Vote Em Nós

sábado, 12 de outubro de 2013

18ª Parada do Orgulho LGBT-Rio aconte domingo em Copacabana

No próximo domingo (13), a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) participarão da 18ª Parada LGBT-Rio, na orla de Copacabana. Promovido pelo Grupo Arco-Iris de Cidadania LGBT e Instituto Arco-Iris, o evento, que este ano traz o tema “Somos milhões de vozes”, promete reunir um milhão de pessoas. Onze trios elétricos animarão a festa, a partir das 13 horas. 

A SEA e o INEA terão uma tenda aberta ao público desde as 9 horas, no Posto 5. Na tenda, serão apresentados diversos programas da Secretaria, entre eles o Ambiente Saudável é Ambiente sem Homofobia, que integra o Programa Ambiente em Ação, da Superintendência de Educação Ambiental (Seam/SEA). A ideia é mostrar as diferentes interfaces que a Educação Ambiental tem com a pauta LGBT.

Já no ano passado, na tenda da SEA, foram realizadas diversas ações de educação ambiental: oficinas de moda sustentável, compostagem, reciclagem de computadores, reaproveitamento de óleo e resíduos, entre outras. Este ano, haverá ainda distribuição de mudas de viveiros comunitários e oficinas de aproveitamento integral de alimentos.

Combate ao preconceito

Segundo os organizadores da Parada, este ano o evento vai lembrar os principais avanços em políticas públicas e garantias de direitos civis à população LGBT, além de apontar a alta incidência de crimes de homofobia no Brasil.

Autor da lei estadual 3406/2000, que vigorou por 12 anos, proibindo a discriminação em ambientes públicos e privados, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, defende que a educação é fundamental no combate à homofobia. “Temos que romper com os velhos paradigmas e criar uma nova cultura de respeito à diversidade”, diz. A lei 3406/2000 foi derrubada pela Justiça em 2012 e um novo texto foi concebido na forma do Projeto de Lei Estadual 2.054/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...