Vote Em Nós

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

UFRB em Feira de Santana inicio garantido pra outubro.


Daniela Cardoso
 
Uma visita à Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana (Famfsfoi realizadanesta segunda-feira (18), pelo deputadoestadual e líder do governo Neto (PT), e pelo reitor daUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo GabrielNacif. O reitor conheceu a área da Fazenda do Menorinstalada nobairro Aviárioonde analisou a possibilidade de participar do arranjo,junto ao Governo do Estadoque visa recuperar a funcionalidade daFundação e também a possibilidade de parte da área da Famfsservir para instalação do novo campus da UFRB.   

 
Paulo Gabriel afirmou que não tem uma resposta definitiva sobre ainstalação do campus da UFRB em uma área da FamfsEle disseque deverá ter essa resposta daqui , em médiatrês semanas. “Seessa área puder ser vizinha a instituição será bompois fortalecerá oprojetoMas ainda estamos fazendo uma visita inicialonde técnicosdesenvolverão um relatório e apresentarão soluçõesEssasconclusões serão encaminhadas ao MEC (Ministério da Educação)que dará a palavra final”, afirmou. Paulo Gabriel disse ainda que,após a escolha definitiva do terreno, a construção deve durar umano.

Área provisória
 
reitor do UFRB disse que está com dois prédios emnegociaçãopara a instalação provisória do Campus. Ele assegurouque as aulas da instituição em Feira de Santana começarão no final de outubro, no início do segundo semestre letivo de 2013, einformou que após a apresentação do relatórioserá informado o local. 
 
 
deputado Estadual  Netoavaliou a visita como produtiva e afirmou que até o fim do mês espera  ter umadefinição. Segundo o deputadocaso o campus seja construído em uma área da Famfs terá toda ainsfraestrutura necessária para o funcionamento adequado. “Se o campus não for construído no centro dacidadenós iremos ter que fazer asfaltosaneamentovamos ter que trabalhar junto a Coelba para ofornecimento de energia e junto a Embasa para o fornecimento de água”explicou.
 
De acordo com o reitor da UFRB, a área para a instalação do campus, segundo estudos do MECtem que ter nomínimo 60 hectares, mas considerando as dificuldades de localizar a área em Feira de Santana, está sendoconsiderada a possibilidade de ter um terreno acima de 35. Inicialmente a área estimada seria de 80 hectares,caso seja escolhida a Famfs diminuirá para cerca de 50. 
 
Cursos 
 
reitor Paulo Gabriel informou que inicialmente, o campus da UFRB em Feira de Santana, irá ofertarbacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia em, pelo menoscinco terminalidades de Engenharia - deProduçãoQuímicaEnergiaComputação e Mecânica“Também estamos discutindo o curso de Arquitetura eUrbanismo e  está aprovado o curso de licenciatura em Educação do Campo, que deve atender a todo semi-árido da Bahia. Posteriormenteserá disponibilizado o curso de Economia”afirmou.

Dívidas trabalhistas da Famfs 
 
Dílson Barbosaadvogado da Famfstambém acompanhou a visitaEle afirmou que a dívida, deaproximadamente 1 milhão de reaisé resultado de cerca de 80 causas trabalhistasDilson afirmou que se Fafmsconseguir pagar esse débito, o problema estará 90% resolvido“Esse valor está em execuçãoUma boa parte com bens penhorados, inclusive haverá bens em leilão ainda essa semana”afirmou
 
O advogado defendeu que uma contrapartida deveria ser aberta para que a UFRB pudesse liquidar os débitos trabalhistas. Ele afirmou que as autoridades devem ter sensibilidade e não ficar paradas. 
 
“A Famfs tem mais de 100 milhões em investimentos e está com o problema de 1 milhão de reais, ou seja 1% do patrimônio que está aqui envolvido. Só que a Famfs construiu tudo isso em terreno do Estado e não pode tomar um empréstimo no banco, pois a escritura está em nome do governo”, explicou. 
 
Além do reitor da UFRB, do deputado Zé Neto e do advogado Dílson Barbosa, várias outras autoridades acompanharam a visita. Eles percorreram as áreas das fábricas de piso sintético, de bolsas e de costura.  
 
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
1 / 19
Aulas no campus da UFRB em Feira de Santana começarão em outubro, garante reitor
Fonte: http://www.acordacidade.com.br/noticias/103071/aulas-no-campus-da-ufrb-em-feira-de-santana-comecarao-em-outubro-garante-reitor-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...