Vote Em Nós

domingo, 26 de julho de 2009

MASSA EM ESTADO GRAVE...??? Ou indução?


Massa está em estado grave"Encontra-se em estado muito grave, com uma lesão grave. Mas o seu estado é estável. As primeiras 48 horas são críticas após um acidente deste tipo", disse ontem uma porta-voz do Hospital Militar de Budapeste (Hungria), onde Felipe Massa continua internado na sequência do aparatoso acidente no sábado, durante os treinos de qualificação do Grande Prémio húngaro.


De acordo com a imprensa brasileira, o piloto da Ferrari passou bem a noite, ainda que em estado de coma induzido. Ontem de manhã realizou uma tomografia, cuja resposta tranquilizou os médicos. Por agora, parece afastado o cenário de lesões cerebrais no piloto de 28 anos.


O director do Hospital, Peter Bazso, revelou ainda que Massa foi acordado de manhã para receber a visita de familiares, mas não esclareceu se o brasileiro os conseguiu reconhecer. Apesar das reservas manifestadas quanto à condição do piloto – que sofrera uma concussão cerebral e um corte de oito centímetros sobre o olho esquerdo –, Dino Altmann, o médico responsável pelo GP do Brasil, afastou o perigo de vida. "É uma situação grave, mas risco iminente de morte... acho que não. O neurologista disse que as coisas estão a evoluir de forma positiva. A situação é grave e séria, mas não tem hematoma ou lesão do tecido nervoso do cérebro", frisou o clínico brasileiro.


Paralelamente, sabe-se agora que a mola de quase um quilo, proveniente do monolugar de Rubens Barrichello e responsável pelo acidente de Massa, terá tido um impacto de cerca de 152 kg. "Seria equivalente ao que receberia um homem que estivesse deitado no chão e a mola fosse atirada do topo de um prédio de 300 metros", explicou o físico brasileiro Julio Figueiredo.
O acidente gerou uma onda de solidariedade e foram muitas as manifestações de apoio.


"Força Felipe, estamos contigo", escreveram os mecânicos da Ferrari, enquanto o heptacampeão Michael Schumacher deixou uma mensagem de optimismo: "Recupera rápido, Felipe."


RENAULT FOI SUSPENSA
A Renault foi suspensa do Grande Prémio da Europa, em Valência, pela Federação Internacional do Automóvel (FIA).


Na origem desta decisão está o erro cometido ontem pela escuderia francesa, por ter permitido a saída de Fernando Alonso da zona das boxes sem que uma das rodas dianteiras do seu monolugar estivesse devidamente fixada, razão pela qual se veio a soltar. Um erro que custou uma vitória do espanhol, que seguia nessa altura na liderança do Grande Prémio da Hungria.
A punição foi tomada na sequência do visionamento das gravações da prova.

APONTAMENTOS
INQUÉRITO AVANÇA
A FIA anunciou ontem que vai abrir um inquérito para apurar as causas do acidente. A instituição vai contar com a colaboração da Brawn e poderão surgir alterações nas regras de segurança.
PREOCUPAÇÕES CRESCEM


O acidente de Massa fez crescer uma onda de preocupação em torno da segurança. Há uma semana, Henry Surtees, 18 anos, morreu numa corrida de Fórmula 2, ao ser atingido por uma roda que se soltou.
João Paulo Godinho/Lu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...