Vote Em Nós

terça-feira, 26 de abril de 2011

Deputado Federal Gay atuando...

Carta do Deputado Jean Wyllys - uma ode ao estado Laico

Em primeiro lugar, quero lembrar que nós vivemos em um Estado Democrático de Direito e laico. Para quem não sabe o que isso quer dizer, “Estado laico”, esclareço: O Estado, além de separado da Igreja (de qualquer igreja), não tem paixão religiosa, não se pauta nem deve se pautar por dogmas religiosos nem por interpretações fundamentalistas de textos religiosos (quaisquer textos religiosos). Num Estado Laico e Democrático de Direito, a lei maior é a Constituição Federal (e não a Bíblia, ou o Corão, ou a Torá).


Logo, eu, como representante eleito deste Estado Laico e Democrático de Direito, não me pauto pelo que diz A Carta de Paulo aos Romanos, mas sim pela Carta Magna, ou seja, pelo que está na Constituição Federal. E esta deixa claro, já no Artigo 1º, que um dos fundamentos da República Federativa do Brasil é a dignidade da pessoa humana e em seu artigo 3º coloca como objetivos fundamentais a construção de uma sociedade livre, justa e solidária e a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. A república Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos princípios da prevalência dos Direitos Humanos e repúdio ao terrorismo e ao racismo.


Sendo a defesa da Dignidade Humana um princípio soberano da Constituição Federal e norte de todo ordenamento jurídico Brasileiro, ela deve ser tutelada pelo Estado e servir de limite à liberdade de expressão. Ou seja, o limite da liberdade de expressão de quem quer que seja é a dignidade da pessoa humana do outro. O que fanáticos e fundamentalistas religiosos mais têm feito nos últimos anos é violar a dignidade humana de homossexuais.


Seus discursos de ódio têm servido de pano de fundo para brutais assassinatos de homossexuais, numa proporção assustadora de 200 por ano, segundo dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia e da Anistia Internacional. Incitar o ódio contra os homossexuais faz, do incitador, um cúmplice dos brutais assassinatos de gays e lésbicas, como o que ocorreu recentemente em Goiânia, em que a adolescente Adriele Camacho de Almeida, 16 anos, que, segundo a mídia, foi brutalmente assassinada por parentes de sua namorada pelo fato de ser lésbica. Ou como o que ocorreu no Rio de Janeiro, em que o adolescente Alexandre Ivo, que foi enforcado, torturado e morto aos 14 anos por ser afeminado.


O PLC 122 , apesar de toda campanha para deturpá-lo junto à opinião pública, é um projeto que busca assegurar para os homossexuais os direitos à dignidade humana e à vida. O PLC 122 não atenta contra a liberdade de expressão de quem quer que seja, apenas assegura a dignidade da pessoa humana de homossexuais, o que necessariamente põe limite aos abusos de liberdade de expressão que fanáticos e fundamentalistas vêm praticando em sua cruzada contra LGBTs.


Assim como o trecho da Carta de Paulo aos Romanos que diz que o “homossexualismo é uma aberração” [sic] são os trechos da Bíblia em apologia à escravidão e à venda de pessoas (Levítico 25:44-46 – “E, quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das gentes que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas…”), e apedrejamento de mulheres adúlteras (Levítico 20:27 – “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles…”) e violência em geral (Deuteronômio 20:13:14 – “E o SENHOR, teu Deus, a dará na tua mão; e todo varão que houver nela passarás ao fio da espada, salvo as mulheres, e as crianças, e os animais; e tudo o que houver na cidade, todo o seu despojo, tomarás para ti; e comerás o despojo dos teus inimigos, que te deu o SENHOR, teu Deus…”).


A leitura da Bíblia deve ensejar uma religiosidade sadia e tolerante, livre de fundamentalismos. Ou seja, se não pratica a escravidão e o assassinato de adúlteras como recomenda a Bíblia, então não tem por que perseguir e ofender os homossexuais só por que há nela um trecho que os fundamentalistas interpretam como aval para sua homofobia odiosa.


