Vote Em Nós

terça-feira, 30 de abril de 2013

Maio da Diversidade é aberto na Bahia




O mês de maio já está consagrado como um intenso período de afirmação da luta em defesa dos direitos da comunidade LBGT (Lésbicas, Bissexuais, Gays, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Na Bahia, as ações foram lançadas nesta terça-feira (30), em Salvador, antecipando as discussões que acontecem em todo o Brasil. A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), participou da abertura das atividades, juntamente com as secretarias da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Educação (SEC), Saúde (SESAB), entre outras.

A titular da SPM, Lúcia Barbosa, destacou a importância do esforço conjunto para a garantia dos direitos de cidadania da população LGBT. Ela disse que “é papel do governo planejar e executar políticas de forma transversal entre seus órgãos, como demanda este público”. A série de eventos do “Maio da Diversidade” inclui seminários, atos e diálogos em diversos municípios. “É uma forma de interiorizar as ações na área dos direitos humanos”, explicou o secretário da SJCDH, Almiro Sena.  O ponto alto acontece no dia 17, “Dia Mundial de Luta contra a Homofobia”. As ações contam, ainda, com participação da UNEB e organizações como Dois Terços, Amuleto e Fórum Baiano LGBT.

Contato:


Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM/BahiaAssessoria de Comunicação – 71 3117-2818

Twitter @SPMulheresBA

SPM acompanha Maria da Penha no município de Serrinha



A ativista Maria da Penha, que deu nome à lei 11.340, importante instrumento de prevenção e punição para a prática da violência contra a mulher no país, esteve no município baiano de Serrinha, nesta segunda-feira (29), falando para um número expressivo de moradores, autoridades, movimentos feministas e de defesa dos direitos humanos. O prefeito local Osni Cardoso e a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, receberam a palestrante, que foi saudada calorosamente pelo público presente. A secretária falou do esforço do governo baiano para o enfrentamento ao sexismo e à intolerância.


Maria da Penha, biofarmacêutica cearense, relatou o período em que vivenciou, dentro de casa, diversas formas de violência praticadas pelo seu ex-companheiro, inclusive com duas tentativas de homicídio. O caso ganhou repercussão internacional pela negligência do Estado brasileiro. O criminoso só foi condenado após 19 anos do ocorrido. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA fez intervenções, exigindo do Brasil políticas de proteção às mulheres vítimas de violência familiar. “O nome da lei significa uma compensação simbólica pela luta de todos esses anos”, disse a ativista. “Espero que nossos descendentes encontrem uma sociedade mais igualitária”, completou.


Fotos: Kleidir Costa/SPM
Contato:Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPMAssessoria de Comunicação – 71 3117-2818
Twitter @SPMulheresBA

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Brasil, desafia o nosso peito a própria morte.


