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sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Mobilidade urbana


Secretário Rui Costa publica artigo em jornal A Tarde sobre mobilidade urbana
As medidas tomadas pelo Governo da Bahia para melhorar a mobilidade urbana em Salvador são tema de artigo do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, publicado na edição desta sexta-feira (01), do jornal A Tarde.
O secretário aponta que Salvador passa por um processo de reestruturação do trânsito, iniciada nesta gestão, por meio de obras como o Complexo 2 de Julho e os viadutos da Rótula do Abacaxi.
Para Rui Costa, vencer as dificuldades do trânsito da capital baiana depende da nova etapa de intervenções que o Estado fará neste ano, a exemplo do viaduto do Imbuí e vias marginais, do viaduto de Narandiba e dos novos corredores transversais, que ligarão a região suburbana à orla atlântica.
Confira a íntegra do artigo.
MOBILIDADE URBANA E O GOVERNO DA BAHIA

As transformações socioeconômicas que o Brasil viveu na última década, com significativo crescimento da renda das famílias e a entrada de imensas parcelas da população no mercado de consumo de massa, afastando-as do limiar da pobreza e do consumo para a subsistência, tiveram, nos centros urbanos, como um efeito colateral negativo, a rápida deterioração das condições de mobilidade.
Em Salvador, o sistema de transporte tornou-se caótico pela ausência de um sistema de transporte de massa que oferecesse um serviço de qualidade e pelo impacto de milhares de novos automóveis sem requalificação da infraestrutura viária. Trajetos que antes se realizavam em 10 ou 15 minutos passaram a ter a duração de horas.
O Governo do Estado vem agindo para a melhoria da mobilidade em Salvador. O Complexo 2 de Julho trouxe solução definitiva para o acesso ao Aeroporto, à BA-526 e a Lauro de Freitas. A Via Expressa, maior obra viária urbana realizada no Brasil nos últimos anos, trouxe um grande alívio para os engarrafamentos das Avenidas Barros Reis, Heitor Dias e do Acesso ao Cabula, com os viadutos da Rótula do Abacaxi. Ela ligará – ainda em 2013 – a BR-324 ao Porto de Salvador, eliminando o tráfego de passagem de caminhões pesados no Acesso Norte e na Avenida Bonocô.
Inicia-se uma nova etapa de intervenções do Governo do Estado em Salvador com o lançamento do edital de licitação para a construção do Viaduto do Imbuí e das vias marginais da Avenida Paralela, no trecho Narandiba-Imbuí. Em fevereiro, começará o processo de implantação Viaduto de Narandiba, com a publicação do edital. O Complexo Viário Imbuí-Narandiba vai permitir o acesso direto do fluxo gerado na região do Iguatemi para os bairros de Narandiba, Tancredo Neves e Cabula. Dará maior fluidez ao tráfego no início da Avenida Paralela e facilitará o acesso ao Imbuí e à orla.
São obras que fazem parte das intervenções físicas para a implantação do metrô e podem ser realizadas neste momento por ter o Governo do Estado assumido a conclusão da implantação do metrô.
Esse conjunto de intervenções se consolidará com o lançamento do edital de concessão do Metrô, por meio de uma PPP, que permitirá a conclusão da Linha 1 ate Pirajá, e a implantação da Linha 2 até o Aeroporto, as duas se articulam na Estação Bonocô. A operação se iniciará antes da Copa do Mundo de 2014, e chegará ao Aeroporto antes das Olimpíadas de 2016.
Nos próximos meses, outras obras na área de mobilidade em Salvador serão lançadas através dos Editais de Ampliação e Implantação dos Corredores Transversais de Tráfego do Miolo, uma moderna malha viária ligará a Baía de Todos- os- Santos, na região da Suburbana, à orla Atlântica.
São obras que serão de responsabilidade do Governo do Estado, contando com recursos federais. Nos novos Corredores Estruturantes de Tráfego “Gal Costa-Pinto de Aguiar” e “29 de Março-Orlando Gomes”, está previsto que uma pista por sentido será destinada para o tráfego de ônibus, assegurando prioridade para o transporte coletivo.
Essas avenidas, juntamente com a ligação Lobato-Pirajá, permitirão um melhor acesso da população de Mata Escura, Cajazeiras, Fazenda Grande e adjacências e da Suburbana ao Metrô. Programados para operar de forma progressiva com ônibus tipo BRT, integrados ao Metro, reduzirão o tempo de viagem nos deslocamentos diários casa-trabalho, casa-escola.
O investimento total do Governo do Estado na mobilidade representa o maior volume de recursos já alocado em projetos em Salvador e na Bahia simultaneamente e será da ordem de cinco e meio bilhões de reais. Estou seguro de que a melhoria da mobilidade urbana em Salvador será um marco para o desenvolvimento futuro de nossa cidade, da Região Metropolitana de Salvador e da qualidade de vida na Bahia.

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