Vote Em Nós

domingo, 31 de março de 2013

Ney Matogrosso - O Mundo É Um Moinho


ventos de guerra varrem a península da Coreia



30/3/2013 0:03
Por Redação, com agências internacionais - de Pyongyang

A propaganda de guerra se tornou uma constante nas grandes concentrações populares da Coreia do Norte
A propaganda de guerra se tornou uma constante nas grandes concentrações populares da Coreia do Norte
O governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) declarou nesta sexta-feira que já pertence ao passado o tempo de responder com palavras às campanhas contra o país encabeçadas pelos Estados Unidos, em uma declaração na qual anuncia que entrou em estado de guerra com a Coreia do Sul. A declaração, assinada pelo governo, partidos políticos e entidades da República Popular Democrática da Coreia qualifica de extremamente graves as manobras agressivas dos Estados Unidos, que violam a soberania e os interesses do país.
No documento se anuncia que o marechal Kim Jong Un “assinou o plano sobre o cumprimento da missão de ataque das forças dos mísseis estratégicos do Exército Popular da Coreia”, depois de uma reunião de emergência para abordar o tema. A decisão é a declaração de combate para preparar a oportunidade transcendental de abrir uma nova época que ponha fim à história de confrontação com os Estados Unidos, agrega a nota.
O documento assinala que esta é a advertência final aos Estados Unidos, à Coreia do Sul e demais forças hostis à reunificação da Península Coreana e que o pronunciamento reconhece a vontade do exército e do povo da RPDC de acabar com os inimigos. O comunicado afirma que oficiais, soldados e o povo da Coreia Popular estão dispostos a se levantar “como gigantes na batalha de vida ou morte contra os inimigos e conquistar a vitória da causa da reunificação da Pátria”.
A declaração expressa a decisão das autoridades do país “de tomar contramedidas militares frente às atuais provocações para defender a soberania e a dignidade da RPDC”. O documento denuncia o uso pelos Estados Unidos em suas manobras militares com a Coreia do Sul de bombardeiros estratégicos nucleares B-52 e de outros aviões sofisticados, que qualifica de grande provocação e desafio aberto.
Numa praça Kim Il Sung, em Pyongyang lotada com mais de 100 mil pessoas foi lido um documento que afirma: “Dado que se acendeu a chama da guerra total, as forças armadas revolucionárias da RPDC aniquilarão completamente a horda de agressores com um ataque preventivo demolidor e implacável”.
Fonte: http://correiodobrasil.com.br/destaque-do-dia/ventos-de-guerra-varrem-a-peninsula-da-coreia/594596/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=b20130331 

sábado, 30 de março de 2013

Presidentes estaduais do PT discutem PED 2013 e Campanha Nacional pela Reforma Política



 


Os presidentes dos diretórios estaduais e secretários estaduais de Organização do Partido dos Trabalhadores participaram ontem de uma reunião em São Paulo, com membros da direção nacional do Partido. 

Na pauta da reunião temas como o Processo de Eleição Direta (PED) 2013 e a Campanha Nacional do Projeto de Iniciativa Popular para a Reforma Política,aprovada na última reunião do Diretório Nacional do PT. Também deverá ser feito um primeiro levantamento do cenário político nos estados com relação às eleições de 2014.

A reunião foi coordenada pelo presidente nacional do PT, Rui Falcão e contou com a participação de membros da Comissão Executiva Nacional do PT.

Com relação à campanha nacional pela reforma política encabeçada pelo PT, a meta até o final do ano é conseguir 1, 5 milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Reforma Política. 
Na opinião dos dirigentes nacionais, como o PT é um partido que tem tradição em matéria de grandes mobilizações nacionais, a ideia é envolver os movimentos sociais, as centrais sindicais e as organizações da sociedade civil numa grande campanha institucional.

Ajude na divulgação deste documento, compartilhando isto nas redes sociais e curta a página da SORG no Facebook.
Sorg

quinta-feira, 28 de março de 2013

Paulinho da Viola - Oficial várias


Nota de descontentamento com o veto do material educativo HQ. Por GLICH



 Feira de Santana, 27 de março de 2013
  
 
Para: Ministério da Saúde
 
Ao Excelentíssimo Ministro da Saúde, Senhor Alexandre Padilha
 
Prezado,
 
O GLICH - Grupo Liberdade, Igualdade e Cidadania Homossexual, entidade sem fins lucrativos (ONG), fundada em 02 de abril de 2002, CNPJ nº 05.248.185/0001-71, sediada na Rua dos Contabilistas, Centro, nº 101, CEP: 44001-560, Feira de Santana-BA. Que tem por objetivos, lutar pela cidadania plena dos gays, lésbicas, travestis, transexuais, pessoas vivendo com HIV\AIDS outras minorias sociais, denunciando publicamente todas as manifestações de preconceito e discriminação, impedindo sempre na estrita observância da lei, que homens e mulheres sejam discriminados por causa de sua orientação sexual ou estilo de vida, desde que tais expressões respeitem a liberdade alheia.

