Após o resultado, eles continuaram no local, dançando e cantando, comemorando a aprovação do texto.

O projeto de lei vinha gerando fortes disputas entre o governo e a Igreja Católica e motivou protestos contra e a favor da medida.

Na véspera da votação no Senado, cerca de 60 mil pessoas, segundo cálculos da polícia, realizaram uma manifestação em frente o Parlamento.

A manifestação tinha sido convocada pela Igreja Católica e por grupos evangélicos. Eles levaram balões laranja e faixas que diziam: "As crianças têm direito a uma mãe e um pai".

Nos últimos dias, padres de diferentes pontos do país leram, durante as missas, um documento defendendo "o bem inalterável do casamento e da família".

Apoio
Também na véspera da votação no Senado, mil pessoas se reuniram em outro ponto conhecido da cidade, em frente ao Obelisco, com vuvuzelas e panelaços, em apoio ao projeto.

Dias antes, simpatizantes já tinham realizado manifestação a favor do casamento em frente ao Congresso. Eles levavam cartazes que diziam: "O mesmo amor, os mesmos direitos".

A postura da Igreja Católica levou a presidente a declarar que "o discurso da igreja recorda os tempos da inquisição".

O líder do governo no Senado, senador Miguel Pichetto, disse, durante os debates no Senado: "Aqui não haverá mais casamentos do mesmo sexo só porque aprovamos esta lei. O objetivo desta norma é eliminar a discriminação".
A senadora Maria Eugenia Estenssoro, da opositora Coalición Cívica, argumentou que o projeto é "necessário" para os casais do mesmo sexo. "Esta lei permitirá que os homossexuais possam assumir publicamente suas relações", disse ela.
Outro líder opositor, o ex-presidente e senador Adolfo Rodríguez Saá, de uma ala dissidente do peronismo, afirmou ser contra o casamento gay e a favor da união civil entre as pessoas do mesmo sexo.

"Aqui é tudo ou nada. Com a união civil poderíamos resolver esta questão e encontrar um caminho de unidade para a sociedade argentina. Mas existem setores fundamentalistas que querem irritar e dividir a sociedade argentina", afirmou.

O senador socialista Rubén Giustiniani, que votou a favor da lei, disse que o perfil da sociedade argentina mudou e por isso era o momento da aprovação do texto.

Segundo ele, dados oficiais indicam que 59% das famílias argentinas já não atendem ao perfil tradicional de pai, mãe e filhos. Mas de mães solteiras, casais separados e casais homossexuais.

Para o senador opositor Gerardo Morales, da UCR, apesar das polêmicas e disputas, "ganhou o debate cultural" no país, diante da participação da sociedade na discussão.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC

Fonte: http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=24881006

UNE repudia NANI por causa da Charge de Dilma

13/07/2010. Na semana passada, uma charge do cartunista Nani publicada no blog de Josias de Souza deixou indignadas militantes feministas e as mulheres de forma geral, não apenas as petistas - a charge visava a atacar a candidata Dilma. Leia aqui nota da União Nacional dos Estudantes em repúdio.
A União Nacional dos Estudantes vem a público repudiar a charge do cartunista Nani reproduzida no blog do jornalista Josias de Souza no dia 8 de julho de 2010 por se tratar de uma manifestação absurda do machismo que atinge diariamente as mulheres.

O preconceito expresso na nota é fruto do estranhamento que ainda há, por parte de alguns, à presença das mulheres nos espaços da política e da disputa de poder. É como se isso não pertencesse as mulheres e como se não tivessem direito à participação política, exatamente como séculos atrás. É como se a pena para essa desobediência fosse a desqualificação moral, os ataques pessoais e a violência. É como se o tempo todo estivessem dizendo: a política não lugar das mulheres.

É comum que mulheres na política sejam ofendidas e desqualificadas a partir de elementos da sua vida pessoal - com uma rigorosa observação em relação ao seu estado civil, sua sexualidade e sua dedicação ao trabalho doméstico -; ou com adjetivos que em nada podem adjetivar sua atuação política. Esse constrangimento imposto às mulheres tem o objetivo nítido de restringir sua presença no “masculino” espaço público.

O chargista e o blogueiro utilizam-se do machismo para desqualificar o comportamento político da candidata Dilma Roussef, por isso colocam-se entre aqueles que consideram intolerável a presença das mulheres nos espaços públicos.

Pela sua história de luta contra qualquer forma de discriminação, a Diretoria de Mulheres da UNE condena a charge e sua publicação, esperando que a campanha eleitoral não seja marcada pelo derespeito a inúmeras brasileiras que ousaram desafiar neste ano de 2010 o machismo presente na política.

Diretoria de Mulheres da UNE
FONTE: Terezinha Gonçalves pelo email pessoal da lista de apoio a Vania Galvão 2010

MSF denuncia que 9 milhões de "pacientes" com AIDS podem ficar sem tratamento.

MSF denuncia que 9 milhões de pacientes com Aids podem ficar sem tratamento

14/07/2010 - 16h25 do UOL Ciência e Saúde


Em Madri

Mais de 9 milhões de doentes com Aids que precisam de tratamento de forma urgente, dois terços na África Subsaariana, ficarão sem tratamento devido a retirada do financiamento internacional destinado à luta contra esta doença.
A denúncia é da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e consta no relatório sobre a crise no financiamento da luta contra a doença na África, que será apresentado hoje às vésperas da conferência internacional da Aids, que será realizada em Viena de 18 a 23 de julho.

O relatório é baseado nas análises realizadas em Malauí, Moçambique, Zimbábue, África do Sul, Lesoto, Quênia, Uganda e a República Democrática do Congo, a fim de ilustrar em que medida as principais instituições congelaram ou reduziram suas contribuições financeiras no último um ano e meio.

O Plano Presidencial de Emergência de Resposta a Aids (Pepfar) dos Estados Unidos, o Banco Mundial, o Fundo Internacional para a Compra de Remédios (Unitad), criado pelas Nações Unidas, e parte dos doadores do Fundo Mundial para a Luta contra a Aids decidiram congelar, reduzir ou retirar suas contribuições aos programas de tratamento do vírus de imunodeficiência humana (HIV), causadora da Aids.

O estudo confirma que a redução do financiamento está caindo e a incorporação de novos pacientes aos programas de tratamento representará uma condenação de morte para milhões de doentes.

Ana Zarategui, coordenadora médica da MSF, destacou que dois terços de todas as pessoas soropositivas do planeta vivem na África Subsaariana e 75% dependem do financiamento exterior.

