Vote Em Nós

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Estado abre inscrições para 1.490 vagas na educação profissional

Olha o dragão da crise sendo morto pela capacidade de criação de quem resiste:

Quem busca uma chance no mercado de trabalho pode se inscrever de 28 deste mês a 4 de agosto para concorrer a uma das 1.490 vagas de cursos técnicos oferecidas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), por meio dos Centros de Educação Profissional, para o segundo semestre deste ano.
Esta é mais uma etapa do Plano de Educação Profissional da Bahia, que pretende chegar ao final de 2009 com 30 mil estudantes matriculados. Em 2006, a Bahia tinha apenas 4.016 matrículas e atualmente (sem as matriculas novas) já são 26.400 estudantes cursando Educação Profissional na rede pública estadual.As vagas, 660 para a capital e 830 para o interior, são para os cursos de técnicos em Administração, Hospedagem, Rede de Comunicação, Alimentos, Eletroeletrônica, Contabilidade, Design, Manutenção Automotiva, Agroindústria, Segurança do Trabalho, Edificações e Enfermagem.Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio (e suas modalidades), oriundos da rede pública de educação (escola federal, estadual ou municipal). As inscrições serão feitas pelo site da SEC (www.sec.ba.gov.br).
No ato da inscrição, o aluno, se maior de 18 anos, ou seu responsável legal quando menor, deverá informar o nº do CPF e indicar um único centro, curso e turno desejados.Sorteio As vagas serão sorteadas eletronicamente no dia 18 de agosto, às 14h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Rua das Muriçocas, Paralela. O sorteio eletrônico será transmitido por videoconferência, em tempo real, com o acompanhamento dos representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação e professores.
Os candidatos poderão assistir o evento. O aluno contemplado no sorteio efetivará a matrícula no Centro de Educação Profissional para o qual foi contemplado, nos dias 20 e 21 de agosto, apresentando a seguinte documentação: cópia do CPF e cópia do histórico escolar, cópia da Cédula de Identidade. Os documentos originais devem ser apresentados junto com as cópias para a devida autenticação.O aluno sorteado também deverá entregar no ato da matrícula, duas fotos 3x4. As aulas serão iniciadas no dia 24 de agosto, com exceção para os alunos de Livramento e Santa Maria da Vitória, onde o início das aulas está marcado para o dia 8 de setembro.Demandas sociais O superintendente de Educação Profissional da SEC, Américo Lima, explicou que há uma grande preocupação do Estado no sentido de adequar esses cursos às demandas sociais, econômicas e ambientais do mundo do trabalho.
Por isso, a proposta pedagógica do Plano de Educação Profissional da Bahia, aponta o trabalho como princípio educativo, investe em práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras e na atualização das matrizes curriculares.“Embora a ênfase do Plano da Educação Profissional da Bahia seja o ensino médio integrado (para alunos egressos do ensino fundamental público) e Proeja (para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental), estamos ofertando cursos subseqüentes como forma de atender ao jovem que concluiu o ensino médio de formação geral e que procura uma profissão”, afirma Lima.
Ele acrescenta que as vagas são oferecidas exclusivamente para os egressos da rede pública, com o objetivo de beneficiar os que não têm condições de pagar por um curso de Educação Profissional. Ressalta ainda que o sorteio eletrônico, além da transparência do processo, permite a igualdade de condições para o ingresso nas escolas da rede estadual, evitando o que chamou de “meritocracia”.“Antes, o ingresso do aluno nestes cursos era por prova e logicamente aquele que tem uma formação em escola privada ou fez o cursinho tinha mais condições de passar. Agora, as vagas são somente para egressos da rede pública, mediante inscrição e sorteio público, que são formas democráticas de acessar a Educação Profissional no Estado”, enfatiza.
Número de vagas por Centro de Educação Profissional Colégio Estadual
Severino Vieira (Salvador) Técnico em Administração – 180
Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (Salvador) Técnico em Hospedagem - 120
Técnico em Rede de Comunicação - 120 Técnico em Alimentos – 120 Técnico em Eletroeletrônica – 120Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia - Ceteb - Áureo de Oliveira Filho (Feira de Santana)
Técnico em Contabilidade – 80 Técnico em Design - 80 Técnico em Manutenção Automotiva – 80 Técnico em Agroindústria – 80 Técnico em Segurança do Trabalho – 80 Técnico em Edificações – 160Centro Territorial de Educação Profissional do Agreste de Alagoinhas (Alagoinhas)
Técnico em Segurança do Trabalho – 60
Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba) Técnico em Enfermagem – 60
Colégio Estadual Humberto Leal (Livramento de Nossa Senhora) Técnico em Administração – 80Escola Municipal Professor Raimundo Alcântara (Santa Maria da Vitória) Técnico em Administração – 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...