Vimos por meio deste expressar nosso descontentamento e indignação ao veto do material educativo Perguntas e Respostas e  outras Histórias em Quadrinhos, produzidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e Ministério da Educação (MEC).Essa HQ (ou História em Quadrinhos), de acordo com a apresentação o material, foi criado para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento, inclusão, autoestima, escola, família, preconceito, respeito e participação juvenil.

Mais uma vez sem justifica plausível este governo, ora representado pelo senhor, executa uma ação visivelmente preconceituosa que retrocede nos avanços dos direitos civis e sociais de uma parte da população brasileira representada por pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, travestis e transexuais, tendo como consequência desta atitude a corroboração com a vulnerabilidade à AIDS a qual estes cidadão são vítimas historicamente.

Os vetos das campanhas de 1º de dezembro de 2011 e agora deste material educativo acarreta no acréscimo da prevalência e da incidência do HIV/AIDS e outras DST,  entre LGBT e outras populações  como mulheres heterossexuais e\ou bissexuais, principalmente os as jovens.

Como superar uma epidemia concentrada, se o próprio governo que admite este problema não é capaz de elaborar meio de informar a população e protegê-la pois,  estão arraigados  em  preconceitos, enquanto uma  parcela da população vem sendo acometida por essa  doença e morrendo em conseqüência dela, do preconceitos e das discriminações, incluindo as discriminações institucionais, que tem se mostrado como uma das principais causas  do avanço da epidemia que é auxiliadas pela tecnocracia e burocracia governamental.

De acordo com estudos e pesquisas do próprio governo, a tendência para todo o Brasil “apesar de o número de casos no sexo masculino ainda, ser maior entre heterossexuais, a epidemia no país é concentrada. Ao longo dos últimos 12 anos, a porcentagem de casos na população de 15 a 24 anos caiu. Já entre os gays a mesma faixa houve aumento de 10,1% entre os gays da mesma faixa. Em 2010, para cada 16 homossexuais dessa faixa etária vivendo com aids, havia 10 heterossexuais.
O último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde - MS, 2011, destaca “A população de jovens gays apresenta uma particular vulnerabilidade ao HIV/aids. Segundo a tendência observada nas ultimas pesquisas em conscritos, jovens do sexo masculino de 17 a 22 anos de idade, a prevalência de infecção pelo HIV na população HSH jovem aumentou entre 2002 e 2007, passando de 0,56% para 1,2%. Cabe destacar que a prevalência observada nos conscritos HSH é superior à prevalência observada na população total de conscritos (0,09% em 2002;0,12% em 2007)”

Esta situação se mantém constante desde o início da epidemia, na década de 1980. A aids tem sido um problema crítico social e de saúde entre gays e outros HSH, apesar  das várias iniciativas e esforços para uma resposta de maior impacto ao avanço da epidemia junto a esses segmentos, há indicadores de que a ocorrência de infecção pelo HIV persiste em patamares elevados. “A epidemia entre HSH tem apresentado maior intensidade, estando associada às relações entre vulnerabilidade e homofobia e aos diferentes padrões de difusão da doença nesse grupo, sendo bastante relevante as taxas de crescimento entre jovens, nesta categoria, apresentam médias superiores às encontradas em outros grupos populacionais na mesma faixa etária[1]

Ainda, “de acordo com parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia no Brasil é concentrada. Estudos realizados em 10 municípios brasileiros, entre 2008 e 2009, estimaram taxas de prevalência para o HIV de 10,5% entre HSH (Kerr, 2009); de 5,9% entre UDI (Bastos, 2009); e de 4,9% entre mulheres profissionais do sexo (MPS) (Szwarcwald, 2009), enquanto que, na população geral a taxa média de prevalência está em torno de 0,6%. Outro estudo realizado em 2006 aponta que os HSH têm uma probabilidade de desenvolver aids 18 vezes maior do que os homens heterossexuais (Beloqui, 2006)” (idem)