Não nos enganemos: tomaram o Brasil. Ideias elitistas são balbuciadas por bocas irresponsáveis e nem nos damos conta. Por quantas vezes já não nos deparamos com alguém que diz “bandido bom é bandido morto”, “se já vota, já pode ser preso”, “índio de verdade não existe mais”, “pena de morte é a solução”, “pobreza não é desculpa”? Por quantas vezes calaram nossas bocas para nos dizer que a utopia é algo que não se deve seguir? Meu medo é que deixem o Brasil nas mãos dessas pessoas.
Enquanto as classes minoritárias são esquecidas, grandes barões são alimentados por cofres públicos. Fala-se da educação brasileira e da desvalorização do professor. Fala-se da violência e da bala perdida que corta gargantas. Fala-se dos desmoronamentos de terra em áreas pobres. Fala-se do caos público e do quanto o Brasil é um péssimo lugar para viver. Mas pergunto: alguém já lhe falou sobre soluções? Em que muro se esconde a moral das pessoas que acreditam que a violência, usada para reprimir a violência, nos serve para alguma coisa?
Ações policiais são cada vez mais discriminatórias. Jovens são marginalizados. A valorização do intelecto dá lugar a uma educação voltada, único-exclusivamente, para o preenchimento de vagas no mercado de trabalho. Os negros continuam sendo maioria nas prisões e minoria nas universidades.  A orientação sexual é reprimida. Religiosos fundamentalistas espalham ódio. E nós? Há quem acredite que tudo está bem. Que tudo não passa de ideias de quem não tem o que fazer.  Há quem durma. Há quem chore.
Os debates são travados por pessoas que desconhecem a realidade. Opiniões mal formadas são jogadas no ventilador da ignorância e, de tanto serem repetidas, tornam-se verdade aos ouvidos daqueles que só ouvem. O problema é tentar tratar as falhas em sua superfície e esquecer o quão profunda uma ferida pode chegar a ser. Enquanto os policiais erguem seus cassetetes, cientistas sociais são tidos como loucos. O certo é usar o braço e não a mente. Eu tenho medo dessas ideias.
O pai que diz para o filho que homem não chora é o mesmo pai que não chorou quando criança. A mesma mãe que diz que a filha precisa lavar a louça por ser mulher, é a mãe que acreditou nos discursos machistas de uma sociedade doente. Como eu posso acreditar em conceitos velhos de família, se esses conceitos discriminam e ferem? Como confiar em uma sociedade individualista cujos preceitos de coletividade são perdidos em todas as ruas? Como posso parar para ouvir e acreditar em piadas de humor negro, enquanto, todos os dias, mutilam minha gente que nem tem voz para gritar?
E há quem ache que está tudo bem!? Está tudo bem. Esta afirmativa é, talvez, a pior piada que já ouvi. E é uma piada tão sem graça que não consigo entender por que é tão repetida. Levaram o Brasil para longe e pisam em sua bandeira quando abrem a boca para falar. És, Brasil, gigante pela própria natureza. Mas não és capaz de espalhar sua grandeza dentre seus filhos. Dentre outras mil, és tu, Brasil, quem esquece de seus filhos. Verás, Brasil, que um filho teu não foge à luta. Mas verás, em conjunto, de mãos dadas, quais dos teus filhos não nasceram para lutar.

Clarissa Damasceno Melo.
17 anos, estudante de Letras na UESC

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Valmir diz que Mãe Stella na ALB representa as causas dos povos de matrizes africanas



A eleição da yalorixá Mãe Stella de Oxossi como a mais nova integrante da Academia de Letras da Bahia (ALB), em decisão dos seus acadêmicos, é, na avaliação do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), o reconhecimento dos intelectuais baianos à uma das mais importantes lideranças religiosas do estado. “Considerada uma das maiores yalorixá da Bahia, é reconhecida por todos pela sua constante atuação em defesa dos direitos humanos, particularmente dos afrodescendentes”, disse Valmir.


Maria Stella de Azevedo Santos, Mãe Stella de Oxóssi, Odé Kayodê, nasceu no dia 2 de maio de 1925, em Salvador. Em 19 de março de 1976, foi escolhida para ser a quinta yalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, um dos mais importantes terreiros de candomblé em Salvador, localizado em São Gonçalo do Retiro, um bairro da periferia da cidade. “Trata-se de uma honraria que referenda a cultura, a religião e a tradição das religiões de matrizes africanas em uma terra que tem uma população majoritariamente afrodescendente”, completou Valmir.



Adilson Fonsêca
Jornalista DRT 969-BA

Jornal Le Monde: Com Lula, presidente mexicano lança programa inspirado no Fome Zero




Na  cidade indígena de Navenchauc, no Estado de Chiapas, no sul do México, que o presidente Enrique Peña Nieto dever lançar nesta sexta-feira (19), sua grande "cruzada contra a fome". Para essa ocasião, ele convidou o ex-chefe de Estado do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, ícone da luta contra a pobreza. Embora promissor --esse projeto interministerial--, que envolve o setor privado e a sociedade civil, provoca uma série de reservas.

