Vote Em Nós

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA LANÇA CAMPANHA “A VIDA É MELHOR SEM AIDS” PARA O CARNAVAL



    A Vigilância Epidemiológica está engajada na campanha de prevenção “A vida é melhor sem AIDS” do Ministério da Saúde, que em 2013 será voltada para a população de 15 a 49 anos sexualmente ativa. A escolha dessa população leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos anos, o uso da camisinha vem caindo em todas as faixas etárias.
    Os jovens ainda são a população que mais usa o preservativo, apesar de também ter ocorrido nesse segmento uma ligeira queda no uso. As pesquisas demonstram também que as relações casuais têm apresentado aumento e que 25,3% da população tiveram mais de 10 parceiros na vida, considerando a população de 15 a 64 anos. No último ano, 14,6% dos jovens tiveram mais de cinco parceiras eventuais. No mesmo período, o índice foi proporcionalmente a metade (7,2%) entre a população de 24 a 49 anos de idade.
     Apesar do elevado conhecimento da população sobre o preservativo como sendo o método mais eficaz para a prevenção ao HIV e outras DST (98% da população), os dados apontam que, depois da primeira relação sexual, o uso da camisinha cai. Passa de 61% para 50% nas relações sexuais com parceiros casuais. Por isso, o Ministério da Saúde tem se empenhado na divulgação de campanhas de conscientização do uso de preservativos.

    Sobre a Campanha

    A campanha de prevenção tem como objetivo principal, reforçar que o uso da camisinha deve ser sempre um hábito, possível de ser seguido. Uma boa parte da população jovem já usa a camisinha como hábito. O desafio é fazer com que mais pessoas adotem a mesma prática, mesmo quando a relação fica estável, além de alertar aos jovens que a AIDS ainda não tem cura.
    Considerando que há uma tendência de distanciamento e de negação da população em relação às DST e ao HIV/AIDS, o que costuma afastá-las de comportamentos seguros de prevenção, o tema da Campanha de Prevenção 2013 está sendo: “A vida é melhor sem AIDS”. A frase de apoio é: “Proteja-se. Use sempre camisinha”.
    A Secretaria de Saúde informa que os preservativos são distribuídos, gratuitamente, todos os dias, na Farmácia Municipal (próximo ao SAAE), nas Unidades Básicas de Saúde e nos Distritos de Tapinas e Nova América.
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Deixe aqui suas impressões!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...