Assim, os gays, especialmente os mais jovens, apresentam uma vulnerabilidade acrescida para as DST e o HIV, já que outras circunstâncias que afetam as suas vidas como a discriminação e homofobia. Nos últimos anos embora possam se destacar conquistas obtidas em defesa dos direitos dos homossexuais brasileiros, devemos, entretanto, reconhecer, igualmente, que a sua crescente organização e visibilidade têm permitido avaliar com mais clareza a grave extensão da violação de seus direitos e garantias fundamentais. A violência crescente e a discriminação contra homossexuais são, sem dúvida, empecilhos para as ações de prevenção e promoção da saúde nesta população.

Os jovens gays sofrem ainda mais as consequências da discriminação e a exclusão, pela sua dependência da família para seu sustento e moradia. Nesse ambiente, o familiar, onde deveria encontrar apoio e contenção, é onde na maioria das vezes são reprimidos ou rejeitados, com graves consequências como abandono escolar, prostituição e exclusão. Em recente pesquisa sobre Violência Homofóbica realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, analisando os dados do Disk 100, destaca que “um dos dados da pesquisa que causou surpresa foi o fato de que em 62% das denúncias, as vítimas conheciam seus agressores, existem muitas famílias que expulsam os filhos que se assumem homossexuais e existe ainda o entendimento errôneo de que homossexualidade e orientação sexual podem ser corrigidos por meio de agressões. O levantamento aponta, ainda, que a maioria das vítimas e dos suspeitos de agressão tem de 15 a 29 anos[2]” revelando as vulnerabilidades que expõem jovens gays e  outros HSH à epidemia de AIDS e outras DSTs.

No âmbito escolar a situação é ainda mais preocupante, em estudo recente feito pela Reproplatina em 11 capitais brasileiras conclui-se que “o resultado mais importante da pesquisa foi a constatação de que existe sim homofobia nas escolas, reconhecida pela grande maioria das e dos participantes como problema importante que merece toda a atenção” ainda, destaca que “ as consequências da homofobia são muito prejudiciais para adolescentes LGBT e inclui tristeza, baixa autoestima, isolamento, violência abandono escolar e até o suicídio”[3] revelando a realidade da problemática.

Assim, diante de tudo isso Senhor Ministro, questionamos, qual será a forma que o senhor vislumbra para atuar contra esta doença que assola nossa sociedade, se não por meio da educação?

Como não tratar de temas cruciais como sexualidade, gênero, orientações sexuais, drogas e estigmas se estamos lidando com uma doença que se utiliza dessas questões para se propagar?

É preciso avançar na discussão e nas formas de fazer prevenção contras AIDS e outras DSTs, correndo o risco de retrocedermos no avanço da luta contra o crescimento da epidemia no Brasil, e atitudes como  o  veto de materiais educativos como estes acarreta em prejudicar vidas que por falta do acesso a informação, tornam-se vítimas da AIDS e outras DSTs.

Por isso, solicitamos mais uma vez que atitudes como essa sejam revistas e não se repitam neste ou em qualquer outro governo se revelando retrogrado, preconceituoso e despreocupado com parte de sua população.
 
Atenciosamente,
 
Fabio Ribeiro
Presidente
 

[1] Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e DST entre  Gays, outros Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) e Travestis.disponível emhttp://www.aids.gov.br/sites/default/files/anexos/publicacao/2008/40373/plano_hsh_pdf_25272.pdf, Acesso em 18/08/2012
[2] 1° Levantamento Sobre Violência Homofóbica, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2011. Disponivel em http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1284089&tit=Violencia-contra-gays-comeca-em-casa, Aceso em 23/08/2012
[3] Reprolatina, Projeto Escola sem Homofobia. Estudo qualitativo sobre homofobia no ambiente escolar em 11 capitais brasileiras. Relatório Técnico Final, 2011


Fábio Ribeiro
Presidente do GLICH
Coordenador Geral da APGFS
Acesse: http://glichfsa.blogspot.com
Cel:0xx(75)-8140-5479

Paulinho da Viola - Que Trabalho é Esse



Uso de fone de ouvido em aparelhos sonoros é lei na Bahia



Já é lei na Bahia. A partir de agora, passageiros de transportes coletivos intermunicipais que circulam no estado devem usar fone de ouvido em aparelhos sonoros, enquanto permanecerem no interior desses veículos. O governador Jaques Wagner sancionou o projeto de lei 19.731/2012, de autoria do deputado estadual Carlos Geilson (PTN). A publicação está no Diário Oficial desta quinta-feira (28). Geilson afirma que esta lei atende a um clamor popular e contribuirá para a inibição de inúmeras confusões que, frequentemente, têm sido protagonizadas nesses transportes, pelo uso indevido de aparelhos sonoros. “Tal lei busca a efetivação de uma categoria jurídica constitucional que está em voga, o direito à saúde e ao meio ambiente sadio e devidamente equilibrado”, frisa.