"Não se trata de uma medida de assistência, mas de uma estratégia integral para os mais desfavorecidos", insistiu o presidente em 21 de janeiro em Chiapas, ao assinar o decreto de criação de sua cruzada. Três meses depois, o presidente volta ao Estado, um dos mais pobres do país, para dar o pontapé inicial nesse plano destinado a 7,4 milhões de mexicanos em 400 municípios "altamente marginalizados", dos quais 60% são indígenas.

Distribuição de alimentos, oficinas de formação em boa alimentação, acesso aos serviços de saúde e de educação, melhora da produção e da comercialização agrícolas... Medidas dotadas de um orçamento equivalente a 18 bilhões de euros, que visam principalmente erradicar a desnutrição infantil. Esse programa se inspira no plano brasileiro Fome Zero, lançado em 2003 pelo presidente Lula. "Hoje nós convidamos Lula porque o Fome Zero foi um sucesso", justificou a ministra mexicana do Desenvolvimento Social, Rosario Robles, que comanda o projeto.

A aposta é grande: 11 mil mexicanos morreram de fome em 2011, segundo o governo. A pobreza atinge cerca da metade da população. Para enfrentar esse desafio, todos os ministérios foram mobilizados, assim como os Estados e os municípios envolvidos. A sociedade civil não ficou fora. Um Conselho Nacional que reúne representantes do setor privado, ONGs, universidades, assim como os 31 governadores, além do prefeito da Cidade do México -- encarregado de orientar e avaliar o programa.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Peça publicitária Maio da diversidade LGBT da Bahia


SPM abre novo edital para enfrentamento à violência contra mulheres


SPM – Governo do Estado da Bahia
25/04/2013



O governo do Estado, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) abriu o edital de seleção de projetos “Seguindo em frente, destinado a iniciativas de prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres na Bahia. Por meio do edital, serão selecionadas doze propostas oriundas do poder público municipal e de entidades da sociedade civil organizada. O calendário de recebimento dos projetos começou nesta quinta-feira (25) e segue até o dia 22 de maio, de acordo com informação publicada no Diário Oficial do Estado.
Ao todo, a SPM prevê o investimento de R$ 500 mil, que podem ser aplicados em projetos voltados a Centros e Núcleos de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência e Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher, vinculados às administrações municipais. Já os projetos das entidades civis devem contemplar atividades diversas de fortalecimento das mulheres, prevenção e o enfrentamento à violência sexista e o debate acerca das desigualdades de gênero. As propostas deverão ser protocoladas na sede da SPM de segunda a sexta,das 09h às 12h e das 14h às 17h, ou postados nos Correios até o prazo limite de recebimento, que se encerra no dia 22 de maio. Mais informações estão disponíveis emwww.mulheres.ba.gov.br.
 

Fotos: Kleidir Costa/SPM
Contato:Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPMAssessoria de Comunicação – 71 3117-2818
Twitter @SPMulheresBA

Valmir diz que municípios do semiárido precisam de mais ações estruturantes



O pronunciamento foi feito ontem (24) à tarde na Câmara Federal, quando o deputado Valmir Assunção (PT-BA) disse que mesmo com as recentes chuvas que caem em algumas regiões do Estado, o problema causado pela longa estiagem - a pior dos últimos 50 anos - não foi solucionado. Ele se referia à reunião de mais de 100 prefeitos baianos em Brasília,para cobrar ações do governo federal.

- Apesar das chuvas que vêm atingindo algumas regiões do Estado, concentradas principalmente nos municípios mais próximos do litoral, a situação é considerada grave em várias outras localidades, que desde o ano passado vêm passando por sérias dificuldades que vêm se refletindo n as perdas da lavoura e da pecuária, e, principalmente, no desemprego, que tem ocasionado um êxodo da população do campo para as cidades e até mesmo para outros estados.

