Vote Em Nós

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A sexualidade na menor idade



Por Lisa


Deparo-me, como moderadora do Leskut, com a quantidade de meninas menores de 16 anos que pretendem entrar na rede. Não me refiro as de 15 somente, mas as de 14, 13 anos, acredito também que algumas leitoras minhas aqui estejam nesta faixa etária. Talvez eu seja um pouco antiquada, mas aos 12 eu ainda tinha interesse por barbies, gostava de brincar na rua. Claro, tinha minhas paixões platônicas, mas por meninos, por que eu sequer sabia do significado da palavra lésbica, nem como seria uma relação entre mulheres.

O tempo foi passando e sozinha fui sentindo algo diferente ao olhar para as meninas, mas foi algo natural. Aos 15 eu tinha alguma idéia do que estaria acontecendo, mas ainda não me considerava pronta para assumir qualquer coisa para mim mesma. Aos 16 iniciei nos bate papos da vida e vi que realmente aquele era o meu mundo, mas até pôr em prática…

Recebi e-mail tempos atrás de uma menina de 11 anos indagando como contar aos pais que é lésbica. Não compreendi de início e imaginei que poderia ser somente questão de “modidinha”, como me referi em outra coluna. Porém ela estava certa disto, se dizia apaixonada e que inclusive tinha namorada. Aconselhei que esperasse o tempo passar, chegar realmente a adolescência para ver se o que sentia era realmente aquilo.

Um dos motivos da minha coluna sobre estarmos na moda foi este, estamos “fazendo” uma geração de lésbicas cada vez mais novas. A informação, a era digital, a televisão, todos os meios de comunicação nos deixam um leque enorme de possibilidades, que não existiam na minha infância. Penso como estaria eu hoje em dia, se tivesse meus 13 anos, talvez eu já tivesse até namorada, como meninas de 11, 12 anos tem.

Existem casos em que a homossexualidade realmente aparece já na infância, mas de forma ingênua, não sexualizada como hoje em dia. Existem meninos que aos 4 anos que preferem brincar de bonecas e meninas que gostam dos carrinhos, significa que serão gays na adolescência? Talvez sim, talvez não!

Todo o contexto de sexualidade na infância não se encaixa só no nosso mundo gay, mas também no mundo hetero, cada vez mais crianças geram outras crianças. A minha única dúvida é se na idade da pré adolescência somos capazes de ter vivência e experiência para possibilitar uma descoberta tão importante como a orientação sexual.

Fiquei com uma mulher somente aos 18 anos, entendo que foi a minha época certa, pois assim consegui assimilar melhor as coisas. Conheço mulheres que somente depois dos 30 tiveram algum contato homossexual e assim se mantiveram. Tem idade para descobrir a orientação sexual? Acredito que não, mas caso exista, ela certamente está diminuindo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...