No final de 2008, 4,5 milhões de doentes recebiam tratamento com antirretrovirais e, destes, a metade eram pacientes que o necessitavam de forma urgente.

A taxa de prevalência do HIV superou 20% em alguns países africanos e em 2008 praticamente três de cada quatro mortes por Aids no mundo se produziram no sul da África.

Isto se produz, além disso, em um momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de aprovar uma mudança nos protocolos de tratamento para que se iniciem de forma mais precoce.

FONTE: Gladys Almeida Pelo email da lista de discussão do Fórum de ONG AIDS Bahia.
E depois dizem que a gente é tudo "RAIVOSO" vem ter AIDS na Bahia vem, vem TER AIDS NA ROÇA... ...vem viver preconceito "por dentro" na roça.

Dilma na abertura do comitê para campanha presidencial 2010


Fonte: www.dilma13.com.br

Dilma de portas abertas para militancia... isso inclui LGBTs!



Fonte: www.dilma13.com.br

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Falta virar a bandeira de cabeça pra cima: Contra homofobia!


Fonte: orkut Pessoal de Sandra Muñoz

INCR. Instituto Cultural do Recôncavo da Bahia


Um dos objetivos do INCR-INSTITUTO CULTURAL DO RECÔNCAVO, é o de ESTIMULAR AS PARCERIAS para o crescimento dos movimentos culturais da regiao e de Santo Antônio de Jesus, portanto, seguem alguns links, para que os amigos e amigas, interessados no assunto, possam buscar projetos para nossa regiao.

Este espirito de FAZER JUNTOS deve sempre nos levar pra frente.
Andamos verificando o portal dos convênios, cujo link segue anexo, e identificamos apenas um dos projetos (de 2010), que poderia ser acessado por vocês, cujo resumo segue anexo.

Não sabemos como é o trânsito político para esses projetos, mas burocraticamente, seria o de se cadastrar no Sistema de Convênios (SICONV) e elaborar a proposta de convênio (via internet).
Alem dos dados abaixo, vejam os anexos.
Seguem os LInks:

a) este te levará direto para a página onde o Ministério da Cultura - código do órgão 42000. Ao clicar no código ela abrirá todos os programas existentes no ministério. Dê uma confirida pois posso ter passado por outro projeto factível para vocês.

https://www.convenios.gov.br/siconv/programa/br/gov/mp/siconv/uc/programa/listar/consulta-orgaos.jsp?d-16544-t=listaOrgao&d-16544-p=4

b) este outro link, te levará para a página principal do SICONV

https://www.convenios.gov.br/siconv/Principal/Principal.do

c) este link, te leva para a página principal do Portal dos Convênios, do Gov. Federal;

https://www.convenios.gov.br/portal/

d) este link, te leva para a página do Min. da Cultura, que tem alguns editais aberto para patrocínio:

http://www.cultura.gov.br/site/

https://www.convenios.gov.br/portal/

Saudações culturais.

Mário Sérgio - (Colaborador do INCR)
"A verdade de poucos prevalecerá;
a mentira de milhares se dissipará como palha
a uma lufada de vento.”
(Mahatma Gandhi)
Fonte: Wesley Francisco pelo email pessoal.

Marta Rodrigues convida para enfrentamento a homofobia...




O Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA-BA) e o Mandato da Vereadora Marta Rodrigues (PT) convidam movimentos sociais, legisladores e executores de políticas pública para a audiência “Direito Homoafetivo e Enfrentamento à Homofobia”.

Entre os convidados, advogados, militantes do movimento LGBT, representantes do poder público.

Acontece ainda exposição sobre o 28 de junho (Dia do Orgulho LGBT), no foyer do Centro Cultural da Câmara de Salvador, com fotos e recortes de jornais sobre a vida e a militância do histórico decano do movimento LGBT brasileiro, Wellington Trindade.

Questões em pauta:
•Entraves legais ao reconhecimento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e os direitos advindos.
•Os 41 anos do levante de Stonewall e uma retrospectiva histórica do movimento LGBT contemporâneo, suas lutas e conquistas.


Saiba mais:
www.martarodrigues.org


Marta Rodrigues
Vereadora PT-Salvador


GAPA
Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS - Bahia

domingo, 11 de julho de 2010

Playboy cria polêmica ao homenagear SARAMAGO

*Por Raquel Cozer,
Agencia Estado São Paulo.
Se para o Vaticano a mente de José Saramago esteve sujeita a uma “desestabilizadora banalização do sagrado” - conforme artigo publicado no “L’Osservatore Romano” em 19 de junho, um dia após a morte do escritor -, uma recente homenagem ao português deixou vários de seus admiradores desestabilizados com o que entenderam como uma espécie de banalização da sua obra.

Trata-se do ensaio de capa da “Playboy” que chegou às bancas de Portugal no dia 1.º de julho e que conseguiu, ao mesmo tempo, reunir críticas e elogios tanto de fãs do autor quanto daqueles que condenavam seu ateísmo. Numa espécie de Pietá com papéis invertidos, um homem representando Cristo apoia uma mulher seminua e tatuada no colo, sobre uma cama em cuja cabeceira lê-se a inscrição “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” - nome do livro de 1991 que acirrou a briga entre Saramago e a Igreja Católica.

A chamada principal da revista é para entrevista com o escritor, a mesma que foi publicada em 1995 pela Playboy brasileira. A conversa vem acompanhada por ensaio no qual o personagem aparece cercado de mulheres seminuas em situações variadas: num “flagrante” de prostituição; numa cozinha, perto de uma mulher armada; observando uma cena de lesbianismo, etc.

A publicação teve suas fotos reproduzidas em sites de vários países, como Brasil, Espanha, EUA e Inglaterra, e dividiu internautas. O site Gospel+, por exemplo, publicou a capa com uma tarja, mas deu o link para a imagem original, argumentando que não publicaria “qualquer conteúdo pornográfico, tão pouco essa agressão e desrespeito a nossa fé”.

Uma jornalista do Departamento de Comunicação da revista disse que “parece que as pessoas não entenderam bem o conceito”. “Elas se esquecem de que o verdadeiro conceito da Playboy é ser uma revista interventiva, que desafia a refletir. O que fizemos foi usar uma produção para falar da obra de José Saramago. Não falamos mal de Jesus, falamos bem, porque Jesus defendia as mulheres.”