- E todos nós sabemos que mesmo com as chuvas, a recuperação das perdas que envolvem milhares de famílias de pequenos agricultores não se dá de uma hora para outra. É preciso tempo e recursos. E é isso que esses prefeitos estão cobrando do Governo Federal: linhas de crédito, equipamentos para limpeza e abertura de aguadas, carros-pipas, entre outras solicitações já entregues ao Ministério da Integração.

Adilson Fonsêca
jornalista DRT 969-BA

Encontro com Gabrielli: Lançado edital de Estudo de Impacto Ambiental da ponte Salvador - Ilha de Itaparica


Empresas de todo o Brasil podem participar da concorrência pública lançada pelo Governo da Bahia nesta semana que irá contratar a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a implantação do projeto da ponte Salvador-Ilha de Itaparica, que integra o plano de desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo e eixo litorâneo sul. Este é o tema do programa de rádio de número 50, do secretário do Planejamento da Bahia e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, que está disponível para download no sitewww.facebook.com/JoseSergioGabrielli

De acordo com Gabrielli, “o EIA-Rima é um instrumento fundamental para a minimizar os impactos ambientais e sociais, sobretudo, na Ilha de Itaparica, Baía de Todos-os-Santos (BTS) e Recôncavo”, afirma. De acordo com o edital, os estudos englobam um diagnóstico ambiental e a proposição de  planos e programas de mitigação e compensação do impacto ambiental. Além disso, é solicitado uma avaliação dos impactos socioeconômicos do empreendimento, tais como as questões de água, esgoto e resíduos sólidos decorrentes da maior ocupação da Ilha.

Gabrielli destaca também a complexidade do edital: serão realizados estudos de solo; qualidade da água e dos sedimentos; fauna e flora terrestre e aquática; dinâmica populacional; infraestrutura (energia, transporte, comunicação, saneamento, educação, saúde, segurança, etc.); tráfego de veículos; patrimônio histórico cultural e arqueológico; cultura; turismo; estrutura produtiva e de serviços.

De acordo com secretário, o estudo terá caráter participativo e transparente. “O diagnóstico e a avaliação dos impactos prevê que se realize o levantamento das expectativas da comunidade em relação ao empreendimento. Além disso, o Relatório de Impacto no Meio Ambiente está sujeito a discussão e aprovação da população e será posteriormente adequado conforme discutido”, destaca Gabrielli, pontuando ainda que estão previstas três audiências públicas.

Segundo o cronograma, “o prazo estimado para o início das audiências públicas são cinco meses e o custo do serviço está previsto em R$ 8 milhões, podendo ser reduzido durante a licitação”, diz.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Semana do Trabalho Doméstico tem ações na área de defesa das mulheres





A 4ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico, que acontece até a próxima sexta (26), no Shopping Piedade, em Salvador, tem como foco a divulgação dos novos direitos dos profissionais que atuam na área, assegurados a partir da Proposta de Emenda à Constituição aprovada recentemente no Senado, a chamada “PEC do Trabalho Doméstico”. Além de divulgar as novas regras para o setor, o evento oferece uma série de serviços, entre eles, orientações sobre políticas de igualdade de gênero, Lei Maria da Penha e saúde da mulher, trabalho desenvolvido por meio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) e Prefeitura de Salvador, através da SPM municipal.

O conjunto de atividades, que faz parte da Agenda Bahia do Trabalho Decente, é coordenado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). Para a coordenadora da Agenda Bahia, Patrícia Lima, as ações ajudam na sensibilização da sociedade para o reconhecimento da categoria e “levam em consideração as questões de gênero e raça”, por ser uma área de atuação expressiva da população feminina e negra. De acordo com dados da Federação Nacional dos Empregados Domésticos (Fenatrad), 94% dos 9,1 milhões de trabalhadores do setor são mulheres e 84% desse total são negros. Na Bahia, cerca de 500 mil pessoas estão vinculadas a esta categoria profissional.

