Vote Em Nós

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Educação para comunidade ribeirinha do Recôncavo da Bahia.

FOTO: Charles Carmo
Estaleiro: a educação é o foco.

O Governo da Bahia, através da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (Sudic) e da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, em apoio ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) vai promover hoje (18/01), às 18h30, uma audiência pública para discutir o empreendimento Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Associação Atlética Maragojipana, no centro de Maragojipe.

Durante o evento, serão apresentados à população os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para a execução do projeto. Aberta ao debate, a audiência visa também prestar esclarecimentos e recolher críticas e sugestões das comunidades a respeito do projeto apresentado.

Este empreendimento vai consumir recursos na ordem de 2 bilhões de reais. Há uma expectativa de que a obra gere 7,9 mil empregos no Recôncavo baiano. O Brasil nunca precisou tanto de navios e o pré-sal é uma realidade. Evidente que somos capazes de construir estes navios.


O Estaleiro Enseada do Paraguaçu pode ser um grande indutor do crescimento econômico da região. Entretanto, uma preocupação toma conta da comunidade local: o aproveitamento da mão de obra nativa.

Explicamos: Maragojipe é uma das cidades baianas com maior índice de analfabetismo. Difícil acreditar que o estaleiro absorva uma mão de obra com tão pouca escolaridade.

Este é um dos motivos pelos quais a UFRB é vital para o desenvolvimento da região. Somente a UFRB pode garantir a formação de trabalhadores da região. Este é um dos motivos pelos quais a federal do Recôncavo vem aumentando o número de cursos na área de engenharia. Sem mão de obra qualificada, dificilmente a região poderia absorver estes postos de trabalho, o que é de suma importância para assegurar que estes investimentos tragam reais benefícios à população.

De olho neste e em outros fatores é que o programa de alfabetização do Governo da Bahia, o TOPA, está presente em Maragojipe. A prefeitura de Maragojipe sabe que é preciso correr contra o tempo para assegurar a contratação de trabalhadores da histórica cidade.

Estaleiro é ótimo, mas sem educação, é apenas razoável.

Eis o desafio de nossos administradores, do povo do Recôncavo e da UFRB.

Por Charles Carmo

www.oreconcavo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...