MS lança selo Blog Amigo da Saúde



Clique com o botão direito sobre a imagem e selecione “Salvar Como”
Estudos mostram que cada vez mais pessoas buscam conhecimento em saúde na internet. Por isso, no último dia 7, o Ministério da Saúde lançou o selo “Blog Amigo da Saúde”, durante encontro do ministro Alexandre Padilha com blogueiras. O selo procura estreitar a comunicação e agregar ações com os blogs geradores de conteúdo sobre saúde na internet, aproximando a população de canais abertos de informação. Por isso é tão importante levar informações corretas para o espaço virtual.
O selo pode ser estampado em alguma área do seu blog ou inserido nas produções que você fizer sobre saúde, ou ainda, criando uma tag e hiperlincando o selo para suas próprias produções tagueadas. Caso prefira, também pode redirecionar seus leitores para o site do Ministério da Saúde ou para o Blog da Saúde. A ação deve facilitar a disseminação de conteúdo de promoção da saúde, divulgando assim, o autocuidado entre as pessoas.
Seja um Blog Amigo da Saúde – envie seu nome completo, telefone, nome e link do blog e seu tema de interesse para minsaude2011@gmail.com. Os dados serão utilizados de forma restrita pelas redes sociais do Ministério da Saúde para envio de materiais exclusivos como releases, artigos, vídeos sobre temas específicos, além de participação de outras ações como ocorrido no encontro do ministro Alexandre Padilha com as blogueiras.
As redes sociais do Ministério da Saúde são parceiras da população. Além de levar informações do órgão, os nossos perfis são abertos à participação de todos. Além do compartilhamento de conteúdos produzidos pelos internautas em nossos canais, há também, no Blog da Saúde, um espaço dedicado a conteúdos colaborativos dos cidadãos, a aba você e o SUS.
Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/ms-lanca-selo-blog-amigo-da-saude/ 

Pr Marco Feliciano diz que Católicos adoram a Satanás


"...O meu Deus, o meu Jesus não foi feito pra andar nem em braço nem em pescoço de lésbica, nem de pederastas, o meu Jesus nasceu..." Marco Feliciano.

Observe como ele poe fogo e a igreja acompanha essa segregação. Observe como essas pessoas estão equivocadas e parecem prontas a irem pra guerra, uma guerra contra outras pessoas humanas como eles, mas que o tempo inteiro é desfocada como inimigas. Isso é religião? Isso é fé? 

Me parece algo da época da perseguição de Jesus, em que se partia pra briga por território, onde se causava mortes e tomava-se o terreno. Tudo em nome de "DEUS" que deus é esse que ainda hoje atua com morte e contendas?

TV estatal brasileira fez um ano sem ter conquistado audiências



por
SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro08 dezembro 2008

Brasil. Canal lançado por Lula da Silva tem um peso insignificante no país

Ao completar um ano de criação, a estatal brasileira TV Brasil ganhou reforço tecnológico. Apesar disso, as suas audiências continuam pífias e, em geral, não chegam a 1% nas principais regiões em que está no ar.
Recentemente, o Presidente Lula da Silva participou na cerimónia de assinatura do protocolo entre as televisões públicas federais para a implantação de uma plataforma única de transmissão do sinal digital para todo o país. A novidade tecnológica juntou TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, Canal Educação e Canal Cidadania. Pretende o Governo que, em 20 anos, a imagem da TV Brasil cubra toda a nação. "A junção das emissoras públicas federais numa só plataforma transmissora dos sinais digitais representará uma redução expressiva de custos, em torno de 80% do total que seria gasto caso cada canal fosse montar a sua própria plataforma", informou o Governo.
Mas num artigo no sítio Comunique-se, o colunista António Brasil criticou duramente a TV Brasil. Afirmou que a meta de se comparar à inglesa BBC está distante e disse que, em vez da TV pública, a serviço da sociedade, como dizem os seus defensores, a TV Brasil é apenas uma TV estatal ao serviço dos governos. António Brasil citou a coluna "Outro Canal", do jornal Folha de São Paulo, que concluiu: "A TV de Lula fez um ano sem conteúdo, sem sinal e sem público." O Governo gastou cem milhões de euros no projecto. E opinou António Brasil: " Pode não ser a rede pública nacional que o Presidente imaginou. Mas certamente não é a televisão que os brasileiros ansiavam. Continua ignorada pelos telespectadores e pelos media. Para os defensores de uma TV pública independente e de qualidade, é uma grande decepção."
Entre as grandes cidades, a TV Brasil só cobre o Rio de Janeiro, Brasília e São Luís. Mas em 2009 a rede deverá cobrir mais 39 cidades.|
Fonte: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1137115 