Fotos: Kleidir Costa/SPM
Contato:Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres – SPM  
Assessoria de Comunicação – 71 3117-2818Twitter @SPMulheresBA

Sesab abre seleção para nível médio e superior



Inscrições devem ser feitas no site da secretaria entre 29/04 a 03/05


Da Redação 

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu Processo Seletivo Simplificado, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para nível médio e superior. 

As vagas são para bacharel em direito (1), administrador de empresas (2) e graduados em comunicação social (1). Há ainda 8 vagas para assistente administrativo, cargo que exige nível médio completo. 

O edital foi publicado na página 33 da edição de terça-feira (23) do Diário Oficial do Estado. A seleção será constituída de duas etapas: análise Curricular e entrevista. A remuneração da função temporária de nível superior  é constituída pelo vencimento básico de R$ 991,80, acrescido de uma gratificação equivalente a R$ 469,23, perfazendo um total de R$ 1.461,03. 

A remuneração para nível médio é constituída pelo vencimento básico de R$ 629,13, acrescido de gratificação de R$ 342,78, perfazendo um total de R$ 971,91. Também haverá acréscimo, por dia útil trabalhado, de auxilio refeição de R$ 9 e de auxilio transporte. 

Para todas as funções será oferecida, de forma facultativa, a assistência médica do Estado. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. As vagas serão preenchidas segundo a ordem decrescente de pontuação dos candidatos habilitados, de acordo com a necessidade administrativa da Sesab.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente via internet, entre 29/04 a 03/05. Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o site www.saude.ba.gov.br e efetuar sua inscrição/currículo. 

O prazo de validade do processo seletivo será de um ano, contado da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogável por igual período, a critério da administração.

Veja abaixo o cronograma do processo seletivo:
Demandas

Data

Publicação Edital de Abertura do Processo Seletivo REDA 001/2013

23/04/2013

Período das Inscrições / Currículo

30/04/2013 a 07/05/2013

Publicação do Edital de Homologação da Análise Curricular

11 e 12/05/2013

Publicação do Edital de Convocação de Entrevista - Função Técnico Nível Médio e Nível Superior - Conferência da Documentação Comprobatória das informações prestadas nas Inscrições

11 e 12/05/2013

Publicação do Edital de Homologação da Entrevista

22/05/2013

Publicação do Resultado / Edital de Homologação

22/05/2013

Interposição de Recurso a Publicação do Resultado / Edital de Homologação

23/05/2013

Divulgação da decisão final do Recurso Interposto

25 e 26/05/2013

Publicação Resultado Final / Edital de Homologação e Edital de Convocação / Contratação - Recebimento da Documentação Comprobatória, conforme Capítulo XIV

28/05/2013



Contéudo programático para entrevista:

- Lei 8080/90 – SUS – Link: portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf

- Lei 6677/94 – Dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos civis do Estado da Bahia, das Autarquias e das Fundações Públicas Estaduais. - Link: www.legislabahia.ba.gov.br

