por
SÉRGIO BARRETO MOTTA, Rio de Janeiro08 dezembro 2008
Brasil. Canal lançado por Lula da Silva tem um peso insignificante no país
Ao completar um ano de criação, a estatal brasileira TV Brasil ganhou reforço tecnológico. Apesar disso, as suas audiências continuam pífias e, em geral, não chegam a 1% nas principais regiões em que está no ar.
Recentemente, o Presidente Lula da Silva participou na cerimónia de assinatura do protocolo entre as televisões públicas federais para a implantação de uma plataforma única de transmissão do sinal digital para todo o país. A novidade tecnológica juntou TV Brasil, TV Câmara, TV Senado, TV Justiça, Canal Educação e Canal Cidadania. Pretende o Governo que, em 20 anos, a imagem da TV Brasil cubra toda a nação. "A junção das emissoras públicas federais numa só plataforma transmissora dos sinais digitais representará uma redução expressiva de custos, em torno de 80% do total que seria gasto caso cada canal fosse montar a sua própria plataforma", informou o Governo.
Mas num artigo no sítio Comunique-se, o colunista António Brasil criticou duramente a TV Brasil. Afirmou que a meta de se comparar à inglesa BBC está distante e disse que, em vez da TV pública, a serviço da sociedade, como dizem os seus defensores, a TV Brasil é apenas uma TV estatal ao serviço dos governos. António Brasil citou a coluna "Outro Canal", do jornal Folha de São Paulo, que concluiu: "A TV de Lula fez um ano sem conteúdo, sem sinal e sem público." O Governo gastou cem milhões de euros no projecto. E opinou António Brasil: " Pode não ser a rede pública nacional que o Presidente imaginou. Mas certamente não é a televisão que os brasileiros ansiavam. Continua ignorada pelos telespectadores e pelos media. Para os defensores de uma TV pública independente e de qualidade, é uma grande decepção."
Entre as grandes cidades, a TV Brasil só cobre o Rio de Janeiro, Brasília e São Luís. Mas em 2009 a rede deverá cobrir mais 39 cidades.|
Fonte: http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=1137115
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas impressões!