Vote Em Nós

segunda-feira, 9 de março de 2009

Carnaval de Maragojipe já é Patrimônio Imaterial da Bahia




O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), assinou na segunda-feira de Carnaval termo que torna o Carnaval de Maragojipe Patrimônio Imaterial da Bahia. Na solenidade acompanhavam o governador a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador, o secretário de cultura do estado, Márcio Meirelles e o secretário de estado do turismo, Domingos Leonelli, além do deputado estadual Bira Corôa e do deputado federal Luiz Alberto, ambos petistas. A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão, e o prefeito de Maragojipe, Sílvio Ataliba, também compunham a comitiva.

Durante sua fala, Wagner afirmou que o reconhecimento do patrimônio imaterial é bom, inclusive, para as crianças que irão às ruas brincar fantasiadas, mas sabendo o por quê de tudo. De acordo ao governador, “nós não queremos uma pasteurização da cultura. A grande fortaleza do Brasil e da Bahia é a nossa pluralidade cultural”.

O secretário de cultura do estado, Márcio Meirelles, afirma que foram as características únicas do carnaval maragojipano que acenderam no governo Wagner a necessidade de se fazer o registro no Livro de Tombo, que é Patrimônio da Bahia. Segundo o secretário, esse tombamento agrega valor à cidade de Maragojipe, abrindo possibilidades de geração de empregos diretos e indiretos, inclusive.

Para a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão (PMDB), esse tombamento é importante porque representa mais uma porta que o governo do estado está abrindo para a geração de emprego e renda. “O Recôncavo andava esquecido e não era valorizado. Parabenizo o Governador, pois interiorizar os festejos significa que Wagner está dando um novo olhar para aqueles que precisam gerar renda. O governador está valorizando o todo e não apenas uma parte dos festejos que fica na capital”, afirmou Domingas.

O deputado estadual Bira Corôa (PT) aponta esse tombamento como um dos passos mais importantes na sustentação da cultura baiana e, principalmente, do Recôncavo, no sentido de se manter viva e permanente as tradições do carnaval de Maragojipe, que há mais de cem anos vem representando o que de melhor o Recôncavo tem: a sua cultura. Segundo o deputado, há uma tendência em se eletrizar o carnaval em todo o estado. "Maragojipe vem há mais de cem anos sustentando uma tradição, que é a tradição dos ‘caretas’ e das marchinhas, e da integração do nosso povo com a sua cultura. E isso vinha sendo violentado ao longo dos tempos na tentativa de se transformar esse carnaval num carnaval eletrizado. E o governo do estado, hoje, assegura que Maragojipe vai continuar com suas tradições e raízes culturais ativas”, encerrou Bira Corôa.

O governador lembrou que esta empreitada pretende, inclusive, alavancar o turismo local trazendo novas parcerias e investimentos para o Recôncavo. O secretário de estado do turismo, Domingos Leonelli, assegurou que até o início de março o processo de interiorização do turismo será feito também nas cidades de Rio de Contas, Palmeiras, Ilhéus e Porto Seguro.

A Bahiatursa, órgão oficial do estado, vai incluir a cidade de Maragojipe como opção aos turistas durante os festejos carnavalescos para quem vier visitar o carnaval de Salvador. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador, afirmou que a organização do turismo costuma acontecer de forma própria. “Quando a população sente que o fluxo aumentou é comum abrirem suas casas para locação. E é esta modalidade que tem atraído, principalmente, o turista europeu. Eles preferem trocar as mordomias de um hotel cinco estrelas pelo aconchego das dependências familiares. E este tipo de turismo tem crescido juntamente com o ecoturismo”, encerrou Emília.

Outras manifestações culturais já são reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Bahia: capoeira, samba de roda e a Festa de Santa Bárbara. E outras também estão sendo estudadas para serem reconhecidas, entre elas os afoxés e o 2 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...