- Instrução normativa nº 01/2013 – ponto eletrônico – Link: www.saude.ba.gov.br

terça-feira, 23 de abril de 2013

Amar é bom - Jauperi


O arroto gostoso de Tom Zé



Foi no início de março deste ano que apareceu na TV e na internet uma propaganda da Coca-Cola narrada por Tom Zé. Rapidamente, como sempre nos tempos de hoje, apareceu um tanto de comentários críticos à participação do artista na publicidade do refrigerante. “Tom Zé, seu vendido” foi o mantra repetido ad nauseam nas redes sociais.
O baiano de Irará, 76 anos, é um dos maiores artistas da música brasileira (e, consequentemente, do mundo). Também é um dos mais irrequietos, originais e coerentes. Por tudo isso ele já merecia um pouco de mais maturidade nas críticas, mas Tom Zé nunca fez sucesso (em sucesso leia-se, no caso, dinheiro) na vida, apesar de ser referência para centenas de artistas brasileiros e internacionais. E durante cerca de 15 anos, do final da década de 1970 ao inícios dos anos 1990, passou por profundas dificuldades financeiras que quase o fizeram desistir da carreira.
Mas os mimados da internet se acham no direito de julgar e apontar o dedo – quem destes comprou um disco dele ou foi em shows? – e tanto fizeram que Tom Zé publicou um texto em seu blog. Genuinamente preocupado, afirmou o seguinte: “É curioso que quando fui consultado sobre o anúncio nem pensei nessa probabilidade [das críticas negativas]. No ano passado meu disco[Tropicália Lixo Lógico] fora patrocinado pela Natura e como eu nunca tinha recebido patrocínio desse tipo – nem de nenhum outro – , cara, eu me senti como um artista levado em conta!”.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Micareta de Feira terá campanha de enfrentamento à violência contra a mulher





A Micareta de Feira, considerada a mais antiga do país, contará com uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher, realizada pelo governo do Estado. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), semelhante ao trabalho realizado no Carnaval de Salvador deste ano. Intitulada “Respeito à mulher. Entre nesse bloco”, a campanha visa sensibilizar os foliões para a cultura da não violência, evitando situações de constrangimento, abordagens agressivas e outras práticas sexistas durante a festa, que acontece de quinta (25) a domingo (27).
 
Nas estratégias de mobilização, um jingle será veiculado em diversas emissoras de rádio que fazem a transmissão da festa. As ações contarão, ainda, com reforço nas redes sociais, distribuição impressos, além de outras peças ao longo dos circuitos Maneca Ferreira (Av. Presidente Dutra), Quilombola (João Durval) e Charles Albert (Kalilândia). O material também divulgará a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), serviço nacional e gratuito, que presta informações sobre defesa dos direitos das mulheres.
Atendimento da DEAM - A equipe da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Feira de Santana também estará atuando na Micareta 2013. A partir da noite da quinta (25) e nos demais dias da festa o público poderá procurar um dos quatro Postos Policiais Integrados (PPIs) espalhados ao longo do circuito principal, na Avenida Presidente Dutra. A central de flagrantes funcionará no Colégio Estadual de Feira de Santana, próximo ao percurso, como nos anos anteriores. Lá também estará a delegada titular da DEAM, Maria Clécia Vasconcelos, juntamente com sua equipe e o comando da segurança pública da festa.

Fotos: Rafael Martins/SECOM

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SPM e Margareth Menezes discutem parceria para inclusão de mulheres de Salvador


SPM – Governo do Estado da Bahia
                                Foto: Kleidir Costa/SPM
A secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, recebeu a visita da cantora baiana Margareth Menezes, nesta quinta-feira (18). Na reunião, realizada na sede da secretaria, elas discutiram iniciativas de fortalecimento da autonomia de mulheres na região da cidade baixa, em Salvador. As ações, executadas por meio de organização não governamental fundada pela artista, deverão promover capacitação do público feminino de baixa renda para atividades de corte, costura e artesanato. A secretária destacou que a proposta, já apoiada pelo governo do Estado anteriormente, possibilitará impacto significativo, garantindo inclusão social e produtiva das mulheres da região. A instituição, denominada de Fábrica Cultural, foi criada em 2004, com a participação dos moradores da Ribeira, com a missão de contribuir para o reconhecimento cultural local através de iniciativas voltadas ao desenvolvimento e integração da Península de Itapagipe.  