As imagens, explicou, referem-se a situações como a violência doméstica, o aumento da prostituição e o direito ao casamento homossexual. O editor de Saramago em Portugal, Zeferino Coelho, avaliou como “ boa” a iniciativa da revista. “Com a morte dele saíram muitas homenagens, e essa é mais uma. É válida.” Com circulação de 80 mil exemplares, a Playboy portuguesa existe desde abril de 2009 e é, segundo o Departamento de Comunicação, “mais ousada que outras revistas masculinas do país”.


Fonte: A tarde on line. http://www.atarde.com.br/mundo/noticia.jsf?id=4729764


O caso 'Eliza Samúdio' em nós mulheres "VIVAS"

Vejam o cordel de Salete Maria, doutoranda do PPGNEIM (Programa de Pós -Graduação do NEIM).


*O CASO 'ELIZA SAMÚDIO'*

*E O MACHISMO TOTAL*


O caso Eliza Samudio

Que tem chocado o Brasil

Emerge como prelúdio

De um grande desafio:

*Exortar nossa Justiça*

*Pra deixar de ser omissa*

*Ante o machismo tão vil!*


Trata-se de um momento

De grande reflexão

Pois não basta só lamento

Ou alguma oração

*É hora de provocar*

*Propondo um outro olhar*

*Sobre processo e ação*


Saiu na televisão

Rádio, internet e jornal

Notícia em primeira mão

Toda manchete é igual:

Ex-amante de goleiro

(Aquele cheio de dinheiro!)

Sumiu sem deixar sinal


Muita especulação

- discurso de autoridade-

Uns dizem que é armação

Outros dizem que é verdade

Polícia e delegacia

Justiça e promotoria:

Fogueira de vaidades!


Mei-mundo de advogados

Investigação global

Cada um no seu quadrado

Falando em todo canal

*Subjacente a tudo*

*Um peixe muito graúdo:*

*Androcentrismo total!*


A mídia fala em Bruno

Eliza e gravidez

Flamengo, orgia e fumo

-esta é a bola da vez!-

Tem muito 'especialista'

Em busca de alguma pista

Pra ser o herói do mês


*E a história se repetindo*

*Mudando apenas o nome*

*Outra mulher sucumbindo*

*Sob ameaça dum homem*

*Uma vida abreviada*

*Cuja morte anunciada*

*A estatística consome*


Assim é a violência

Lançada sobre a mulher

Ela pede providência

E cara faz o que quer

Mas a Justiça, que é lerda,

Machista, 'fazendo merda'

Vem com papo de mané


E oito meses depois

Da 'denúncia' inicial

Que é o feijão com arroz

Do distinto tribunal

Nadica de nada existe

Mas autoridade insiste

Que isto, sim, é normal:


“A culpa é do Instituto

Que não mandou o exame”

- isto soa como insulto

e daqueles mais infame-

Não era caso de urgência?

-tenha santa paciência!-

Para que serve um ditame?


A moça buscou amparo

Na Justiça do país

Agiu correto, é claro

E esperou do juiz

O tal reconhecimento

Sobre o pai do seu rebento

Tendo a vida por um triz


Também fez comunicado

Ao campo policial

Dizendo que o namorado

Praticou crimes e tal

*Buscou as vias legais*

*Enfrentou feras reais*

*Terá sido este o seu mal?*


Mesmo com a delegacia

Dita especializada

E com toda a apologia

De uma Lei avançada

*Faltou ter a ruptura*

*Com aquela velha cultura*

*De que a mulher é culpada*


E o cumprimento legal

No caso, muito importante

Seria mais um arsenal

Para enfrentar o gigante

*Mudar a mentalidade*

*De nossas autoridades*

*É fator preponderante*


E para que isto ocorra

Entre outra alternativa

Antes que mais uma morra

E o caso fique à deriva

*É preciso compreender*

*Que Justiça é pra fazer*

*Enquanto a mulher tá viva!*


Sei que nada justifica

Que haja tanta demora

E enquanto o caso complica

A vítima 'já foi embora'

*Sem medida protetiva!*

*Sequer prisão preventiva!*

*Quanto inoperância aflora!*


Se o exame era necessário

À elucidação do crime

O Estado-perdulá rio

Neste campo fez regime

Ficando no empurra empurra

No velho: ''mulher é burra,

e joga no outro time”


Todo crime tem problemas

De toda diversidade

Assim como há esquemas

Também há dificuldades

Mas pra mim é evidente

Que o machismo presente

Premia a impunidade


Machismo compartilhado

Por gente de toda cor

Do goleiro ao empregado

Do primo ao executor

Autoridades também

Implicitamente têm

Um machismo inspirador


Cada 'doutor' se expressa

Centrado no garanhão

É o mote da conversa:

Fama, grana e traição

Ao se referir a ela

Falam da menina bela

Que fez filme de tesão


Falta a compreensão

Da questão relacional

Gênero, classe, profissão

Cor e status social

O processo é narrativa

Que emerge da saliva

Falocêntrica- legal


E ainda que alguns digam

“Oh, Eliza, coitadinha”

E suas doutrinas sigam

Desvendando pegadinhas

*A escola dogmática*

*Do direito-matemá tica*

*Perpetua ladainhas*


*Processo judicial*

*Só serve para punir?*

*Havia tanto sinal...*

*Não dava pra prevenir?*

*E a tal ação civil?*

*Alimentos deferiu?*

*Para o bebê consumir?*


É um momento de dor

Para a família dos dois

O caso é multifator

Não basta dar nome aos bois

*A lógica policial*

*Cartesiana e formal*

*Festeja tudo depois*


*Por isso se faz urgente*

*Conjugar gênero e direito*

*Pois um trabalho decente*

*Que surta algum efeito*

*Não se limita a julgar*

*Mas também a estudar *

*O cerne do preconceito*


*Homens que matam mulheres*

*Em relações de poder*

*Isto tem se dado em série*

*Mas é preciso entender*

*Que subjaz ao evento*

*Um histórico comportamento*

*Que vai construindo o ser*


*A nossa sociedade*

*Apesar da evolução*

*Reproduz iniquidade*

*E também muita opressão*

*Homem que bate em mulher*

*- E “ninguém mete a colher” -*

*Sempre foi uma 'lição'*


*Aprendida por goleiros*

*Delegados, professores*

*Motoristas, marceneiros*

*Pedreiros e promotores*

*Garçons e malabaristas*

*Médicos e taxistas*

*Juízes e adestradores*


Por isto em nossos dias

De conquistas sociais

De novas filosofias

Direitos especiais

*Não podemos aceitar*

*Justiça só pra apurar*

*Crimes tão excepcionais*


Que a Justiça também

Sirva para (se) educar

Chega deste nhém-nhém-nhém

Deste eterno blá-blá-blá

*A Lei Maria da Penha*

*Existe pra que não tenha*

*Tanta morte a lamentar!!!*


*Salete Maria *

*www.cordelirando. blogspot. com*

Fonte: Teresinha Gonçalves pelo email pessoal do grupo de discussão em apoio a VÂNIA GALVÃO 2010.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

IV Diálogo Interinstitucional da Ouvidoria Cidadã e Sociedade Civil Prestação de contas...



A Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia - Ouvidoria Cidadã, após realizar audiências públicas em 34 cidades do interior baiano no primeiro trimestre deste ano, com intuito contribuir para a disseminação de formas de participação popular no acompanhamento e na fiscalização da prestação dos serviços realizados pela Defensoria Pública, realiza o seu IV Diálogo Interinstitucional nos dias 22 e23 de julho de 2010, no auditório da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, Federação, em Salvador.

No encontro, serão empossados os membros titulares do Grupo Operativo: lideranças da sociedade civil escolhidas pela própria população das cidades em que a Defensoria atua, através de uma democrática seleção pública sem precedentes no âmbito dos Poderes de Justiça.O evento contará com mesas de discussões compartilhando experiências de reivindicações populares, especialmente, aquelas que esbarram na inacessibilidade da Justiça. Contará, ainda, com a participação de representantes de instituições públicas que exporão ações e medidas encetadas para garantir os direitos das pessoas e possibilitando universalizaçã o do acesso à Justiça.

As inscrições são gratuitas e limitadas, clicando AQUI .
No caso de dúvidas, Disque Defensoria - 129, opção 2 [Ouvidoria] ou mande mensagem eletrônica para o quartodialogo@ defensoria. ba.gov.br .

Programação

22 de julho de 2010 - Quinta-feira
08h30 – Mesa de abertura
09h – Ato de posse dos membros titulares do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã
09h50 – Intervalo
10h – “Defensoria Pública: Expressão e Instrumento da democracia e promotora dos Direitos Humanos“

Anhamona de Brito, Ouvidora Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia e Presidenta do Colégio Nacional de Ouvidores

Jânio Neri, Defensor Público, titular da 2ª DP de Proteção aos Direitos Humanos, doutorando pela Universidade de Salamana (Espanha)

11h – Debate

11h30 – Apresentação do II Relatório Semestral da Ouvidoria Cidadã

Anhamona de Brito
Adroaldo Belens, consultor do projeto “Diálogos municipais pela implementação do Grupo Operativo”

EIXO TEMÁTICO


14h – “Democracia e acesso à justiça na visão dos poderes de Justiça e da sociedade civil”


“Defensoria Pública e acesso à Justiça: consolidação da instituição nos Estados brasileiros e perspectivas pela satisfação dos anseios sociais” - Tereza Cristina Almeida Ferreira, Defensora Pública Geral do Estado da Bahia e Presidenta do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais - CONDEGE


“Secretaria de Reforma do Judiciário e ações pela democratização da Justiça através da participação popular“ – Rogério Favretto, Secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça


“Justiça democrática e acessível: análise crítica à luz de casos emblemáticos brasileiros” – Andressa Caldas, Diretora Executiva da ONG Justiça Global/Brasil

15h30 – Debate

EIXO TEMÁTICO

16h – “Quem sabe faz a hora: os/as cidadãos/ãs na luta pelo asseguramento de Direitos nas cinco regiões brasileiras”

“Região norte e a luta antirracista no Pará: a experiência do Centro de Estudos e Defesa do Negro com os poderes de Justiça” – Zélia Amador de Deus, Coordenadora de Articulação do Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará - CEDENPA

“Região nordeste e o Tribunal Popular de Justiça do Maranhão: criação, estratégias para implementação, avanços e desafios” – Jorge Moreno, Juiz Aposentado e Coordenador do Tribunal Popular do Judiciário (TJ-MA)

“Região centro oeste e o desequilíbrio de armas: o caso das mil mulheres indiciadas pela prática de aborto 'criminoso' no Mato Grosso do Sul – Alexandra Lopes da Costa - Comitê Político da Associação de Mulheres Brasileiras - AMB

“Região sudeste e a capacitação de lideranças femininas comunitárias: a experiência das promotoras legais populares” – Claudia Patrícia Luna da Silva - advogada, integrante do Instituto da Mulher Negra - GELEDÉS

“Região sul e a criminalização do MST no Rio Grande do Sul: promoção do contraditório e da ampla defesa pela advocacia popular e militante” – Leandro Scalabrin, advogado e integrante da Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares - RENAAP

17h30 - Debate

23 de julho de 2010 - Sexta-feira

9h – “O formato e a importância das ouvidorias externas no âmbito das Defensorias Públicas e das demais instituições públicas brasileiras”

Rubens de Pinto Lyra, Ouvidor Geral da Universidade Federal da Paraíba e Presidente do Fórum Nacional das Ouvidorias Universitárias

09h30 – Debate

10h20 – “Participação popular no âmbito dos Poderes de Justiça: relevância, impactos e estratégias para sua perfectibilizaçã o”

Élida Lauris - integrante do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa – Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

11h – Debate e encaminhamentos

14h – Reunião do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã

*atividade reestrita aos integrantes deste colegiado
Fonte: Alessandro Monte pela lista de discussão da Conferencia I GLBT BAHIA

P.H.D I won't let you down

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Seminário Internacional: Direitos Sexuais, Feminismos, Lesbianidades - Olhares Diversos


A Associação Lésbica de Minas, com o financiamento da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, em parceria com a Rede Feminista de Saúde, Articulação de Mulheres Brasileiras, Liga Brasileira de Lésbicas, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos LGBT da UFMG, Conexões UFMG e a ABGLT realizará em Belo Horizonte, nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2010, o Seminário Internacional: Direitos Sexuais, Feminismos, Lesbianidades – Olhares Diversos.
O Seminário contará com a participação de 300 pessoas, tendo como objetivo articular a temática da Diversidade Sexual feminina a outras categorias como raça, classe e aspectos geracionais para a compreensão e o enfrentamento ao fenômeno da violência contra as mulheres, junto a pesquisadores/ as acadêmicos e aos movimentos sociais do Brasil, América Latina e Estados Unidos.