Domingos Dutra renuncia à presidência da Comissão de Direitos Humanos


Ministro da Saúde defende "actuação forte" para médicos com remunerações indevidas



28/03/2013 - 10:36

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, defendeu esta quinta-feira uma “actuação forte” para que não se repitam os casos de médicos de família que alegadamente receberam remunerações indevidas e recomendou que os conselhos de administração estejam atentos, avança a agência Lusa.

“Esses casos têm que ser corrigidos, têm que ter uma actuação forte no sentido de não serem repetidos, no sentido de uma acção relativamente aos próprios médicos quando de facto recebam remunerações indevidas, mas também dos próprios conselhos de administração que têm que estar atentos a essas realidades”, afirmou.

O ministro falava à margem da cerimónia de tomada de posse dos novos conselhos de administração dos centros hospitalares de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Tâmega e Sousa.

Paulo Macedo respondia a questões sobre uma notícia avançada pelo jornal Público segundo o qual a Inspecção da Saúde detectou médicos de família a ganhar mais de 100 mil euros por ano.

“Há casos que têm que ser corrigidos e corrigidos de uma forma determinada”, salientou o governante que frisou, porém, tratarem-se de casos “pontuais face àquilo que são dezenas de milhares de profissionais médicos que trabalham no Serviço Nacional de Saúde e que na sua esmagadora maioria cumprem e têm uma elevada dedicação”.

Já quanto aos médicos que recebam remunerações indevidas, Paulo Macedo defendeu que “há que agir” quer “ao nível interno quando caso disso, quer através dos conselhos de administração, quer através da inspecção de actividades em saúde, quer também, quando se justifica, designadamente nas fraudes que são conhecidas, relativamente às prescrições de medicamentos indevidas, através do Ministério Público e da Polícia Judiciária”.

Fonte:  http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/28-03-13/ministro-da-saude-defende-actuacao-forte-para-medicos-com-rem 

Mandela hospitalizado devido a nova infeção hospitalar



Mandela hospitalizado devido a nova infeção hospitalar Jon Hrusa, EPA

Nelson Mandela foi internado devido à recorrência de uma infeção pulmonar, revelou a Presidência sul-africana. O antigo Presidente da África do Sul, que deu entrada no hospital pouco antes da meia-noite, já tinha sido hospitalizado durante quase três semanas em dezembro. No início de março, o Nobel da Paz passou 24 horas em internamento para a realização de um chek-up.

“Os médicos estão a assegurar que ele beneficia do melhor tratamento possível e de todo o conforto”, lê-se num comunicado do gabinete do Presidente Jacob Zuma, sem precisar em que local está internado o primeiro Chefe de Estado negro da África do Sul.

“Apelamos a todas as pessoas na África do Sul e no mundo que rezem pelo nosso querido Madiba [como é conhecido no país] e pela sua família e que os mantenham no pensamento. Temos plena confiança na equipa médica e sabemos que vão fazer tudo o que for possível para que consiga recuperar”, acrescenta o comunicado.

Jacob Zuma apela aos jornalistas para que “respeitem a intimidade de Mandela para que os médicos possam fazer o seu trabalho”.

O histórico líder sul-africano, de 94 anos, tem sofrido de várias infeções pulmonares na sequência da tuberculose que contraiu na prisão da ilha de Robben, onde passou 18 dos 27 anos em que o regime do apartheid o manteve preso.

Mandela foi libertado em 1990, recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993 e foi eleito Presidente em 1994, tornando-se o primeiro negro a tornar-se Chefe de Estado na África do Sul. Cargo que ocupou até 1999.