Contato:Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPMAssessoria de Comunicação – 71 3117-2818
Twitter @SPMulheresBA

A arquitetura do extermínio


Não nos iludamos quanto à semelhança entre nazistas históricos e alguns homens do presente (evangélicos ou não) que andam por aí tratando coisas demasiadamente humanas como se fossem as trombetas do Apocalipse. O nazismo também começou assim: meia dúzia de psicóticos atiçando os instintos higienistas do povo, repetindo à exaustão que a Alemanha estava moralmente poluída, degradada... Deu no que deu. Logo após a ascensão de Adolf Hitler ao poder, loucos e alienados já eram incinerados em falsos manicômios secretos. Depois, foi o Holocausto: ciganos, homossexuais, judeus, negros. Nenhum desses grupos agradava ao rancor de província dos "certinhos".
Para quem não acredita, muito boa informação sobre a escalada gradual do nazismo germânico pode ser encontrada no filme "Arquitetura da destruição" ["Undergångens arkitektur"], um clássico do cinema documentário produzido com pouquíssimos recursos materiais.
O filme reúne uma impressionante documentação fotográfica e audiovisual sobre o chamado "Terceiro Reich", mostrando inclusive que a "mania de limpeza" de Hitler e seus comparsas era de uma coerência horripilante. De maneira monstruosa, baseava-se em padrões formais de beleza "inspirados" nos contornos do Classicismo e da Antigüidade greco-romana. Com essa documentação e uma locução primorosa (na voz do consagrado ator Bruno Ganz), o diretor do filme, Peter Cohen, mostra bem aos seus espectadores como Hitler foi uma espécie de idiota pop: confundiu a vida real com a fabricação tirânica de um mundo "puro". E, como era um borderliner, decidiu "adequar" seu país àquela fantasia diabólica, eliminando fisicamente os "indivíduos" que, segundo o seu juízo delirante, eram por assim dizer "pontos fora da curva" em relação a uma suposta cultura germânica: aberrações e anomalias segundo os princípios organizadores de sua obssessão. Isso lembra algo sobre o besteirol conservador atual ao redor dos gays?
Grande parte dos pregadores que hoje jogam sobre nós sua peçonha patinam nessa mesma loucura esquisóide. Humanismo zero. Seu desvio consiste em negar aos irmãos o direito à lacuna, ao vazio, à ausência e à falha, como se fôssemos máquinas retilíneas de obedecer a preceitos.
Por isso, quem tem a cabeça e o coração no lugar certo se assombra quando vê engravatados em catarse que, em nome de princípios morais religiosos, glorificam o assassinato brutal de poetas, compositores e humanistas de todo o tipo. O delírio hitlerista também tinha seu quê de teocracia: Hitler achava-se um herói cuja missão eram "limpar" a Europa (e o Mundo) de uma alegada "decadência". E a pior das decadências, para ele e seus seguidores, era exatamente a "mistura".
No contexto dos debates atuais sobre nazismo e direitos humanos, sobretudo no Brasil, o filme de Peter Cohen merece ser visto e revisto. Faz pensar em questões importantes que atravessam a nossa tradição de tolerância e convivência interétnica, que um punhado de malucos decidiu agora atacar.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/blogs/blog-ultrapop/arquitetura-exterm%C3%ADnio-231345515.html 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Contas de João Henrique: A reciprocidade de quem teve ajuda do ex-prefeito na campanha



18/04/2013 - 7:59 |

 

REDAÇÃO

As declarações favoráveis à aprovação das contas dos ex-prefeito João Henrique foram feitas pelos vereadores Geraldo Jr. e Kiki Bispo (PTN). A dimensão do grupo de apoiadores do ex-prefeito, no entanto, surpreendeu analistas e a opinião pública. Uma das explicações para a soma de 25 votos é a reciprocidade de apoio, vinda das eleições municipais de 2012. Quem teve ajuda do então prefeito durante a campanha, retribuiu o apoio, na votação desta quarta (17), numa articulação que pode ter incluído novos ocupantes do Palácio Thomé de Souza.
Nas emissoras de rádio, os ouvintes pedem a divulgação dos nomes dos vereadores que tentaram – semsucesso – aprovar as contas. Feita a ressalva de que o voto foi secreto, o placar de 25 x 18 votos indica que possivelmente os que tentaram salvar João Henrique são:
Alan Castro (PTN),
Alberto Braga (PSC),
Alemão (PRP),
Alfredo Mangueira (PMDB),
Carlos Muniz (PTN),
Cátia Rodrigues (PMN),
Cláudio Tinoco (DEM),
David Rios (PSD),
Euvaldo Jorge (PP),
Isnard Araújo (PR),
José Trindade (PSL),
Leandro Guerrilha (PSL),
Léo Prates (DEM),
Luiz Carlos (PRB),
Odiosvaldo Vigas (PDT),
Orlando Palhinha (PP),
Pedrinho Pepê (PMDB),
Tia Eron (PRB),
Tiago Correia (PTN);
Toinho Carolino (PTN).