A programação está estruturada em uma conferência de abertura, seis grandes mesas que abordarão diversos temas relevantes para a ação do movimento de mulheres lésbicas e feministas, para a produção de saberes e a construção de políticas que dialoguem com a multiplicidade dos desafios contemporâneos.


Divulgando o site,
http://www.olharesdiversos.org.br

Fonte: Luciene Assunção da Silva no email pessoal na lista de discussão do diadorim

Lançado material de campanha presidencial Brasileira 2010





Marca e fotos oficiais da campanha de Dilma

O Portal do PT disponibilizou para baixar a marca e fotos oficiais da campanha DILMA PRESIDENTE, bem como a logo oficial do PT (estrela) e a marca dos 30 anos do partido


Dilma almoçou com prefeitos em Bauru
A candidata do PT falou com a imprensa por 30 minutos e respondeu a várias perguntas dentre desoneração fiscal, transporte, educação e reforma tributária


Quem foi governo e não fez o que prometeu, não pode ter credibilidade

Em São José do Rio Preto (SP), a candidata do PT cobrou um debate de alto nível com os adversários e disse que a população sabe reconhecer aqueles que fazem mudanças e outros que só prometem


Governos anteriores foram cegos para inclusão social

Segundo Dilma, esse foi o grande avanço do governo Lula. Ontem à noite, ela teve encontro com prefeitos e empresários da região de São José do Rio Preto, em São Paulo




Todas as notícias









Dilma pede aos adversários debate de alto nível



Dilma em São José do Rio Preto




Aconteceu em Dezembro de 2009

concurso de frases


1 – A Folha Dirigida promove um concurso de frases entre os seus leitores e seus internautas para assinalar o transcurso do 25º aniversário do jornal.

2 – O concurso é aberto a participantes de todo o Brasil. Para concorrer é necessário preencher um cupom e enviar uma frase sobre o tema: “A missão da Folha Dirigida”.

3 –Os autores das três frases classificadas nos três primeiros lugares receberão como prêmio uma viagem, com acompanhante, para os seguintes destinos: Maceió, Recife e Rio de Janeiro. O primeiro colocado escolherá o destino de sua preferência, depois o 2º colocado e o 3º colocado, respectivamente. O prêmio consta de 2 passagens aéreas e hospedagem com café da manhã e quatro pernoites. Exceto para quem escolher o Rio de Janeiro, as outras duas viagens só terão validade até o dia 10 de dezembro de 2010.

4 –Serão selecionadas 100 frases, as quais vão ser editadas num livro especial dos 25 anos do Grupo Folha Dirigida. A seleção das frases será feita por uma comissão constituída por representantes da União Brasileira de Escritores, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Academia Brasileira de Filologia e Folha Dirigida. Todos os 100 classificados receberão 5 exemplares desse livro e uma caneta comemorativa dos 25 anos da Folha Dirigida. Além disso, receberão um exemplar do livro de Língua Portuguesa do consagrado professor Sérgio Nogueira Duarte da Silva.

5 –Quem fizer a escolha da viagem para o Rio de Janeiro ficará hospedado no Copacabana Palace Hotel, no Rio de Janeiro, para participar, como convidado de honra, do jantar solene comemorativo dos 25 anos da Folha Dirigida. A permanência será de 11 a 15 de agosto de 2010.

6 –As frases (no máximo com três linhas) devem ser enviadas, com o cupom totalmente preenchido, pelo hotsite dos 25 anos da Folha Dirigida (www.folhadirigida.com.br) ou por via postal para CONCURSO FOLHA DIRIGIDA 25 ANOS - Rua do Riachuelo, 114/ 2º andar - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20.230-014. Ou pelo fax (21) 3233-6233. Somente participarão do processo seletivo as frases que forem recebidas até o dia 19 de julho de 2010.

7 –O resultado do concurso, com os nomes dos 100 classificados, será divulgado no dia 23 de julho de 2010 na Folha Dirigida e no site
www.folhadirigida.com.br.

8 – A participação neste concurso implica automaticamente na aceitação das normas do presente regulamento.

9 – Funcionários da Folha Dirigida e seus familiares não podem participar.

10 – Casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.
http://www.folhadirigida.com.br/concursodefrases/envio.html

Fonte: Vanessa Brito pelo email pessoal da lista de discussão unipop disop 2010.

Rádio AM na amplitude MODULADA um novo olhar.

Convoco a tod@s companheiros a sintonizarem na Rádio Sociedade AM, hoje (dia 08/07) às 14:30h, e assistam ao segundo programa de rádio, estreado na semana passada com o tema HIV/AIDS e tendo nesta semana o tema Direitos Homoafetivos e Enfrentamento à Homofobia. O programa contará com a participação de Felipe Garbelotto (Comissão da Diversidade da OAB) e Rafael Santana (Grupo Homossexual da Periferia e Promotor Legal Popular) e realizará um debate qualificado sobre o tema.

O próximo tema será: O estatuto da juventude no dia, 15/07, às 14:30, na mesma Rádio Sociedade AM.

Esta é mais realização da equipe da área de Direitos Humanos do GAPA/BA.

DIAL : Radio Am 740

Pela internet: http://www.radiosociedadeam.com.br/capa/podcast/radioonlinepopup.aspx

Fonte:POR Bárbara Alves pelo email da lista de discussão da CONFERENCIA GLBT BAHIA
.

Ruas de Outono: ZIZI E ANA

Sapatão ou Lésbica aparando arestas

sapatão” ou “lésbica”? sobre rótulos políticos, estigmas e ressignificações

Posted: 06 Jul 2010 07:07 PM PDT

por Tate em cotidiana
cotidiana 33, junho de 2010

oi diária meio coletiva, porque lida por muitas!

faz umas semanas que não tenho tempo pra escrever, mas fiz um esforço nesse domingo derradeiro de junho. hoje tivemos reunião da coturno de vênus e falando sobre o tema do mês da visibilidade lésbica surgiu uma conversa sobre os motivos que afastam algumas mulheres da palavra “sapatão”…

vocês lembram de uma expressão que eu mesma não ouço há um tempo, mas é bem comum, usada pra dizer que alguma coisa até parece que mudou, mas no fundo continua a mesma: “trocou seis por meia-dúzia”? é maizomenos o que tenho sentido e pensado com relação à fingida dicotomia “sapatão” e “lésbica.