Não declarei guerra aos cristãos. Declarei meu amor à vida dos injustiçados e oprimidos e ao outro. Se essa postura é interpretada como declaração de guerra aos cristãos, eu já não sei mais o que é o cristianismo. O cristianismo no qual fui formado – e do qual minha mãe, irmãos e muitos amigos fazem parte – valoriza a vida humana, prega o respeito aos diferentes e se dedica à proteção dos fracos e oprimidos. “Eu vim para que TODOS tenham vida; que TODOS tenham vida plenamente”, disse Jesus de Nazaré.


Não, eu não persigo cristãos. Essa é a injúria mais odiosa que se pode fazer em relação à minha atuação parlamentar. Mas os fundamentalistas e fanáticos cristãos vêm perseguindo sistematicamente os adeptos da Umbanda e do Candomblé, inclusive com invasões de terreiros e violências físicas contra lalorixás e babalorixás como denunciaram várias matérias de jornais: é o caso do ataque, por quatro integrantes de uma igreja evangélica, a um centro de Umbanda no Catete, no Rio de Janeiro; ou o de Bernadete Souza Ferreira dos Santos, Ialorixá e líder comunitária, que foi alvo de tortura, em Ilhéus, ao ser arrastada pelo cabelo e colocada em cima de um formigueiro por policiais evangélicos que pretendiam “exorcizá-la” do “demônio”.


O que se tem a dizer? Ou será que a liberdade de crença é um direito só dos cristãos?


Talvez não se saiba, mas quem garantiu, na Constituição Federal, o direito à liberdade de crença foi um ateu Obá de Xangô do Ilê Axé Opô Aforjá, Jorge Amado. Entretanto, fundamentalistas cristãos querem fazer uso dessa liberdade para perseguir religiões minoritárias e ateus.


Repito: eu não declarei guerra aos cristãos. Coloco-me contra o fanatismo e o fundamentalismo religioso – fanatismo que está presente inclusive na carta deixada pelo assassino das 13 crianças em Realengo, no Rio de Janeiro.


Reitero que não vou deixar que inimigos do Estado Democrático de Direito tente destruir minha imagem com injúrias como as que fazem parte da matéria enviada para o Jornal do Brasil. Trata-se de uma ação orquestrada para me impedir de contribuir para uma sociedade justa e solidária. Reitero que injúria e difamação são crimes previstos no Código Penal. Eu declaro amor à vida, ao bem de todos sem preconceito de cor, raça, sexo, idade e quaisquer outras formas de preconceito. Essa é a minha missão.


Jean Wyllys (Deputado Federal pelo PSOL Rio de Janeiro)

Quatro anos de parceria Glich e Prefeitura de Feira de Santana

Saudações!

Domingo dia 01 de Maio as 20:00h a Diversidade LGBT e a Cultura Eletro Pop vão invadir a 74º Edição da Micareta de Feira de Santana, a maior festa de música e trios do interior do Brasil.

Trata-se do Trio de música eletrônica e da Diversidade Cultural de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e de outras pessoas simpatizantes.
O trio sairá pelo 4º Ano consecutivo e tem o total apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento de Eventos.

Este ano a trio deixará de desfilar na quinta-feira (abertura do evento) e desfilará no Domingo último dia da folia, o trio trará como atrações os consagrados DJ,s Marcio Campos (FSA) e Dinho Secco (Cachoeira) alem de outros convidados.

Esta iniciativa visa promover à diversidade sexual e cultural, na maior festa de rua do nosso município, levantando a bandeira do respeito e da inclusão LGBT em todos os espaços de manifestações populares. Durante o evento ainda será realizados distribuição de preservativos e mensagens de prevenção as DST/AIDS e Hepatites Virais.

Também é importante garantir a promoção da Música Eletrônica em festa como o Carnaval e a micareta , entendendo que este é um estilo musical muito cultuado pelo público jovem e por pessoas que não curtem determinados tipos de músicas que são predominantes nas Micaretas de todo Brasil.

Não há dúvida que a evolução da batida eletrônica e a harmonia da música ao vivo simultânea ao trabalho do DJ, enriquecem e viram um atrativo a mais no variado cardápio de atrações da Micareta de Feira de Santana, aliado a alegria e a irreverência das DRAGS, Transformistas e Artistas performáticos que irão dá o toque de alegria ao TRIO FANTAZY.

