Vote Em Nós

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Homens grávidos dos Estados Unidos da América


Identidade de gênero versus Orientação sexual

Posted: 26 Feb 2010 07:41 PM PST

por Leonardo em Em Trânsito



Já ouviram falar de Thomas Beattie e Scott Moore, os homens grávidos dos EUA?
Então, em 2008 Thomas Beattie ficou conhecido na mídia e no mundo como o “primeiro homem grávido do mundo”. O outro caso é mais recente: Scott Moore (foto), que é casado com outro transexual masculino, dará a luz a um bebê esse mês. Não foram os primeiros FTM’s (transexuais masculinos) a engravidarem, nem foram os únicos, mas provavelmente foram os mais famosos.

Incrível, não? A natureza humana é mesmo surpreendente. Muitos FTM’s rechaçam a atitude destes homens de engravidarem, por não ser a gravidez algo que condiz com a natureza do homem, alguns dizem que isso mancha a reputação dos FTM’s como homens. Mas também é compreendido como um ato de amor: uma necessidade muito grande de ter um filho e um desejo de igual tamanho de repassar seus genes.

Chamei a atenção ao assunto para poder falar um pouco do conceito tão difícil de ser entendido para alguns: identidade de gênero. O Thomas Beattie é homem transexual e é casado com uma mulher (que não pode ter filhos, por isso ele teve). O Scott Moore é transexual masculino e é casado com outro homem transexual.

Vocês, mais do que ninguém, sabem como ser mulher ou ser homem não implica em ser homo, bi ou heterossexual. Alguns podem pensar que o transexual masculino (FTM) é uma “sapatão muito sapatão”, e uma transexual feminina é “um gay muito feminino”. A sexualidade humana, no entanto, não funciona desse jeito.

Identidade de gênero é como você se sente e vê a si mesmo (como homem, como mulher ou como alguma coisa entre os dois). Orientação sexual é por quem você se atrai: homens, mulheres, travestis, MTF’s, FTM’s, alguns destes ou apenas um destes. Observe que masculinidade e feminilidade também destoam desses conceitos: há mulheres héteros masculinas, mulheres lésbicas femininas, gays muito femininos e por aí vai.

Então o que dizer a respeito da orientação sexual do Thomas e do Scott? Bom, homem transexual que gosta de homem é gay, homossexual. Homem transexual que gosta de mulher é hétero. A orientação sexual do transexual vai depender de como ele se identifica, sua identidade de gênero, não de seus genes. O Thomas é hétero, o Scott é gay.

E o homem genético ou a mulher cisgênera (que não é trans), se gostarem de FTM’s e MTF’s, são homo ou hétero? Se atraem geralmente por FTM’s mulheres cisgêneras heterossexuais e homens cisgêneros homossexuais (gays). Da mesma forma que se atraem por MTF’s homens cisgêneros heterossexuais e mulheres cisgêneras homossexuais (lésbicas). E FTM’s podem gostar de FTM’s e MTF’s, e MTF’s podem gostar de FTM’s e MTF’s – vocês imaginam.

É usado no “meio trans” os termos “MTF-lover” e “FTM-lover”, numa analogia a como é chamado o t-lover, um homem que gosta de travestis ou transexuais femininos (mulheres que tenham um pênis). Mas travestis e t-lovers ficarão para a próxima coluna.

Abraços e até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...