sapatão é um desses termos que são usados com caráter pejorativo, de ofensa, como “fancha/fanchona” (muito usado no sudeste), “roçona” (nordeste) e “mulher macho” (onde esse é usado?). leitoras, onde vocês moram qual é a palavra usada pra se referir a lésbicas, só que com esse caráter de xingamento?

na reunião da coturno, lembramos de temas antigos de caminhadas em anos passados… um dos temas foi “lésbica: rótulo político” (2007). tenho percebido que aqui no DF, nós lésbicas de/em movimento temos usado a palavra sapatão nesse mesmo sentido, pra transformá-la num rótulo político e ressignificá-la.

acho que isso acontece muito em movimentos identitários, como é o movimento de lésbicas, o lgbt, o negro, o de pessoas com deficiência… nos apropriamos de um termo que era usado pra nos classificar de maneira negativa, ou propomos algum que nos defina a nós mesmxs: somos negras, somos lésbicas, somos…

penso em ellen oléria cantando, na música antiga poesia, “o meu desejo é que o seu desejo não me defina”. chega de sermos anunciadas/faladas/classificadas pelo outro, muitas vezes opressor, nós mesmas nos anunciemos, nos pronunciemos, nos declaremos. porque a palavra cria mundos, não só formas de interpretá-los.

e o outro opressor quer nos transformar em outras. quer reduzir nossos desejos, nossos afetos, nossas pulsações e mergulhos e experiências e existências a rótulos que nos envergonhem de sermos quem somos, de amar como amamos, de vestir como vestimos. chama de sapatão pensando que isso nos xinga.

sim, lésbica é um rótulo político, histórico, que evoca a ancestralidade de nossa existência de afeto entre, para e com mulheres, e é o termo que temos usado pra dizer que não somos “mulheres-gays”, pois gay diz de uma experiência específica, se refere a um outro grupo social em movimento, em luta… mas não o nosso.

mas me pergunto quais as motivações que justificam deixarmos o uso da palavra sapatão restrito a quem quer nos definir por exclusão e negativamente. tenho percebido que nos meios lesbian chic se dizer não-sapatão significa se dizer não-pobre, não-“masculinizada”, não-caminhoneira. “feminina”, enfim.

me parece um uso classista, de uma elite lésbica. que não quer ser comparada à experiência da lesbiandade tida como intolerável, vulgar, periférica… tenho medo que a lesbian-chic possa ser não só uma expressão de vestuário, de estilo de vida, mas uma expressão que nega e oprime as possibilidades de outras experiências e existências.

se aceitamos que “sapatão” = masculinização e “lésbica” = feminilização, estamos aceitando todo o heterossexismo que separa corpos de acordo com categorias e expectativas determinadas por papéis sexuais esperados. isso é grave se aparece como heteronormatização dos encontros lesbianos:

se sapatão vira = ativa que vira igual à função entendida como a dos homens (conquistar, penetrar, gozar), e lésbica vira = passiva e vira igual à função entendida como a das mulheres (seduzir, ser penetrada, dar prazer). a lesbiandade pode ser muito mais que a fixação de papéis sexuais na sociedade ou na cama!

(uma dúvida, diária: nessas relações com muita rigidez de papéis, o que acontece com o 69?)

e inclusive pode ser sapatonice. pode ser uma mulher que consideramos “muito feminina” ser muito sapatão, independente de estar vestindo calças ou vestidos ou estar chupando ou sendo chupada. sapatão é um rótulo político que cabe pra qualquer uma que queira usá-lo.

pode significar muito mais que esse ou aquele tipo de roupa, conduta sexual, distribuição de papéis sexuais… pode ser que não importa se criaram esse nome pra ofender, pra xingar, pra que a gente tenha vergonha de como somos e vivemos. agora esse nome é nosso e falamos de boca cheia:

somos, sim, caminhoneiras lésbicas sapatonas fanchonas roçonas

sendo o que nosso desejo define, e não o que um desejo alheio quer, espera e insiste pra que sejamos. ser eu mesma do umbigo pra fora, e não alguém que se espera de fora pra dentro. nada que caiba simplesmente numa saia, num corte de cabelo, num suvaco sem depilar. tem a ver com isso também, mas isso é só acessório.

e acessório a gente muda como muda a alma de uma palavra. só que com a palavra, mudando a alma, muda a carne.

(a imagem que ilustra a coluna de hoje é a pintura “69” da artista plástica pao raffetta, cuír, feminista, entusiasta de software livre, natural de argentina. mais trampos lindos dela em sua vernissage digital. e uma beija na minha galáxia, que ajudou na busca de imagens justamente por atrapalhar, rerrerrerre)
Fonte: www,paradalésbica.com.br

Jovens Embaixadores 2011. Se inscreve agora em 2010.



Inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2011 se encerram dia 5 de agosto de 2010


Brasília, 28 de junho de 2010 – Estudantes da rede pública de ensino de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal têm até o dia 5 de agosto para se inscrever no programa de intercâmbio cultural “Jovens Embaixadores 2011”, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Os 35 finalistas do programa participarão de um intercâmbio de três semanas nos EUA, com todas as despesas pagas.



Quem pode participar: jovens entre 15 e 18 anos que:



· Estejam cursando o ensino médio na rede pública de ensino

· tenham excelente desempenho escolar

· possuam engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos 1 ano

· tenham boa fluência oral em inglês

· tenham iniciativa e sejam comunicativos

· demonstrem flexibilidade e facilidade para adaptar-se a realidades e culturas diferentes

· mantenham bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade

· pertençam à camada sócio-econômica menos favorecida


As pré-inscrições devem ser feitas até 5 de agosto de 2010 no site: http://www.embaixad aamericana. org.br/ya- index.php



A Embaixada dos Estados Unidos promoverá um “chat” na internet para tirar dúvidas e trocar ideias sobre o programa no dia 2 de julho, às 15h. Para participar, favor acessar o link: http://webchat. embaixada- americana. org.br/



Acompanhe o processo seletivo pela nossa página no Facebook: http://www.facebook .com/Embaixadado sEUA.BR


Luciene Assunção
Fonte: Terezinha Gonçalves pela lista de Apoio a Vânia Galvão 2010

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Departamento Nacional de DST/Aids reconhece trabalho de Marta Rodrigues



Ministério da Saúde reconhece o apoio do nosso mandato à promoção da saúde e dos direitos humanos e à prevenção às DST/HIV/AIDS e ao fortalecimento das instituições LGBT


Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais reconhece mandato de Marta Rodrigues por seu apoio às ações de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis/ HIV/AIDS, de promoção à saúde e direitos humanos junto a comunidade e em especial pelo seu empenho para o fortalecimento das instituições LGBT.


