Vote Em Nós

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Olha a prova ai que o baiano e a baiana não é só carnaval.

Bom Preço da Rede WalMart é acusado de Homofobia


Nesta segunda-feira, 06 de abril, aconteceu no Fórum Ruy Barbosa em Itabuna, audiência de conciliação do processo em que o Bom Preço desta cidade pertencente à Rede WalMart, é acusado de Homofobia. A notícia causou grande repercussão na imprensa local que cobriu o fato. A ação foi proposta por consumidor que fora ofendido e discriminado por três fatores; o primeiro, por ser deficiente e ter sido impedido de utilizar a fila especial, segundo por ter sido agredido verbalmente, o terceiro devido aos funcionários terem feito chacota em face de sua orientação sexual. O autor da ação, que não quer ser identificado, é diabético crônico, faz hemodiálise e também tem deficiência visual. Em 2008 procurou o Grupo Humanus que atua na defesa dos direitos LGBT e vem sendo acompanhado pela assessoria jurídica da ONG atualmente coordenada pela Dra. Jurema Barreto e Dra. Rafaelli Lins.


O Presidente do Grupo Humanus José Dantas, ressalta a importância desta ação: “Acredito que será a primeira vez que o judiciário local se manifeste especificamente sobre Homofobia, conceito que vem sendo delineado nestes últimos dez anos, como intolerância, discriminação e violência contra gays, lésbicas, transexuais, trangêneros, travestis, bissexuais. Esperamos que com a atitude cidadã e corajosa deste consumidor, outras pessoas que sofreram qualquer discriminação no comércio, no ambiente de trabalho ou até mesmo na família, sintam-se motivados em efetuar denúncias e cobrar respostas do Estado e da Justiça.”


A ação tramita na Vara das Relações de Consumo de Itabuna, encontra-se com audiência de instrução marcada pois não houve proposta de acordo. Na defesa apresentada, o Bom Preço, nega todas os fatos. A advogada Jurema Barreto conclui que: “A grande relevância política e simbólica desta ação é a demonstração de que a sociedade não aceita mais este tipo de abuso e de intolerância, e, consciente de seus direitos individuais, cobra uma posição firme do Judiciário, também com a finalidade de impedir que outras violações de direitos humanos ocorram em nossa cidade e em nosso país. A assessoria jurídica do Grupo Humanus está aberta das 14:00 às 17:30, na sede da entidade situada na Rua Ruffo Galvão 19, sala 104, Centro. Telefone: 073-88380524.


Grupo Humanus Rua Ruffo Galvão, 19, sala 104, Centro Itabuna-BA 073-88380524

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...