Vote Em Nós

domingo, 16 de agosto de 2009

Grupo OMNI presente: By RAFAEL CARVALHO E FÁBIO RIBEIRO: BY GLICH mais uma vez...

11/08/2009

FONTE: Governo do Estado da Bahia/SESAB

Oficina discute Plano Nacional de Enfrentamento de Aids e das DST entre gays, HSH e travestis.

As estratégias de implantação do Plano de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, homens que fazem sexo com homens (HSH) e travestis, no âmbito estadual, a partir do diagnóstico, demandas e experiências locais, serão discutidas em uma oficina promovida pela Secretaria da Saúde do Estado, por meio da coordenação estadual de DST/Aids, em parceria com o Departamento Nacional de DST/Aids.

A oficina será realizada nos próximos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), das 8h30 às 18h, no Hotel Vila Velha (Vitória), com a participação de representantes de entidades governamentais e não governamentais que atuam na prevenção e assistência aos portadores de HIV/Aids, em parceria com a coordenação estadual.

Segundo a assistente social Alba Souza, da coordenação estadual de DST/Aids, o Plano Nacional é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

O objetivo do plano é enfrentar a epidemia de DST/HIV/Aids nas citadas parcelas da população, a partir do reconhecimento da existência de vulnerabilidades específicas, que continuam contribuindo para que estes grupos – gays, HSH e travestis – estejam mais suscetíveis à infecção, apresentando taxa de prevalência superior às encontradas na população geral.
O plano, que expressa o compromisso das três esferas de governo e da sociedade civil na implantação e implementação de uma política pública de prevenção e de controle das DST/Aids, é composto por duas agendas diferenciadas: a Agenda Afirmativa para gays e outros HSH e a Agenda Afirmativa para travestis.

“As ações propostas nas duas agendas contribuirão para a melhoria do acolhimento e da resposta à epidemia de Aids entre esses grupos, no contexto do Sistema Único de Saúde e dos demais setores responsáveis pela execução do Programa Brasil sem Homofobia”, explica Alba Souza.
Programação

Na Bahia, a oficina para implantação do plano terá a participação de representantes das secretarias estaduais de Educação (Sec), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Segurança Pública (SSP), Cultura (Secult), Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) e Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Vão participar também coordenações municipais de DST/Aids; organizações da sociedade civil representativas do movimento gay e de travestis, de diretorias e programas da Sesab.

A programação será aberta com uma apresentação do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e DSTs entre gays, HSH e travestis, a cargo do representante do Departamento Nacional de DST/Aids. Serão também apresentados os dados estatísticos sobre a epidemia de Aids entre gays e outros HSH.

Combate à homofobia e violação de direitos humanos de gays, HSH e travestis; atenção básica na saúde para gays, HSH e travestis e prevenção, diagnóstico e assistência de DST, hepatite e HIV/Aids no contexto de gays, HSH e travestis são os principais temas do encontro, que a partir das discussões deverá adaptar o plano nacional à realidade do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas impressões!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...