Fonte: http://www.bahiatodahora.com.br/noticias/salvador/contas-de-joao-henrique-a-reciprocidade-de-quem-teve-ajuda-do-ex-prefeito-na-campanha#.UW_Vp10ca4s.twitter 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Campanha pela reforma política

 




Companheiros, 
O presidente nacional do PT, Rui Falcão, convoca a militância do PT e a sociedade brasileira a se mobilizar em defesa de uma reforma política que tem como pontos fundamentais o financiamento público de campanha, a lista preordenada; ampliação da participação feminina nas candidaturas e a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva.
Veja as matérias no site do PT, clicando nos links a seguir

Senado aprova Estatuto da Juventude




Proposta estabelece meia-entrada para jovens de baixa renda.
Texto prevê passagens gratuitas ou com desconto em viagens de ônibus.

Felipe Néri

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (16), em votação simbólica, o projeto de lei que institui o Estatuto da Juventude, que estabelece direitos para jovens entre 15 e 29 anos. O projeto  garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos de todo o país para jovens de baixa renda e exige que empresas de transporte interestadual reservem para o grupo dois assentos gratuitos nos ônibus.
O estatuto ainda precisa ser apreciado pela Câmara dos Deputados, onde havia sido aprovado em 2011. Como passou por alterações no Senado, o texto deverá voltar para a Casa de origem.
Pelo texto relatado pelo senador Paulo Paim (PT-SP), além dos assentos gratuitos, as empresas de transporte devem oferecer duas passagens com 50% de desconto.

O projeto também define que o pagamento de meia-entrada vale para jovens de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. A meia-entrada prevista para o Estatuto da Juventude não se estende aos jogos da Copa do Mundo de 2014, nem às Olimpíadas de 2016, cujas entradas (incluindo as vendidas com desconto) são reguladas pela Lei Geral da Copa.Pela proposta aprovada, a meia-entrada também vale para estudantes que comprovem matrícula em instituição de ensino com o uso de carteirinha expedida “preferencialmente”, segundo o texto, pela Associação Nacional de Pós-Graduandos, pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e por entidades estudantis estaduais e municipais a elas filiadas.

Para ter acesso ao direito, as famílias desses jovens deve estar registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O texto aprovado pelo Senado prevê, ainda, a garantia de direitos básicos aos jovens, como acesso à educação e à profissionalização, ao trabalho e à renda.

Limite
Após a votação do texto principal, foi aprovada emenda que limita a concessão do benefício da meia-entrada a 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento. Segundo parlamentares, a emenda foi articulada com entidades de representação dos estudantes e da classe artística.

O presidente da Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro, Eduardo Barata, comemorou o novo texto e afirmou que a medida possibilitará a flexibilização dos preços. “Com a aprovação dos 40%, vamos poder programar estratégias de bilheteria e diminuir os preços. Agora, eu sou o dono da bilheteria, e não o poder público”, disse Barata.
A alteração foi apresentada pela senadora Ana Amélia (PP-RS) e pelo senador Cyro Miranda (PSDB-GO). A conclusão da votação só ocorreu após extensa discussão dos senadores das demais emendas, todas rejeitadas.
O projeto torna obrigatória a manutenção pelo Estado de programas de expansão do ensino superior, com oferta de bolsas estudos em instituições privadas e financiamento estudantil.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...