Vote Em Nós

sábado, 23 de março de 2013

Embrapa de Petrolina recebe deputados baianos e Juazeiro abriga a Assembleia Itinerante em abril




Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta quarta-feira (20), o requerimento do deputado Marcelino Galo (PT) solicitando uma visita técnica ao Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido (CPATSA), vinculado à Embrapa, no município de Petrolina, em Pernambuco. Essa visitação acontece na manhã do dia 4 de abril e servirá para os deputados terem conhecimento das técnicas de construção de reservas hídricas e alimentares para a convivência com o semiárido. Nessa mesma data, será realizada a Assembleia Itinerante no município de Juazeiro, que acontece à tarde, com a intenção de aproximar a Casa Legislativa e a população da região norte da Bahia.

Para o parlamentar petista, a visita à Embrapa/CPATSA vai servir para apresentar aos deputados baianos o trabalho desenvolvido pela Embrapa Semiárido, que recentemente foi provocada para tornar seu trabalho exclusivo para áreas irrigadas. “Além de defender a continuação dos trabalhos do órgão, como vem acontecendo, é preciso também se apoderar da responsabilidade sociopolítica e se manifestar para defender o trabalho da Embrapa Semiárido, que desenvolve projetos de pesquisa contemplando diversas áreas do conhecimento e considerando a diversidade de realidades e culturas da população e do clima da região”, pontua Marcelino Galo.

Embrapa e o semiárido
Segundo informações do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), a irrigação cumpre um papel importante na economia regional, mas tem os seus limites climáticos e sociais. “A irrigação gera riquezas tendo como base principalmente a produção para exportação, muitas vezes às custas de sub empregos ou trabalho degradante, uso abusivo de agroquímicos, concentração de terras, de renda, causando a favelização das duas principais cidades da região. Apesar disso, sabendo da importância desta atividade, a Embrapa sempre investiu grande parte do seu orçamento em pesquisas e extensão voltadas para irrigação”, informa texto do Irpaa, enviado ao deputado petista.

“O centro que vamos visitar faz pesquisas para preservar a caatinga e combater a desertificação, tratando do semiárido como um todo. A irrigação é parte da solução, não se pode irrigar o semiárido todo. Além disso, o semiárido brasileiro é o mais chuvoso do planeta e é também o mais populoso, sua cobertura vegetal composta por caatingas é única no globo”, diz Galo munido do documento do Irpaa. Ainda segundo o parlamentar, grande parte da população vive em pequenas cidades, a maioria espalhada em pequenos povoados e classificada como população difusa. “Esse é e deve continuar sendo o campo de atuação da Embrapa Semiárido, contribuindo com a construção de um novo paradigma de desenvolvimento para esta região, pautado nos elementos da proposta de convivência”, completa.
Ascom do deputado Marcelino Galo
71 3115 5596

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...