Vote Em Nós

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Quando homens e mulheres invertem os papéis


Trocando de lugar. Estudantes produzem vídeo no qual invertem os “papéis” femininos e 

masculinos em anúncios para mostrar como a propaganda perpetua representações equivocadas





Sarah Zelinski, Kayla Hatzel e Dylan Lambi-Raine, alunas do curso de estudos de 
gênero da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, tiveram uma ideia criativa para 
expor a forma como a publicidade explora massivamente os estereótipos de gênero. 
As estudantes canadenses produziram um vídeo no qual invertem o papel de homens e 
mulheres em anúncios reais.


Quando acaba de apresentar os anúncios originais, o vídeo pergunta se o espectador achou os
 mesmos “ridículos”. Após o questionamento, são apresentados os anúncios com os 
“papéis” invertidos. O resultado é a sensação de que os estereótipos de gênero estão 
de tal forma culturalmente enraizados que o ridículo de explorá-los só se torna evidente com a 
inversão dos “papéis”.
O vídeo, intitulado ‘Representations of gender in advertising’ (‘Representações de 
gênero na propaganda’), ainda apresenta estatísticas quanto aos números da violência de
 gênero no Canadá e os relaciona com a representação da mulher nos anúncios publicitários.
“Algumas campanhas retratam a mulher como altamente sexual e submissa. E o 
homem, como dominante e agressivo”, diz Sarah Zelinsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...