Vote Em Nós

quinta-feira, 3 de junho de 2010

É moda ser lésbica?


Por Lisa

Mídia, campanhas publicitárias, clipes musicais, estamos na moda?
Antes de tudo, desculpem pelas semanas longe da coluna, vida pessoal nem sempre permite assiduidade aqui. Enfim, mudando de tópico!

No Twitter me deparei com o seguinte (sic) : “Rihanna vive romance lesbico em novo clipe. Veja versão completa de ‘Te Amo’ http://bit.ly/cxSP5s (@PortalMTV).

Como boa curiosa que sou, cliquei no link e confesso que gostei, sempre me perguntei sobre o contexto desta letra Isso me fez pensar no aumento considerável de “romances lésbicos” na mídia. Estaríamos na moda? Ser lésbica é como usar o vestido da moda? Bom, se assim for, em breve teremos vários corações despedaçados por conta de, quem sabe, uma moda passageira.

Forço-me a pensar que não seja moda, mas o avanço da sociedade, uma era de aquário, um novo conceito que irá mudar os padrões deste mundinho uó que vivemos. Porém, abro a internet e lá vejo as piadinhas de sempre sobre a Maria Gadú, sobre a Ana Carolina e outras mulheres, como Lady Gaga, bem, no caso dela não foi exatamente uma piada e sim um boato mal inventado sobre hermafroditismo.

No portal seguinte duas mulheres lindas juntas fazem sucesso e vira motivo de orgulho e, não de piada. Seria porque a Maria Gadú tem um estilo diferente? Porque a Ana Carolina canta MPB e seu gosto por mulheres sem qualquer pudor? Ou porque apesar do clipe bem feito da Rihanna, isso foi só um fetiche musical e na realidade todo mundo sabe que ela gosta mesmo é de homem, então assim está totalmente perdoada e santificada por “fazer uma ponta” lésbica.

Foram algumas tentativas de nos colocar em pauta na televisão brasileira. Não posso deixar de lembrar o ano de 1998 quando o autor Silvio de Abreu teve de “matar” as personagens de Silvia Pfeifer e Christiane Torloni por conta da baixa audiência gerada pelo preconceito. Afinal, elas eram lindas, bem sucedidas, estáveis e apaixonadas. Uma afronta! Outras produções trouxeram o tema para dentro de casa, lembro que em “Mulheres apaixonadas” meu pai simplesmente saia da sala resmungando, enquanto eu me encolhia no sofá (onde existia um armário invisível), mas a novela foi melhor aceita na época.

Não irei repaginar as tentativas uma a uma, afinal, não é essa uma coluna pra lista top. Não custa salientar, todas as produções brasileiras - ao menos as que vi, em canal aberto – não contiveram beijo homossexual (incluindo as com temática gay), difícil é entender porque quando se trata de casal heterossexual acontece de quase tudo.

Já que estou diante de tantas dúvidas, passo a bola pra vocês, estamos na moda ou a sociedade realmente evoluiu? Não esqueçam que moda passa e demora décadas para voltar.
P.S.: Como falei sobre o Twitter, o meu é @lisadopl

Fonte: www.paradalesbica.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...