Vote Em Nós

quinta-feira, 15 de julho de 2010

MSF denuncia que 9 milhões de "pacientes" com AIDS podem ficar sem tratamento.

MSF denuncia que 9 milhões de pacientes com Aids podem ficar sem tratamento

14/07/2010 - 16h25 do UOL Ciência e Saúde


Em Madri

Mais de 9 milhões de doentes com Aids que precisam de tratamento de forma urgente, dois terços na África Subsaariana, ficarão sem tratamento devido a retirada do financiamento internacional destinado à luta contra esta doença.
A denúncia é da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) e consta no relatório sobre a crise no financiamento da luta contra a doença na África, que será apresentado hoje às vésperas da conferência internacional da Aids, que será realizada em Viena de 18 a 23 de julho.

O relatório é baseado nas análises realizadas em Malauí, Moçambique, Zimbábue, África do Sul, Lesoto, Quênia, Uganda e a República Democrática do Congo, a fim de ilustrar em que medida as principais instituições congelaram ou reduziram suas contribuições financeiras no último um ano e meio.

O Plano Presidencial de Emergência de Resposta a Aids (Pepfar) dos Estados Unidos, o Banco Mundial, o Fundo Internacional para a Compra de Remédios (Unitad), criado pelas Nações Unidas, e parte dos doadores do Fundo Mundial para a Luta contra a Aids decidiram congelar, reduzir ou retirar suas contribuições aos programas de tratamento do vírus de imunodeficiência humana (HIV), causadora da Aids.

O estudo confirma que a redução do financiamento está caindo e a incorporação de novos pacientes aos programas de tratamento representará uma condenação de morte para milhões de doentes.

Ana Zarategui, coordenadora médica da MSF, destacou que dois terços de todas as pessoas soropositivas do planeta vivem na África Subsaariana e 75% dependem do financiamento exterior.

No final de 2008, 4,5 milhões de doentes recebiam tratamento com antirretrovirais e, destes, a metade eram pacientes que o necessitavam de forma urgente.

A taxa de prevalência do HIV superou 20% em alguns países africanos e em 2008 praticamente três de cada quatro mortes por Aids no mundo se produziram no sul da África.

Isto se produz, além disso, em um momento em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) acaba de aprovar uma mudança nos protocolos de tratamento para que se iniciem de forma mais precoce.

FONTE: Gladys Almeida Pelo email da lista de discussão do Fórum de ONG AIDS Bahia.
E depois dizem que a gente é tudo "RAIVOSO" vem ter AIDS na Bahia vem, vem TER AIDS NA ROÇA... ...vem viver preconceito "por dentro" na roça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...