Assim como, é de suma importância que os movimentos sociais ocupem cada vez mais espaços dentro da festa para divulgar suas culturas e manifestar suas liberdades coletivas e individuais, entendo a Micareta como também um espaço de auto-afirmação social.

Grato,
Rafael Carvalho - GLICH

Diálogo entre ciência e Divulgação Científica


O quê: Lançamento do livro Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas e palestra com o professor Carlos Vogt
Onde: Auditório da Escola de Administração da UFBA (Av. Reitor Miguel Calmon, s\n, Vale do Canela – Salvador, Bahia)
Quando: 29 de abril de 2011, sexta-feira, às 19h
Preço do livro: R$ 35,00
Preço promocional de lançamento: R$ 30,00

Informações técnicas
ISBN: 978-85-232-0776-2
Número de páginas: 240
Formato: 17 x 24 cm
Ano: 2011

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Promotora e esposo presos por suspeita de corrupção



A promotora de Justiça Deborah Guerner e seu marido, o empresário Jorge Guerner, foram presos nesta quarta-feira, 20, pela Polícia Federal, em Brasília. Investigados por envolvimento no esquema de corrupção no Distrito Federal, eles tiveram o pedido de prisão preventiva decretado pela Justiça Federal, sob acusação de que estariam obstruindo as investigações. O Ministério Público também suspeitava de um planejamento do casal para deixar o País, após recente viagem que eles teriam feito à Itália, nas últimas semanas.




Promotora foi presa em Brasília nesta quarta-feira,20.



Além da prisão decretada, Deborah Guerner foi alvo de uma nova denúncia à Justiça. Ela e dois médicos foram denunciados nessa terça-feira, 19, sob a acusação de criar atestados falsos para obstruir as investigações. Os advogados da promotora disseram que tentarão ainda nesta quarta um pedido de habeas corpus à Justiça. Deborah foi encaminhada para a superintêndencia da Polícia Federal e o marido pode ser transferido para o presídio da Papuda, já que não teria formação superior.





Deborah Guerner é acusada de atuar ao lado do ex-procurador geral do DF, Leonardo Bandarra, para cobrar propina do governo do Distrito Federal, em troca de proteção do Ministério Público. Deborah e Bandarra respondem a processo de expulsão do serviço público, no Conselho Nacional do Ministério Público. Os nomes dos promotores foram citados na Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema conhecido como mensalão do DEM, que terminou com a prisão e perda do mandato do então governador do DF, José Roberto Arruda.
No início do mês, teve início o julgamento e três conselheiros manifestaram-se favoravelmente à pena máxima — demissão do cargo e ação penal. Devido a um pedido de vistas do processo, o julgamento foi suspenso e será retomado em 17 de maio. Oito conselhereiros ainda vão votar.


FONTE: Blog estadão.com.br

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Lésbics e gays são de segunda classe

Cliquem para saber mais

http://www.blogcidadania.com.br/2011/04/homossexual-no-brasil-e-cidadao-de-segunda-classe/



Fonte: Lista do Fórum Baiano LGBT

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Video e vida se confundem em realidades horripilantes

Presidente do Grupo Omni casará...

...Mesmo diante de tantos preconceitos. Mesmo quando a Bahia assume o posto de primeiro lugar em mortes de homossexuais, ainda é na Bahia que se oficializa o maior número de união estável entre lésbicas e gays.



Ainda sem data fixa para o casório, tudo indica que acontecerá na III Parada da Diversidade em 2011 os dois casais de lésbicas manifestaram o desejo de que a presidente do grupo lgbttt Omni de Cruz das Almas oficializasse seu enlace, ambos os casais convivem juntas há nove anos.



As lésbicas: Juçara de Jesus Barbosa, técnica em manutenção de computadores, trinta e seis anos e Márcia Cristina de Sousa Coutinho, historiadora, trinta e dois anos ambas baianas, as lésbicas Iracema Salomão Cruzalmense e Marilia estão radiante com a possibilidade de ter seus direitos civis garantidos.



O blog Katrina e o Grupo LGBT Omni dão felicitações e estima que mais casais homossexuais baseados na atitude das meninas optem por demonstrar mais uma vez que todo e qualquer armário é transparente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...