Através de ofício, Eduardo Luiz Barbosa, que é diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, órgão da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Ministério da Saúde reconhece a discriminação, exclusão e violência a que são submetidos gays, lésbicas, travestis e transexuais como fatores de vulnerabilidades frente a Saúde, expondo o indivíduo a diversos agravos, entre eles as DST e Aids.


Para Barbosa, o enfrentamento da epidemia da Aids e Hepatite virais exigem um compromisso permanente dos Três poderes em sintonia com a Sociedade Civil.

Confira a íntegra do ofício


"Exma. Sra. Marta Rodrigues
Vereadora do Município de Salvador


O Ministério da Saúde reconhece a discriminação, exclusão e violência a que são submetidos gays, lésbicas, travestis e transexuais como fatores de vulnerabilidades frente a Saúde, expondo o indivíduo a diversos agravos, entre eles as DST e Aids.


O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, vem expressar seu reconhecimento ao mandato da nobre Vereadora, por seu apoio às ações de prevenção das DST/HIV/AIDS, de promoção à saúde e direitos humanos junto a comunidade e em especial pelo seu empenho para o fortalecimento das instituições LGBT.



Muito ainda temos a avançar na quebra dos estigmas para com as pessoas que vivem com HIV/Aids e no apoio as organizações comunitárias que tem um grande papel na efetivação de Políticas Publicas cada vez mais próximas das reais necessidades da população.


O Enfrentamento da epidemia de Aids e dos desafios advindos dela, exigem um compromisso permanente dos Três poderes em sintonia com a Sociedade Civil.


Estamos certos de que poderemos continuar a contar com sua contribuição e sempre abertura de espaço nesta Casa Legislativa para que direitos sejam respeitados e na comunidade para que a informação e prevenção sejam instrumentos de melhoria de condições de vida para todos e todas como preconiza nossa Constituição.


Atenciosamente,
Eduardo Luiz Barbosa
Diretor Adjunto
Ministério da Saúde - Secretaria de Vigilância em Saúde
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais"

FONTE: Nilton Luz pelo email pessoal

Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Territorio de Identidade do Recôncavo



Convidamos as instituições dos Governos Federal, Estadual e Municipais, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e outras organizações que financiam, apóiam e/ou operacionalizam programas de crédito, assistência técnica, garantia-safra, emissão de declaração de aptidão, aquisição de alimentos, regularização fundiária e crédito fundiário, a fim de participar da oficina territorial sobre


O Pacto Territorial pela Dinamização das Politicas Públicas de Apoio a Agricultura Familiar no Territorio de Identidade do Recôncavo, com a presença do Superintendente da Suaf Sr. Wilson Dias.

Data/Local: 13 de Julho de 2010, ás 9hs no Pavilhão da Aulas 2 ,sala-113 Campus Universitário da UFRB em Cruz das Almas-Ba.

Solicitamos a confirmação de participação via e-mail.

Contato: e-mail : territorioreconcavo@yahoo.com.br

Tel : (75) 8114-9246 Josué Santos

(75) 8181-9313 Renato Rocha

MARCELA BELLAS: Alto do coqueirinho.

terça-feira, 6 de julho de 2010

3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres OFICIAL



Entre os dias 8 e 18 de março, as mulheres brasileiras mostraram, mais uma vez, sua força e organização. Nos onze dias de marcha, entre as cidades de Campinas e São Paulo, as caminhantes demonstraram que a luta feminista está mais viva do que nunca. Sob o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”, a mobilização reuniu mulheres vindas de todos os estados brasileiros, de diferentes raças, idades e origens. Além de reforçar a diversidade existente em nossa sociedade, a realização da marcha foi um exemplo de auto-organização das mulheres e, com certeza, fortaleceu e seguirá fortalecendo nossa luta.

Participaram da Marcha cerca de 3 mil mulheres vindas de todos os estados do país. A Ação contou também com mulheres de diversos movimentos sociais como CUT, Contag, MST, UNE, MAB e MMC.


A Ação foi construída integralmente pelas mulheres, que se dividiram em equipes de cozinha, limpeza, infra-estrutura, segurança, comunicação, formação e cultura, saúde, água e creche. A cozinha permaneceu fixa em Cajamar e o transporte do almoço e do jantar foi feito por caminhões. Além das equipes, as delegações se revezaram para os trabalhos de limpeza dos alojamentos e cozinha.


A caminhada de 11 dias também demonstrou a solidariedade das brasileiras às mulheres do Haiti após o terremoto que atingiu o país em janeiro. Houve coleta de contribuições para a reconstrução da ação das mulheres da MMM no Haiti e do movimento feminista do país.

Dia a dia

Durante os onze dias de caminhada, as mulheres passaram pelas cidades de Campinas, Valinhos, Vinhedo, Louveira, Várzea Paulista, Cajamar, Jordanésia, Perus, Osasco e São Paulo. Na abertura, marcando o centenário da proposição do Dia Internacional da Mulher, um grande ato público no centro de Campinas deu início à caminhada. No dia seguinte, as mulheres marcharam até Valinhos e deram início à programação de debates, oficinas e demais atividades de formação e culturais, realizadas pelas próprias marchantes.

Foram abordadas questões como trabalho doméstico; saúde da mulher e práticas populares de cuidado; sexualidade, autonomia e liberdade; educação não sexista e não racista; economia solidária e feminista; soberania alimentar, reforma agrária e trabalho das mulheres; agroecologia; biodiversidade, energia e mudanças climáticas; políticas de erradicação da violência doméstica e sexual; tráfico de mulheres e direito ao aborto.


As caminhantes participaram ainda de um ato público na cidade de Várzea (13/3), onde foi lançada a publicação “As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres”, uma tradução coletiva do livro de autoria da historiadora espanhola Ana Isabel Álvarez González, publicado pela SOF (Sempreviva Organização Feminista) e pela Editora Expressão Popular.


A Marcha contou com duas participações especiais. No dia 11, em Louveira, a feminista brasileira, radicada na França, Helena Hirata, debateu o trabalho das mulheres e a autonomia econômica, apontando questões centrais para uma transformação estrutural na sociedade que supere a desigual divisão sexual do trabalho. E em Perus, no dia 16, Aleida Guevara, médica cubana e filha de Ernesto Che Guevara, falou sobre o processo revolucionário de Cuba. Neste dia, as militantes entoaram com mais força uma das principais palavras de ordem desta caminhada: “Sou feminista, não abro mão do socialismo e da revolução!”


