Vote Em Nós

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Revolucione e venha conosco.

O ato politico da III Parada da Diversidade que acontece em Cruz das Almas, Recôncavo da Bahia, que tem a frente uma mulher negra, lésbica, ativista politica e social, não confundir ato politico com ato partidário.

Sou sim uma mulher de esquerda, consciente a atuante do meu papel e em grande parte do meu dia preciso atuar como advogada de mim mesma, embora saiba que não se possa advogar em causa própria, exceto Nelson Mandela que o fez brilhantemente.

A postura coerente, comprometida e séria com que atuamos, agora falo do Grupo OMNI Bahia, muitas vezes é confundida com a de quem atua mercantilizando-se, não abrimos mão de pautar os governos, ainda que alguns de nós sejamos ativistas partidários. Vale reafirmar que podemos até ser tarefeiros e tarefeiras, não é demérito algum, afinal é assim que o mundo gira; mas massa de manobra nem de longe aspiramos.

O movimento homossexual brasileiro avançou no gol da visibilidade, avançou no campo do respeito e marcou uma torcida de milhares para a qualidade de vida e garantias de direitos civis, jurídicos e humanos.

As pessoas não são mais tão conservadoras como antes, e a prova viva de que o amor é maior que o preconceito está visivelmente observado e pontual na quantidade de familias que seguem seus filhos e filhas homossexuais nas paradas do recôncavo.

Entendemos que sem um governo que empoderasse as minorias, lhes garantisse respeito, auto estima, cidadania e seriedade, nenhum movimento socialmente oprimido tiraria seu opressor da condição de superior. Não falamos em paternalismo ou clientelismo como funciona nas práticas antigas da politica da ditadura e neo burguesa, falamos dos dez anos de poder do governo de esquerda petista que foi construido pela sociedade civil, pautamos o presidente Lula sim, da mesma forma que pautamos a presidenta Dilma. E avançamos, imperceptível, mas avançamos.

Cá pelas bandas de Cruz, somos um grãozinho de areia que ainda continua ao sabor das imtempéries dos governantes, dos favores de amigos, da coragem de poucos, do enfrentamento de alguns, da ausencia dos gays, lésbicas e travestis que não querem se misturar com quem "fecha" nos espaços. 

Reforçando e reproduzindo o preconceito e o machismo numa conduta heteronormativa, alguns que no poder utiliza dele de forma pessoal esquecendo que a transformação social e o empoderamento  pessoal, poder partidário algum pode mensurar, o avanço do ganho imaterial dessas pessoas que sequer sentiam-se pessoas, pode ser medido a olho nú.

E a essas pessoas hoje autoafirmadas, cidadãs de direito e de fato, ativista da causa coletiva o meu agradecimento pela forma coesa e respeitosa com que atuamos até aqui e que continuaremos engrossando fileiras do bem estar social, colhendo vida e excluindo violencia, erradicando vaidade e ódio, a nossa prática é de semear o respeito acima de qualquer instancia numa elegância impar, disputando sim os espaços coletivos, fazendo o enfrentamento de quem acredita que a nossa parada é mais uma festa.

Engana-se! A nossa parada da diversidade é a festa; coletiva e legitima da sociedade civil para a sociedade civil, no formato moderno equivalente ao mundo atual, mas que conserva o respeito e o direito coletivo, nosso ato é um ato de revolução para que as pessoas que acreditam que preconceito pode ser rompido e transformado: Revolucionar-se!

Somos homossexuais sim, e faz-se necessário ter um novo olhar acerca dessa sexualidade acima da visão técnica ou de tolerância.

Sejam bem vindos a III Parada da Diversidade de Cruz das Almas no Recôncavo da Bahia. Se você é oprimido, aqui é o seu lugar.

2 comentários:

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...