O antigo Presidente retirou-se da vida pública em 2004. A última vez que foi visto em público foi em 2010, quando fez uma breve aparição na abertura do Mundial de futebol. 

Fonte: http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=639288&tm=7&layout=121&visual=49 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Caetano Veloso No Circo Voador (Continuação)


Caetano Veloso No Circo Voador


Ranking dos Políticos-



Vitória da Conquista debate fortalecimento de políticas de enfrentamento à violência


Março Mulher







Fortalecimento da rede de atenção à mulher, qualificação dos serviços e equipamentos destinados às vítimas de violência, financiamento das políticas de gênero, entre outros assuntos, foram discutidos nesta segunda-feira (25) no encerramento das atividades do calendário Março Mulher, em Vitória da Conquista, sudoeste baiano. A secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, participou do evento, organizado pela prefeitura local, Conselho de Defesa da Mulher e instituições parcerias.

Para a secretária, o trabalho integrado de diversas organizações que atuam no enfrentamento à violência contra a mulher na cidade é referência para outras regiões. “Trata-se de uma rede consolidada, que é fundamental para a superação dos índices de violência”, destacou durante o evento, na presença de representantes de cerca de cinquenta entidades que integram o trabalho. Ela citou o esforço para instalação de novos equipamentos de caráter territorial, a exemplo de casa-abrigo e centro de referência. Em seguida, a gestora visitou as instalações da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), inaugurada pelo governo estadual em 2005.


Fotos: Kleidir Costa/SPM

Contato:
Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM
Assessoria de Comunicação – 71 3117-28

sábado, 23 de março de 2013

Embrapa de Petrolina recebe deputados baianos e Juazeiro abriga a Assembleia Itinerante em abril




Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta quarta-feira (20), o requerimento do deputado Marcelino Galo (PT) solicitando uma visita técnica ao Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido (CPATSA), vinculado à Embrapa, no município de Petrolina, em Pernambuco. Essa visitação acontece na manhã do dia 4 de abril e servirá para os deputados terem conhecimento das técnicas de construção de reservas hídricas e alimentares para a convivência com o semiárido. Nessa mesma data, será realizada a Assembleia Itinerante no município de Juazeiro, que acontece à tarde, com a intenção de aproximar a Casa Legislativa e a população da região norte da Bahia.

Para o parlamentar petista, a visita à Embrapa/CPATSA vai servir para apresentar aos deputados baianos o trabalho desenvolvido pela Embrapa Semiárido, que recentemente foi provocada para tornar seu trabalho exclusivo para áreas irrigadas. “Além de defender a continuação dos trabalhos do órgão, como vem acontecendo, é preciso também se apoderar da responsabilidade sociopolítica e se manifestar para defender o trabalho da Embrapa Semiárido, que desenvolve projetos de pesquisa contemplando diversas áreas do conhecimento e considerando a diversidade de realidades e culturas da população e do clima da região”, pontua Marcelino Galo.

Embrapa e o semiárido
Segundo informações do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), a irrigação cumpre um papel importante na economia regional, mas tem os seus limites climáticos e sociais. “A irrigação gera riquezas tendo como base principalmente a produção para exportação, muitas vezes às custas de sub empregos ou trabalho degradante, uso abusivo de agroquímicos, concentração de terras, de renda, causando a favelização das duas principais cidades da região. Apesar disso, sabendo da importância desta atividade, a Embrapa sempre investiu grande parte do seu orçamento em pesquisas e extensão voltadas para irrigação”, informa texto do Irpaa, enviado ao deputado petista.

“O centro que vamos visitar faz pesquisas para preservar a caatinga e combater a desertificação, tratando do semiárido como um todo. A irrigação é parte da solução, não se pode irrigar o semiárido todo. Além disso, o semiárido brasileiro é o mais chuvoso do planeta e é também o mais populoso, sua cobertura vegetal composta por caatingas é única no globo”, diz Galo munido do documento do Irpaa. Ainda segundo o parlamentar, grande parte da população vive em pequenas cidades, a maioria espalhada em pequenos povoados e classificada como população difusa. “Esse é e deve continuar sendo o campo de atuação da Embrapa Semiárido, contribuindo com a construção de um novo paradigma de desenvolvimento para esta região, pautado nos elementos da proposta de convivência”, completa.
Ascom do deputado Marcelino Galo
71 3115 5596
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...