Após passar por todas as cidades, as mulheres chegaram à São Paulo. O último dia de caminhada foi marcado pela batucada feminista, que esteve a frente da caminhada com cerca de 150 jovens, sintetizando os ritmos e palavras de ordem entoados pelas caminhantes ao logo de toda a marcha.


O último dia contou também com as “Caminhantes”: duas bonecas com vestidos confeccionados em oficina pelas mulheres de vários estados, juntamente com a artista Biba Rigo. As Caminhantes sintetizam as lutas das mulheres brasileiras e tem dois destinos programados. O primeiro é a Ação regional da Marcha Mundial das Mulheres na Colômbia, contra a militarização do continente. O segundo destino é a República Democrática do Congo, no encerramento da 3ª ação internacional, em 17 de outubro.

A 3ª Ação Internacional continua!

A 3ª Ação Internacional tem como eixos principais quatro campos de ação que falam diretamente à realidade das mulheres: autonomia econômica, violência contra a mulher, paz e desmilitarização e bens comuns e serviços públicos. Os eixos foram adaptados à realidade das mulheres brasileiras e deram os contornos da plataforma política apresentada à sociedade a ao Estado. Entre as reivindicações estão: a criação de aparelhos públicos que contribuam com a socialização do trabalho doméstico, a não privatização de nossos recursos naturais, o aumento do salário mínimo, o fim de todas as formas de violência contra a mulher, a realização da reforma agrária e a legalização do aborto.

A mobilização é parte do calendário da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres, que acontece entre 8 de março e 17 de outubro de 2010. No primeiro período, mais de 20 países fizeram atividades de lançamento da 3ª ação, manifestações públicas e marchas de diferentes formatos. O encerramento da 3ª Ação Internacional será em Kivu do Sul, na República Democrática do Congo. Realizadas de cinco em cinco anos, as Ações Internacionais reúnem mulheres de vários países em grandes atos, mobilizações e atividades, que têm como objetivos centrais denunciar as condições de desigualdade em que vivem as mulheres e impulsionar a luta feminista para a transformação de nossas realidades – e do mundo.



Acompanhe as noticias da 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres

O Diário de Bordo escrito pelas caminhantes.

Veja as fotos da Ação 2010: http://www.flickr.com/photos/marchamulheres

18/03/2010: Ato público encerra 3ª Ação Internacional da Marcha Mundial das Mulheres no Brasil

17/03/2010: Marcha Mundial das Mulheres completa dez dias na estrada

16/03/2010: Maternidade deve ser opção, não destino imposto

15/03/2010: Marcha Mundial das Mulheres completa uma semana na estrada

14/03/2010: Caminhantes da Marcha Mundial das Mulheres encontram-se com as militantes da Comissão de Cozinha

13/03/2010: Várzea Paulista acolhe e é acolhida com entusiasmo pela Marcha Mundial das Mulheres

12/03/2010: Militantes seguirão em marcha pela autonomia econômica das mulheres

11/03/2010: Na marcha de Vinhedo a Louveira, mulheres destacam o combate ao agronegócio

10/03/2010: João, José, Zeca e Raimundo que se cuidem!

09/03/2010: A Marcha Mundial das Mulheres já está nas
ruas.



Ações da Marcha 2010
Tel.: (11) 3819-3876
marchamulheres@sof.org.br

FONTE: http://www.sof.org.br/acao2010/

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Deus me livre: Raça Negra

A sexualidade na menor idade



Por Lisa


Deparo-me, como moderadora do Leskut, com a quantidade de meninas menores de 16 anos que pretendem entrar na rede. Não me refiro as de 15 somente, mas as de 14, 13 anos, acredito também que algumas leitoras minhas aqui estejam nesta faixa etária. Talvez eu seja um pouco antiquada, mas aos 12 eu ainda tinha interesse por barbies, gostava de brincar na rua. Claro, tinha minhas paixões platônicas, mas por meninos, por que eu sequer sabia do significado da palavra lésbica, nem como seria uma relação entre mulheres.

O tempo foi passando e sozinha fui sentindo algo diferente ao olhar para as meninas, mas foi algo natural. Aos 15 eu tinha alguma idéia do que estaria acontecendo, mas ainda não me considerava pronta para assumir qualquer coisa para mim mesma. Aos 16 iniciei nos bate papos da vida e vi que realmente aquele era o meu mundo, mas até pôr em prática…

Recebi e-mail tempos atrás de uma menina de 11 anos indagando como contar aos pais que é lésbica. Não compreendi de início e imaginei que poderia ser somente questão de “modidinha”, como me referi em outra coluna. Porém ela estava certa disto, se dizia apaixonada e que inclusive tinha namorada. Aconselhei que esperasse o tempo passar, chegar realmente a adolescência para ver se o que sentia era realmente aquilo.

Um dos motivos da minha coluna sobre estarmos na moda foi este, estamos “fazendo” uma geração de lésbicas cada vez mais novas. A informação, a era digital, a televisão, todos os meios de comunicação nos deixam um leque enorme de possibilidades, que não existiam na minha infância. Penso como estaria eu hoje em dia, se tivesse meus 13 anos, talvez eu já tivesse até namorada, como meninas de 11, 12 anos tem.

Existem casos em que a homossexualidade realmente aparece já na infância, mas de forma ingênua, não sexualizada como hoje em dia. Existem meninos que aos 4 anos que preferem brincar de bonecas e meninas que gostam dos carrinhos, significa que serão gays na adolescência? Talvez sim, talvez não!

Todo o contexto de sexualidade na infância não se encaixa só no nosso mundo gay, mas também no mundo hetero, cada vez mais crianças geram outras crianças. A minha única dúvida é se na idade da pré adolescência somos capazes de ter vivência e experiência para possibilitar uma descoberta tão importante como a orientação sexual.

Fiquei com uma mulher somente aos 18 anos, entendo que foi a minha época certa, pois assim consegui assimilar melhor as coisas. Conheço mulheres que somente depois dos 30 tiveram algum contato homossexual e assim se mantiveram. Tem idade para descobrir a orientação sexual? Acredito que não, mas caso exista, ela certamente está diminuindo.

Jussara Silveira: DAMA DO CASSINO em video

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...