Vote Em Nós

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Golpistas roubam dinheiro do Haiti.

Golpistas usam sites falsos para roubar dinheiro para o Haiti

"Homem recebe doação no Haiti"



O órgão que regula a atuação de instituições de caridade na Inglaterra, a Charity Comission, alertou nesta quarta-feira que estão surgindo na Grã-Bretanha sites falsos pedindo dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti.

Em alguns casos, os responsáveis pelos golpes estariam usando o nome de instituições conhecidas para atrair mais doadores.

A principal iniciativa para arrecadar dinheiro para ajudar o Haiti no Reino Unido já angariou 15 milhões de libras (cerca de R$ 43,5 milhões).

No Brasil, a ONG Viva Rio já detectou emails que divulgam um número errado de conta corrente para doações em dinheiro.

No site da organização, há um alerta para que doadores não acreditem em pedidos de ajuda feitos por meio de ligações telefônicas.

Até a terça-feira, a Viva Rio havia arrecadado R$ 400 mil em sua campanha para ajudar as vítimas do tremor da semana passada.

Cuidados

A assessoria de imprensa do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, que coordena no governo os pedidos de doações, afirmou que ainda não foi registrada nenhuma tentativa de fraude.

Desde segunda-feira, o GSI disponibiliza duas contas correntes para doações em dinheiro.

O órgão não tem uma estimativa da quantia arrecadada até agora para as vítimas do terremoto no Haiti.

O GSI e a Viva Rio pedem cuidado especial ao responder emails ou ao clicar em links de pedidos de ajuda e aconselham os interessados a checar no site da instituição de caridade os detalhes necessários para a doação.

BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...