Vote Em Nós

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Adesão ao SNC



Assinatura do Sistema Nacional de Cultura marca parceria entre MinC e Curitiba
Ministra Marta ao lado do Prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, se reuniu nesta quinta-feira (28) com prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, para assinatura do termo de adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O ato marca a parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a cidade.
No Paraná, 80 municípios já aderiram ao SNC, além do próprio estado.
Entre os objetivos do SNC está a formação de uma estrutura que articule e organize a gestão cultural, aproximando as administrações do Governo Federal, dos estados e municípios com a sociedade civil.
Com a adesão, Curitiba assume o compromisso de estruturar o Sistema Municipal de Cultura. O novo mecanismo assegura a transparência e o controle social do setor cultural, a partir da implementação de conselhos de cultura, de fundos de cultura e outras formas de participação spcial nas políticas públicas.
É um novo paradigma de gestão pública da Cultura no Brasil, tendo na essência a coordenação e cooperação intergovernamental, com vistas à obtenção de economicidade, eficiência, eficácia, equidade e efetividade na aplicação dos recursos públicos.
Capacitação
De 10 a 12 de julho deste ano, Curitiba será palco da Oficina de Implementação de Sistemas de Cultura para todo estado, promovida pelo Ministério da Cultura. O evento na capital paranaense encerrará o ciclo de oficinas que passará por 17 estados a partir de março.
Assinatura do SNC marca parceria entre MinC e Curitiba
Investimento
Até 2014, o Paraná vai receber 23 Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), um investimento de mais de R$ 47 milhões. Em dezembro passado foram inaugurados os primeiros CEUs nas cidades de Pato Branco e Toledo, ambas no Paraná. Para 2013 está prevista a entrega de cerca de 100 CEUs a comunidades em todo o país. Os CEUs integram em um mesmo espaço físico programas e ações culturais com práticas esportivas e de lazer. 
(Texto: Ascom MinC
Fotos: Daniel Derevecki)
 
Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2013/02/28/adesao-ao-snc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...