Trocando de lugar. Estudantes produzem vídeo no qual invertem os “papéis” femininos e
masculinos em anúncios para mostrar como a propaganda perpetua representações equivocadas
Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de
gênero da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, tiveram uma ideia criativa para
expor a forma como a publicidade explora massivamente os estereótipos de gênero.
As estudantes canadenses produziram um vídeo no qual invertem o papel de homens e
mulheres em anúncios reais.
Quando acaba de apresentar os anúncios originais, o vídeo pergunta se o espectador achou os
mesmos “ridículos”. Após o questionamento, são apresentados os anúncios com os
“papéis” invertidos. O resultado é a sensação de que os estereótipos de gênero estão
de tal forma culturalmente enraizados que o ridículo de explorá-los só se torna evidente com a
inversão dos “papéis”.
O vídeo, intitulado ‘Representations of gender in advertising’ (‘Representações de
gênero na propaganda’), ainda apresenta estatísticas quanto aos números da violência de
gênero no Canadá e os relaciona com a representação da mulher nos anúncios publicitários.
“Algumas campanhas retratam a mulher como altamente sexual e submissa. E o
homem, como dominante e agressivo”, diz Sarah Zelinsky.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui suas impressões!